Blog Cultura Noticias

Funjope reúne Marinha e Corpo de Bombeiros para discutir segurança durante show pirotécnico

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) realizou, nesta quinta-feira (19), uma reunião com o Corpo de Bombeiros, Marinha e a empresa responsável pela queima de fogos na festa do Réveillon. O encontro teve como objetivo discutir os procedimentos de segurança para realização do show pirotécnico no dia 31 de dezembro, que vai durar oito minutos e usará fogos sem estampido.

“Essa reunião que realizamos hoje é uma prática constante e cotidiana da Funjope. Sempre que anunciamos uma programação festiva, cultural, que envolve um grande evento, nós reunimos as autoridades, instituições que fazem interface àquele setor. No caso da queima de fogos, temos a necessidade de dialogar com a Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros e com a empresa responsável para que possamos planejar detalhadamente os acertos finais dessa queima de fogos que, este ano, será de oito minutos”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele ressaltou que, há mais de três anos, a Prefeitura de João Pessoa só utiliza fogos sem estampido em todos os eventos. “Nós conversamos com o Corpo de Bombeiros e Capitania dos Portos para ajustarmos e observarmos todos os detalhes para que possamos fazer um Réveillon bonito, mas evidentemente com segurança e tranquilidade para todos os envolvidos, inclusive o público”, disse.

O tenente Pablo Lopes, da Capitania dos Portos da Paraíba, explicou que a Marinha do Brasil participou da reunião para orientar os organizadores do evento nos aspectos relacionados à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana no mar e à prevenção da poluição hídrica causada por embarcações.

“Isso para o evento envolvendo balsas fundeadas ao Largo de Tambaú, Cabo Branco e proximidades para o espetáculo pirotécnico. Orientamos a Funjope, Bombeiros, Secretaria de Meio Ambiente nos assuntos referentes à queima de fogos em balsa flutuante”, afirmou.

Já o capitão Severino Simão Leite, vistoriador da Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros, acrescentou que foi definido que o responsável pela queima de fogos, ou seja, a empresa que ganhou a licitação, vai submeter o projeto ao Corpo de Bombeiros para análise e devida aprovação.

“Logo após a aprovação desse projeto, é solicitada uma vistoria para que a gente verifique o que foi aprovado no projeto, se está de acordo, e aí sim, é liberado para o evento. O trabalho do Corpo de Bombeiros é fazer a vistoria de prevenção contra incêndio e controle de pânico. Vistoriamos o local para ver se está de acordo com as normas vigentes e na segurança do pessoal que vai ficar na praia”, explicou.

Além do tenente Pablo Lopes, da Capitania dos Portos da Paraíba, e do capitão Severino Simão Leite, vistoriador da Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros, participaram ainda da reunião Anderson de Oliveira, representando a empresa que fará o show pirotécnico e Jocélio Araújo, da Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam).