No dia 8 de abril de 2025, Campo Grande reafirmou sua posição estratégica no cenário internacional ao sediar o Curso de Qualificação em Turismo de Base Territorial. A iniciativa – uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades) – teve como objetivo capacitar profissionais do trade turístico para as novas oportunidades geradas pela Rota Bioceânica.
“O Curso de Qualificação em Turismo de Base Territorial no âmbito da Rota Bioceânica promovido pela UFMS em parceria com a Semades foi mais um passo importante para nosso município, que se prepara para aproveitar as oportunidades que esse novo corredor internacional oferece. O curso contribuiu para que a Capital se reafirme como um polo de turismo qualificado”, disse o gerente de Desenvolvimento Turístico, Wantuyr Tartari.
A qualificação foi voltada à integração de saberes tradicionais ao planejamento das atrações turísticas, buscando destacar a diversidade de identidades, comunidades e patrimônios presentes na região. A programação também incluiu módulos sobre Governança e Empreendedorismo Aplicado ao Turismo, Cultura Aplicada ao Turismo e Planejamento Estratégico Aplicado ao Turismo.
Além de promover a qualificação profissional, a ação reforçou o papel de Campo Grande como um ponto-chave na Rota Bioceânica – um novo corredor internacional de integração que conecta o Brasil aos portos do norte do Chile, atravessando Paraguai e Argentina. Com o aumento esperado no fluxo de visitantes e nas oportunidades de negócios, preparar o setor turístico é essencial para garantir competitividade e excelência nos serviços prestados.