Gabinete de Transição debate educação, saúde, ordenamento público, assistência social e transporte – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Segundo dia de oficinas do Gabinete de Transição da Prefeitura do Rio – Fabio Motta/ Prefeitura do Rio

O Gabinete de Transição da Prefeitura do Rio promoveu, nesta quinta-feira (5/12), duas Oficinas de Planejamento nas áreas de saúde, educação, ordenamento público, assistência social e transporte. O encontro foi realizado na Faculdade de Matemática (IMPA Tech), localizada no Porto Maravalley, na região do Porto Maravilha, na Zona Portuária.

A primeira oficina reuniu equipes municipais para discutir o eixo de Longevidade, Equidade e Humanidades do Planejamento Estratégico 2025-2028 e teve por objetivo analisar as metas do Plano de Desenvolvimento Sustentável nas áreas de Educação, Transporte e Educação, além de identificar soluções transversais para melhorar a qualidade de vida da população.

Durante o evento, foram apresentados resultados e avanços, como a evolução do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a retomada dos BRTs e a ampliação do acesso ao atendimento básico.

Em seguida, o grupo discutiu formas de avançar no trabalho e tornar o Rio uma referência em gestão municipal, com a presença do secretário de Saúde, Daniel Soranz, do secretário de Educação, Renan Ferreirinha, da secretária de Transportes, Maína Celidonio, e da diretora da Mobi-Rio, Claudia Secin. As discussões também abordaram propostas para ampliar o acesso da população a serviços essenciais, reduzir as desigualdades na cobertura de saúde e educação e criar novas vagas e leitos.

 

Oficina Civilidade e Segurança

Na tarde desta quinta-feira foi realizada a segunda oficina, desta vez com o tema Civilidade e Segurança, outro eixo temático definido para a transição. Temas como ordem pública, segurança e assistência social foram debatidos durante o encontro.

Entre os participantes estavam os secretários de Ordem Pública, Brenno Carnevale, e de Assistência Social, Adilson Pires, além do inspetor geral da Guarda Municipal, José Ricardo Soares. Representantes da GM, Civitas, Fazenda e Planejamento também participaram da oficina, que discorreu sobre temas como “cidade transversal” e procurou responder a questões como “o que, juntos, podemos criar para melhorar a vida do cidadão e da cidade?” O objetivo das sessões é reunir equipes da Prefeitura para gerar ideias e as bases para desenvolver o Planejamento Estratégico de 2025-2028.

 

O Gabinete de Transição

O trabalho do Gabinete de Transição do novo governo municipal começou na segunda-feira (2/12) e irá até o fim de dezembro. O objetivo principal é definir as metas e diretrizes que farão parte do plano estratégico do mandato do prefeito Eduardo Paes e do vice-prefeito eleito Eduardo Cavaliere, que tomam posse no dia 1º de janeiro.

O planejamento do novo governo tem como objetivo a eficiência da gestão do município e é composto por cinco eixos temáticos: Equilíbrio Fiscal, Boa Gestão e Governança; Civilidade e Segurança; Futuro, Economia e Felicidade; Longevidade, Equidade e Humanidades; Infraestrutura, Prevenção a Desastres e Resiliência.

Marcações: Assistência social Cidade Educação gabinete de transição ordenamento público saúde Transporte