Blog Noticias

Prefeitura de Sorocaba proporciona primeira formação do ano a estagiários da rede municipal de ensino – Noticias

Fotos: Sedu/Divulgação

Por: Rose Campos

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (SEDU), aproveitou o período de férias escolares para investir na formação dos estagiários que atuam na rede municipal de ensino.

A formação teve foco no atendimento a crianças com necessidades educacionais especiais e foi realizada pela Equipe Multidisciplinar, que é composta por profissionais de diversas áreas (incluindo: Nutrição, Serviço Social, Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional e Pedagogia) e atuam no serviço educacional, oferecendo apoio às escolas no desenvolvimento de práticas inclusivas e articulação intersetorial.

Durante a formação foram abordados diferentes temas, como capacitismo, os desafios da inclusão e educação inclusiva. Também foram realizadas várias dinâmicas trazendo os assuntos de forma lúdica e participativa para os estagiários.

O tema da primeira etapa desta formação, por exemplo, abordou o conceito de “Capacitismo”, abrangendo de forma dinâmica e participativa os principais desafios relacionados à inclusão escolar. Para Juliana Goya, chefe de seção de estágio e apoio funcional, a formação é muito importante. “Tendo em vista que nossa rede de ensino é inclusiva e os estagiários atuam diretamente com crianças do público-alvo, ou seja, público elegível da educação especial, é fundamental essa abordagem na formação. Desta forma, agregamos conhecimentos trazidos das universidades e que são aliados à vivência empírica nas instituições educacionais”, ela afirma.

Para Izaura Mendes, coordenadora administrativa, “A formação continuada tem um impacto significativo na prática dos estagiários, promovendo o aprimoramento das habilidades, a atualização dos conhecimentos, a melhoria da gestão do cotidiano, a personalização do atendimento aos estudantes, além de estimular o desenvolvimento de competências socioemocionais  necessárias no ambiente escolar”, ela acrescenta.

A equipe multidisciplinar reforça a importância dos encontros formativos no âmbito da educação inclusiva, como forma de fortalecer os atores da educação, que deve ser um processo coletivo, de compartilhamento de desafios, sentimentos e experiências. “Para os estagiários, esta é uma etapa primordial, uma vez que se trata da formação de futuros educadores e parceiros na busca pela proteção dos direitos das pessoas com deficiência”, conclui o secretário da Educação, Clayton Lustosa.

 

3 Replies to “Prefeitura de Sorocaba proporciona primeira formação do ano a estagiários da rede municipal de ensino – Noticias

  1. Hi, Neat post. There is a problem together with your website in web explorer,
    might test this? IE nonetheless is the market leader and a good element
    of other folks will omit your fantastic writing because of this
    problem.

  2. Hi there, I found your website by means of Google even as looking for a comparable matter, your site got here up, it appears to be like good.
    I have bookmarked it in my google bookmarks.
    Hi there, simply was alert to your blog thru Google, and located that it’s really
    informative. I am going to be careful for brussels.
    I’ll be grateful if you happen to continue this in future. Lots of people will
    likely be benefited out of your writing. Cheers!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *