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Novos coordenadores da Reme passam por formação de 40 horas – CGNotícias

Para promover o conhecimento e a troca de experiências entre os profissionais de apoio pedagógico de 2024, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), proporcionou aos novos coordenadores, o curso de formação sobre os desafios e possibilidades do profissional iniciante na equipe técnico-pedagógica.

A superintendente de Políticas Educacionais da Semed, Ana Dorsa, explica que o objetivo do treinamento é subsidiar o profissional que atua na equipe técnico-pedagógica com embasamento teórico-prático no acompanhamento às necessidades do processo de ensino e de aprendizagem. “Como estão iniciando uma função, eles precisam pensar e refletir sobre temáticas que envolvem os desafios e as possibilidades da atuação da sua função na coordenação na escola”.

Ana afirma ainda ser de suma importância que os iniciantes saibam sobre a prática pedagógica. “Eles precisam refletir sobre o projeto político pedagógico, e até mesmo o próprio papel da formação continuada que é executada nas escolas”, pontua.

Cerca de 90 profissionais participam do treinamento que é dividido em cinco módulos, com temáticas que vão auxiliar o profissional no contexto escolar.  A capacitação contou com 40 horas e foi pensada justamente pegando aquilo que era essencial para que tivessem conhecimento, para recapitular.

Conforme o secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, a matriz curricular da formação foi pensada justamente para preparar os coordenadores no novo desafio. “Estes profissionais já têm uma expertise, uma experiência e foram pensados para essa função por conta do currículo. Agora a gente volta resgatando algumas ações pedagógicas que tem como principal objetivo fazer com que esse coordenador seja preparado para a ação prática na unidade escolar”.

Professora de história há 30 anos, Gisele Garcia, fala da importância de estar bem assistida e subsidiada para iniciar o novo desafio. “Há três décadas estou em sala de aula. E esse ano eu tive a oportunidade de uma nova experiência na coordenação. Vi nessa nova oportunidade, uma nova chance de estar ajudando as pessoas, o meu professor, os pais, os alunos, e essas formações abrem um leque de oportunidades, que faz parte da nossa preparação”.

Segundo a professora Yara, que desenvolve um trabalho junto com a educação infantil, é importante sempre estar atualizada. “Cada ano é um novo desafio, são professores novos que estão chegando, cada um com sua característica própria e a gente tem que saber lidar, não só com os professores, mas com os pais, alunos e por isso é importante agregar na nossa bagagem”, disse.

Cássia Almeida, diz que o maior desafio é conseguir atender com qualidade o trabalho de coordenação. Principalmente conseguir atender o aluno, o professor e a escola. “Essa formação é importante porque traz a teoria e o caminho que nós devemos seguir uma trilha longa que é a coordenação”, conclui.

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