Campo Grande se firma como referência nacional na retomada de obras de escolas de educação infantil (EMEIs), com 8 das 13 obras paralisadas em fase avançada de conclusão. Graças à ação decisiva da atual gestão da Prefeitura e ao apoio estratégico do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), projetos que estavam parados há quase duas décadas, estão sendo entregues à população, transformando a educação infantil e reforçando a capacidade de gestão pública da cidade. A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, destacou Campo Grande como exemplo de compromisso e eficiência na execução de obras educacionais no Brasil.
Nesta quarta-feira, 13 de novembro, durante visita à EMEI Inápolis, inaugurada em julho deste ano após mais de uma década de obra inacabada, a presidente do FNDE destacou a importância desse avanço para a educação infantil na Capital. Ela também visitou a EMEI São Conrado, cuja obra foi retomada no segundo semestre de 2024, com previsão de entrega para o próximo trimestre. Fernanda ressaltou que as retomadas de obras são possíveis graças ao empenho da Prefeitura de Campo Grande, que, em parceria com o FNDE, tem garantido a conclusão desses importantes projetos para a cidade.
Segundo a presidente do FNDE, a retomada de obras é um desafio nacional. “São obras antigas, e o FNDE é muito criterioso, especialmente com projetos de longa data, para avaliar se estão estruturalmente viáveis para serem concluídos. Não é um processo que acontece da noite para o dia, mas estamos fazendo o possível”, afirmou.
Ela destacou ainda a parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Campo Grande. “Essa parceria é fundamental, pois retomar obras paradas exige comprometimento. Muitos municípios não aderem à retomada, mas Campo Grande é um exemplo de que, quando há interesse e vontade de fazer, as obras avançam”.
A prefeita Adriane Lopes ressaltou a importância da visita da presidente do FNDE para conhecer de perto a realidade de Campo Grande. Ela destacou que, até pouco tempo, a cidade enfrentava um cenário desafiador com mais de 13 obras paralisadas há quase duas décadas. “Graças ao trabalho contínuo da gestão municipal e à estreita colaboração com o FNDE e o Ministério da Educação, conseguimos avançar”, afirmou.
A prefeita também sublinhou que a persistência da administração trouxe resultados concretos para a educação municipal. “Retomamos essas obras e, em pouco tempo, já entregamos resultados tangíveis. Um exemplo disso é a comunidade do Jardim Inápolis, onde centenas de mulheres, que trabalham no polo empresarial, agora têm um lugar seguro para deixar seus filhos. Após 18 anos de espera, a EMEI Inápolis foi finalmente entregue, beneficiando mais de 250 crianças e transformando a realidade local.”
Além da Emei Inápolis entregue neste ano, e as unidades do Oliveira III e São Conrado, que têm previsão de entrega para o próximo semestre, são mais cinco obras já em fase de repactuação: EMEIs Jardim Talismã, Colorado, Nashville, Serraville e Moreninha II. As obras do Jardim Talismã e Vila Nathalia estão em processo de licitação, enquanto as EMEIs Radialista, Anache e Popular já concluíram essa etapa.
O secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, destacou o impacto positivo das obras retomadas na ampliação da rede de ensino. Ele ressaltou a importância das entregas para garantir o acesso à educação para mais crianças na cidade. “Com a retomada e entrega dessas obras, estamos ampliando a oferta de vagas na rede municipal de ensino, permitindo que mais crianças tenham acesso a uma educação de qualidade.”
Visita do Ministro da Educação
A agenda da presidente do FNDE em Campo Grande contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, que participou da inauguração da quadra esportiva do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) na manhã de hoje.
Na ocasião, o ministro anunciou a ampliação do programa Pé de Meia no Estado, que atualmente atende 43 mil alunos. Na REME (Rede Municipal de Ensino de Campo Grande), 124 alunos do Ensino Médio da Escola Agrícola Arnaldo Estevão de Figueiredo são beneficiados pelo programa.
Investimentos na Educação de Campo Grande
A Prefeitura de Campo Grande lançou o programa Juntos Pela Escola, destinado à revitalização de 206 unidades escolares, que contempla cinco áreas de intervenção: revisão elétrica, revisão hidráulica, manutenção de telhados, acessibilidade e pintura. A previsão é que todas as revitalizações sejam concluídas até o fim deste ano.
Além disso, foram construídas 166 salas modulares para suprir a demanda por vagas em diferentes regiões da cidade. A ampliação incluiu: Anhanduizinho (68 salas), Segredo (21), Bandeira (22), Lagoa (29), Imbirussu (20) e Prosa (5). As salas modulares são construídas em sistema drywall e equipadas com mobiliário novo, carteiras e ar-condicionado.
Para melhorar a infraestrutura escolar, todas as escolas estão recebendo placas solares, visando à economia de energia. Neste ano letivo, foram criadas mais 6.600 novas vagas para atender a crescente demanda na rede municipal.
#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra a prefeita Adriane Lopes e crianças da Emei Inápolis. A imagem interna mostra a presidente do FNDE Fernanda Pacobahyba junto ao secretário de Educação Lucas Bitencourt em visita a obra retomada. A imagem final é do evento no IFMS com autoridades no palco e prefeita Adriane Lopes discursando.