Blog Noticias

Unidades do CRAS e demais equipamentos da Secid concluem balanço das ações sociais realizadas em 2023 – Noticias

 

Fotos: Secid/Divulgação

Por: Rose Campos

As unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), bem como outros equipamentos da Secretaria da Cidadania (Secid), concluíram as atividades de 2023 com a apresentação de um balanço das ações sociais realizadas ao longo de todo o ano, destacando os principais projetos de cada equipe, além dos resultados obtidos.

A apresentação teve início ressaltando as ações do CRAS Ana Paula Eleutério (Habiteto), alidadas às atividades do Território Jovem que atua também no local. A equipe, coordenada por Gabriel Bignardi, destacou uma atividade essencial: o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. São desenvolvidas atividades com foco em crianças e adolescentes atendidos pelo CRAS junto à Escola Wanda Costa Daher, que incluem oficinas temáticas, de acordo com as campanhas mensais trabalhadas, o projeto Cine e Prosa, além de atividades lúdicas, gincanas e os clubes de Teatro e Fotografia, que visam estimular as potencialidades artísticas dos participantes mas, sobretudo, a autoexpressão. Há também o projeto “Dançar e Crescer”, que oferece aulas de ballet, incluindo atividades técnicas e rodas de vivência, abrangendo diversas temáticas sociais. Atualmente, o projeto encontra-se inscrito no Selo Social, por meio da Secretaria da Cidadania.

O Varal Solidário foi um projeto realizado por iniciativa do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e atendeu um total de 71 famílias, ao disponibilizar aos moradores locais atendidos pelo CRAS roupas e calçados novos ou em ótimo estado doados para a comunidade. Uma campanha sobre “Higiene pessoal” e a doação de kits de higiene bucal, doados pelo Fundo Social, também estiveram entre os projetos realizados durante 2023.

Encontro intergeracional

O CRAS Aparecidinha tem a peculiaridade de abranger também parte do público atendido pela UBS do bairro. Ali, a equipe coordenada pela Thais Verena S. B. Santos, tem entre os destaques o Grupo de Idosos “Plena Idade”. O objetivo é promover a intergeracionalidade entre os participantes desse grupo e a geração jovem da Escola Estadual Marco Antônio Mencacci, por meio de cartazes produzidos com os conselhos dos idosos e dirigidos aos adolescentes. A atividade proporcionou uma reflexão sobre o envelhecimento, tanto para os jovens, bem como para os idosos, que são vistos como portadores de bons conselhos por já terem uma experiência maior de vida. Na contrapartida, os adolescentes colocaram bilhetes em uma caixa agradecendo os conselhos recebidos.

Já o CRAS Brigadeiro Tobias, com trabalhos sob a coordenação da Viviane Pereira de Camargo, destacou a parceria com o curso de Terapia Ocupacional (T.O.) da Universidade de Sorocaba (Uniso), fazendo a busca ativa dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), pessoas idosas, para atualização de Cadastro Único e convite para ações em grupo. Entre as atividades foram realizados cerca de 40 encontros com as temáticas: “A Arte do Econtro – Idosos”, “Mulheres e protagonismo comunitário”, “Grupo de Crianças”, “Encontro Intergeracional” e “Ação – MomenTO Elas”. Entre os resultados quantitativos, foram apontados: aproximação dos estudantes da Política de Assistência Social e troca de conhecimentos, além da parceria no desenvolvimento das ações, tendo em vista a qualidade das atividades prestadas aos usuários do CRAS.

Também foram desenvolvidas ações, ao longo do ano, articuladas pela Coordenadoria de Pessoa com Deficiência, a cargo de Jesiel Pontes de Oliveira, visando estimular a Empregabilidade da Pessoa com Deficiência. Assim, essas ações foram baseadas na Lei 8.213/91, que estabelece que empresas com 100 ou mais empregados devem preencher uma parte dos seus cargos com pessoas com deficiência. As proporções variam de 2% para empresas com 100 a 200 empregados até 5% para empresas a partir de 1.001 empregados. Além de dar visibilidade ao tema, com a divulgação de reportagem em veículo de imprensa com grande público, foram realizado feirões de empregos com oportunidades para esse público específico e firmada parceria com o Programa de Empregabilidade Inclusiva (PEI), de iniciativa do governo estadual, que proporciona suporte tanto ao trabalhador bem como à empresa.

O Clube do Idoso, coordenado por Faiga Raiça L. Damian, também apresentou suas atividades em 2023. Foram criadas novas aulas e oficinas, tais como as de aprendizagem da língua italiana, a aula de forró, um ritmo contagiante que estimula várias habilidades, como a coordenação motora, o ritmo, o fortalecimento muscular, a percepção espacial e a agilidade. O projeto “DivertIdoso” propõe uma série de atividades que trabalham a socialização, a coordenação motora e a recreação em grupo. Além disso, a realização de gincanas e as duas primeiras edições do Show de Talentos estão entre o rol de ações voltadas ao convívio, à sociabilidade e o treino de habilidades pessoais importantes na vida dos frequentadores do Clube.

Busca ativa BCP

No CRAS Sul-Leste também foi focada a busca ativa por pessoas que teriam direito ao Benefício de Prestação Continuada. Entre os idosos com 65 completos ou mais foram identificadas 110 pessoas. E entre os que completariam em 2023 a idade mínima para acessar o benefício, outras cerca de 100 pessoas foram contatadas. É um benefício que pode fazer muita diferença na qualidade de vida dessas pessoas. A equipe técnica do CRAS, coordenado por Flávia Laís Carpinete Oliveira, ainda, prestou orientações a pessoas com deficiência (PCD) que, igualmente, fazem jus ao benefício.

Enquanto no CRAS Laranjeiras, coordenado pela Claudia da Silva Martinez, foi feita uma ampla divulgação dos serviços, projetos e benefícios aos quais a população em vulnerabilidade tem direito. Assim, foram mostrados os critérios e condicionalidades dos programas assistenciais disponíveis. O objetivo, de maneira geral, é promover o desenvolvimento pessoal, fortalecimento da comunidade, diversidade de habilidades e troca de experiências.

No CRAS Nova Esperança, da coordenadora Ângela P. Nogueira Rodrigues, a proposta destacada foi o Projeto Gotas do Bem, que tem como objetivo acolher as famílias, com o foco na primeira infância (gestantes), através de bate papo com as participantes, auxiliando e  proporcionando acessos e garantia aos seus direitos, assim como o fortalecimento do vínculo familiar. Portanto, foi oferecido um ciclo de encontros semanais para esse público-alvo, buscando a valorização da mãe/mulher e da família, o fortalecimento das gestantes por meio de bate-papos e troca de experiência entre elas e, no final, a entrega dos kits Saída de Maternidade e kits de cuidados para o corpo da mulher.

O CRAS São Bento, conduzido pela coordenadora Natali C. B. Sbrana, demonstrou os resultados obtidos com os grupos de atividade coletiva, como o Grupo Mãos à Arte, que participou de ações práticas como a Festa Junina. O objetivo final é promover a igualdade de direitos entre homens e mulheres, propor a tolerância no convívio com as diferenças, além de organizar trabalhos em equipe. Intergeracionalidade, inclusão, diversidade e sentimento de pertencimento são alguns dos resultados  obtidos.

Comunidade no foco

O CRAS Ipiranga, coordenado pela Valquíria Mara Silva Ferreira, as ações em comunidade estão no foco. Por isso, foram apresentados alguns projetos que envolveram reuniões agendadas com lideranças comunitárias, para rodas de conversa e esclarecimentos sobre benefícios, formas de acessos e critérios. Também se buscou levar a um número maior de pessoas o trabalho proporcionado pelo CRAS, ressaltando, ainda, a importância de as famílias que se encaixam nos critérios estarem incluídas no Cadastro Único (CadÚnico) e obterem acesso aos benefícios a que têm direito. Em todas as ações também se buscou promover a percepção de força e valor da própria comunidade.

A Chácara do Idoso, por sua vez, conduzida pelo coordenador Sergio Marcelo Soler Sauer, mostrou sua missão de fazer vale o lema que não existe limite de idade para sonhar e realizar esses sonhos. Esse é o dia a dia entre o grupo de frequentadores, que ali têm acesso a aulas e oficinas como as de violão, canto, artesanato, ginástica, dança, entre muitas outras. O objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor e inclusivo, no qual os participantes possam combater com alegria e vigor o isolamento, a solidão e outros problemas decorrentes dessas condições, comuns com o avançar da idade. Eventos culturais e experiências de viagens e festas, entre outros, fazem parte desses recursos, motivados pelo convívio social que é a essência do lugar.

O CRAS Cajuru, que está sendo coordenado pela Elaine Regina E. Barros, em substituição, focou o Grupo de Arte e Jogos para Crianças. Buscando a socialização, fortalecimento de vínculos, aprimoramento de potencial e habilidades, foi oferecido um espaço lúdico de interação social pronto a favorecer o potencial de descobertas e de aprendizado das crianças, de 6 a 12 anos, as quais são atendidas ali em diferentes turnos. Além das atividades realizadas, eventos como a visita do cão-terapeuta Buddy, da Guarda Civil Municipal (GCM), são ações voltadas à soma de experiências positivas das crianças e adolescentes atendidos.

No CRAS Carandá, coordenado pelo Adelson Ferreira Passos Jr., foi ressaltado o trabalho de fortalecimento de vínculo das famílias, a aquisição de experiências positivas, com grupos de arte, artesanato e passeios em grupo. Além de se trabalhar em reuniões e palestras temas como o combate à violência doméstica, o combate ao bullying nas escolas, entre outros.

O CRAS Vitória Régia, da coordenadora Rita de Cássia Farias da Silva, ressaltou a relevância das ações feitas em parceria, como as realizadas ao lado da UBS do bairro, com temas voltados à saúde, as qualificações profissionais, por meio da parceria com instituições como o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem  Industrial) e o ITEMM (Instituto Técnico Educacional Mirian Menchini), e de campanhas como a conscientização sobre o autismo. Outras campanhas voltadas à saúde e ao bem-estar também foram realizadas, como a do Setembro Amarelo, de esclarecimento e prevenção ao suicídio. E o Faça Bonito, no Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio). O Pintura Solidária, voltado a crianças e adolescentes é outro projeto em execução.

No CRAS Vila Helena, coordenado pela Rosana dos Santos Gonçalves, três programas básicos se articulam:  Reflexivo Dignidade, Geração de Renda – Artesanato e o Cidadania na Mesa. Os resultados qualitativos têm sido ampliar as possibilidades e perspectivas de vida das pessoas participantes, além do fortalecimento pessoal e de vínculos.

Por fim, foi apresentado o programa Criança Feliz, voltado a proporcionar ferramentas para que famílias com crianças até seis anos proporcionem condições para o seu desenvolvimento integral. Assim, entre as ações realizadas são feitas visitas domiciliares, a inclusão das famílias no CadÚnico e feito todo o acompanhamento e dada a orientação necessária a elas. Em 2023, estavam inseridos no projeto dois territórios: Cajuru do Sul e Nova Esperança, tendo sido realizadas, de maio a outubro, 246 visitas às famílias.

33 Replies to “Unidades do CRAS e demais equipamentos da Secid concluem balanço das ações sociais realizadas em 2023 – Noticias

  1. I’m not sure exactly why but this blog is loading incredibly slow for me. Is anyone else having this issue or is it a problem on my end? I’ll check back later on and see if the problem still exists.

  2. Excellent beat ! I wish to apprentice whilst you amend your web site, how can i subscribe for a weblog web site? The account helped me a appropriate deal. I were a little bit acquainted of this your broadcast offered vibrant clear concept

  3. Wonderful paintings! This is the kind of info that are meant to be shared across the internet. Shame on Google for not positioning this put up upper! Come on over and talk over with my site . Thanks =)

  4. Coming from my observation, shopping for electronic devices online may be easily expensive, yet there are some tips and tricks that you can use to obtain the best bargains. There are usually ways to find discount offers that could make one to hold the best technology products at the smallest prices. Interesting blog post.

  5. Please let me know if you’re looking for a writer for your blog. You have some really great articles and I believe I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I’d absolutely love to write some articles for your blog in exchange for a link back to mine. Please shoot me an email if interested. Thanks!

  6. Please let me know if you’re looking for a article writer for your site. You have some really great articles and I feel I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I’d love to write some content for your blog in exchange for a link back to mine. Please send me an email if interested. Regards!

  7. I have been exploring for a bit for any high quality articles or weblog posts on this kind of space . Exploring in Yahoo I eventually stumbled upon this website. Studying this info So i?m satisfied to exhibit that I’ve an incredibly good uncanny feeling I found out just what I needed. I most undoubtedly will make certain to don?t overlook this website and provides it a look regularly.

  8. I don?t even understand how I ended up right here, but I thought this submit used to be good. I don’t realize who you might be however definitely you are going to a well-known blogger when you are not already 😉 Cheers!

  9. I have noticed that sensible real estate agents just about everywhere are Promotion. They are realizing that it’s not just placing a poster in the front place. It’s really about building associations with these vendors who one of these days will become consumers. So, after you give your time and energy to aiding these retailers go it alone – the “Law involving Reciprocity” kicks in. Great blog post.

  10. Hi, i think that i saw you visited my weblog so i came to ?return the favor?.I’m attempting to find things to improve my site!I suppose its ok to use a few of your ideas!!

  11. I like what you guys are up too. Such intelligent work and reporting! Carry on the excellent works guys I have incorporated you guys to my blogroll. I think it’ll improve the value of my website 🙂

  12. Thanks for revealing your ideas here. The other point is that each time a problem occurs with a personal computer motherboard, people should not consider the risk associated with repairing it themselves for if it is not done right it can lead to irreparable damage to the complete laptop. It is almost always safe to approach the dealer of your laptop with the repair of that motherboard. They’ve already technicians with an experience in dealing with mobile computer motherboard complications and can carry out the right prognosis and conduct repairs.

  13. Have you ever thought about creating an ebook or guest authoring on other blogs?
    I have a blog based upon on the same ideas you discuss and would love to have you share some stories/information. I know my subscribers would value your work.
    If you’re even remotely interested, feel free to send me an email.

  14. My partner and I absolutely love your blog and find almost all of your post’s to be what precisely I’m looking for. can you offer guest writers to write content for you? I wouldn’t mind publishing a post or elaborating on a few of the subjects you write regarding here. Again, awesome site!

  15. each time i used to read smaller content that as well clear their motive, and that is also happening with this post which I am
    reading at this time.

  16. Very nice post. I just stumbled upon your weblog and wished
    to say that I have truly enjoyed browsing your blog
    posts. After all I’ll be subscribing to your feed and I hope you write again very soon!

  17. Way cool! Some extremely valid points! I appreciate you writing
    this article and also the rest of the website
    is extremely good.

  18. Coming from my investigation, shopping for electronics online can for sure be expensive, nonetheless there are some tips that you can use to help you get the best discounts. There are continually ways to uncover discount bargains that could help to make one to possess the best electronic products products at the lowest prices. Thanks for your blog post.

  19. These days of austerity and relative stress and anxiety about running into debt, many individuals balk against the idea of utilizing a credit card to make purchase of merchandise or maybe pay for a vacation, preferring, instead only to rely on a tried and trusted approach to making settlement – raw cash. However, if you’ve got the cash there to make the purchase in full, then, paradoxically, that is the best time for you to use the credit card for several motives.

  20. I would like to thnkx for the efforts you have put in writing this website. I am hoping the same high-grade website post from you in the upcoming also. In fact your creative writing skills has inspired me to get my own blog now. Actually the blogging is spreading its wings rapidly. Your write up is a good example of it.

  21. I believe that avoiding ready-made foods is a first step to lose weight. They will often taste very good, but highly processed foods possess very little nutritional value, making you take in more to have enough vitality to get throughout the day. In case you are constantly eating these foods, transitioning to whole grains and other complex carbohydrates will make you to have more strength while eating less. Interesting blog post.

  22. Hi! I just wanted to ask if you ever have any problems with hackers? My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing several weeks of hard work due to no data backup. Do you have any methods to protect against hackers?

  23. Today, I went to the beachfront with my kids. I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She placed the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear. She never wants to go back! LoL I know this is totally off topic but I had to tell someone!

  24. Hi, i believe that i saw you visited my website thus i came to ?return the prefer?.I am trying to in finding issues to improve my website!I guess its good enough to use some of your ideas!!

  25. Thanks for your write-up on the travel industry. I’d personally also like contribute that if you are one senior contemplating traveling, it really is absolutely imperative that you buy travel cover for senior citizens. When traveling, golden-agers are at biggest risk being in need of a healthcare emergency. Obtaining the right insurance policies package for your age group can protect your health and give you peace of mind.

  26. Thanks for the strategies presented. One thing I should also believe is the fact credit cards offering a 0 interest rate often appeal to consumers in zero interest, instant acceptance and easy over-the-internet balance transfers, nevertheless beware of the top factor that is going to void the 0 easy streets annual percentage rate and also throw one out into the terrible house in no time.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *