A Prefeitura do Rio entregou, neste sábado (29/6), as obras de reforma e modernização do píer da Rua Circular da Quinta do Caju, na Zona Portuária. A revitalização incluiu a demolição e reconstrução total da laje, vigas e pilares do píer, em um investimento de R$ 4 milhões.
Devido ao desgaste natural, a antiga estrutura do píer apresentava risco para a população e, principalmente, para os pescadores que usam a área. Na reforma feita pela Secretaria Municipal de Infraestrutura também foram realizadas a modernização da iluminação do Píer da Quinta do Caju, com instalação de 18 luminárias de LED e 16 postes de fibra, além da implantação de cobertura, serviços de acabamento e pintura.
O prefeito Eduardo Paes, que inaugurou o píer junto com a secretária Jessick Trairi, de Infraestrutura, disse que estava feliz por atender a uma reivindicação antiga dos moradores.
– O Caju estava esquecido há 30 anos. A primeira vez que vim aqui, a situação era muito degradante. Hoje estamos em um lugar limpo. Mas infelizmente, ainda tem a questão absurda do lixo na Baía de Guanabara. É um desafio para o futuro – disse Paes.
Morador do Caju há 68 anos e pescador há 52 anos, Arlindo Marques Antônio disse que a obra no píer chegou em boa hora.
-Isso aqui estava tudo quebrado, ruim e perigoso, tanto para quem trabalha aqui, como eu, como para as pessoas que vinham pegar o barco aqui. Agora, está uma beleza – disse o pescador.
Caju, um bairro histórico
A Quinta do Caju foi uma área nobre do Rio de Janeiro por muitos anos. O bairro, na época considerado rural, foi comprado para os banhos medicinais de D. João VI, mas depois começou a ser loteado pelos portugueses que acompanhavam a família real. O Caju é um bairro histórico da cidade, onde fica a antiga Casa de Banho de D. João VI.
Categoria: