Blog Cultura Noticias

Agência Minas Gerais | Copasa e prefeitos debatem saneamento em áreas rurais e Vale do Jequitinhonha

A Copasa vem intensificando o diálogo com prefeitos de Minas Gerais por meio de uma série de reuniões com gestores municipais. Nesta semana, os encontros destacaram as oportunidades de adesão ao Universaliza Minas, programa da Companhia que leva água tratada e esgotamento sanitário para áreas rurais, além de tratar dos investimentos em municípios do Vale do Jequitinhonha, com foco na universalização do saneamento e na qualidade da prestação de serviços.

O Universaliza Minas já atendeu 171 municípios, beneficiando mais de 320 mil pessoas, e poderá ser expandido para novos locais. A iniciativa é uma das frentes da Companhia para garantir o cumprimento das metas de universalização do saneamento até 2033, prazo estabelecido pelo Marco Legal do Saneamento Básico.

A presidente da Copasa, Marília Carvalho de Melo, reafirmou o compromisso da Companhia em dar atenção especial aos municípios de menor porte. “Os pequenos municípios, que têm um déficit representativo de saneamento, precisam de um olhar específico, considerando o foco principal da desestatização, que é a garantia de universalização do saneamento em toda Minas Gerais”, afirmou.

Prefeitos avaliam positivamente os encontros

Os gestores municipais que participaram das reuniões destacaram a importância do diálogo e as perspectivas abertas pelos programas apresentados.

“Com certeza Bueno Brandão tem muito interesse no Universaliza Minas. Vai facilitar muito, uma vez que temos bairros rurais com diversas pessoas que necessitam de água. Estamos muito satisfeitos com a atuação da Copasa neste momento”, afirmou o prefeito de Bueno Brandão, Juninho Cavini.

Para o prefeito de São José do Goiabal, Ailton Geraldo dos Santos, o encontro também foi positivo: “Estamos na expectativa de melhorias, no sentido de levar qualidade de vida para toda a população”.

O prefeito de Aricanduva, Valdeir Coimbra, disse que foi uma oportunidade de falar sobre as questões que impactam o município e debater o futuro da Copasa. ”O município só tem a ganhar com isso”, ressaltou.

“Saio com o coração aliviado porque nos foi dada a garantia de que o serviço de excelência, nível Copasa nas grandes regiões, será mantido para nós, municípios pequenos. É um passo importante para as futuras gerações, garantindo qualidade de vida e proteção ao meio ambiente”, declarou a prefeita de Padre Carvalho, Dra. Sâmia.

Aperfeiçoamento de vínculos jurídicos

Além da apresentação de programas e oportunidades de investimento, as reuniões também abordaram as possibilidades de aperfeiçoamento dos vínculos jurídicos já existentes com os municípios. A proposta é que os novos contratos incluam metas e indicadores de desempenho, além de regras claras sobre temas relevantes, como manutenção da tarifa social e critérios de reajuste.

As reuniões com os prefeitos visam estreitar a relação com os municípios e construir, em conjunto, caminhos para o cumprimento das metas de universalização do saneamento até 2033.