Blog

“Mulheres Mil” forma a primeira turma de 2025 no Moreninhas – CGNotícias

Na próxima quinta-feira (10), a Escola Funsat conclui a capacitação da sua primeira turma do programa “Mulheres Mil”, iniciada em 2025. O sexto grupo a ser certificado contará com 50 alunas, que participaram de um curso com carga horária de 160 horas em “Assistente Administrativa”, realizado no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) das Moreninhas.

As aulas se encerram na tarde de quarta-feira (9), e haverá, na sexta-feira (11), acontece mais uma edição do atendimento do “Emprega CG” no local. A ação levará oportunidades de vagas disponíveis no dia, além de promover encaminhamentos a empresas da região. Essa prática tem sido realizada regularmente há sete meses, nos encerramentos de turma, com taxa de sucesso superior a 70% na emissão de “cartas de encaminhamento” para alunas ou moradores da comunidade que buscaram o serviço.

Na segunda-feira (7), foi a vez da Vila Popular, na Região do Imbirussu, receber o programa “Mulheres Mil”, com uma nova turma de 75 alunas iniciando sua jornada de aprendizado. O grupo deverá concluir os sete módulos do curso até o início de junho, também com previsão de atendimento do balcão de empregos após o término das aulas.

Em Campo Grande, a meta de certificações do programa “Mulheres Mil” para 2025 é ambiciosa, com a expectativa de matricular mais 550 alunas ao longo do ano. Esse número pode representar um aumento de 61% na quantidade de certificações em relação ao período de 12 meses anteriores.

2025

CRAS Moreninhas
50 alunas
Abertura em fevereiro
Conclusão em abril

ACIESP (Aero Rancho)
100 alunas
Abertura em março
Conclusão em maio

CRAS Vila Popular
75 alunas
Abertura em abril
Conclusão em Junho

No ano passado, foram 340 alunas certificadas, com Capital de Mato Grosso do Sul registrando uma das menores taxas de evasão do Brasil (2%), no programa financiado com R$ 86 milhões de recursos federais da União. Veja a relação:

2024/Formaturas

Vida Nova – 100 alunas
Jardim Noroeste – 50 alunas
Jardim Canguru – 75 alunas
Jardim Aero Rancho – 50 alunas
Coophavila II – 65 alunas

O curso de “assistente administrativo” é gratuito, ofertados pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Funsat (Fundação Social do Trabalho), em ações do seu departamento de Educação Profissional, credenciado pelo MEC (Ministério da Educação), há mais de 15 anos.

Mais informações, sobre novas turmas do “Mulheres Mil”, que abrange hoje 446 municípios, onde 54 mil alunas são capacitadas, ligue para a central de cursos da Escola Funsat. O telefone de contato é o (67) 3314-3089.

#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra as participantes do curso em momento de aprendizado. As fotos internas são de uma aluna recebendo certificado e do grupo de formandas em edição anterior do projeto. Todas as fotos são de arquivo.