Prefeitura entrega mais 100 contratos a empreendedores do Programa ‘Eu Posso’

A Prefeitura de João Pessoa vai beneficiar mais de 100 microempresários, por meio do Programa ‘Eu Posso’ com a entrega de contratos, nesta terça-feira (30). A ação se dá através do programa de microcrédito da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), uma das políticas públicas estratégicas para o fortalecimento de pequenos negócios e da economia local implantado pela gestão municipal. A solenidade será realizada na sede da Faculdade As Três Marias, na avenida Presidente Epitácio Pessoa, às 9h.

“Mais do que entregar contratos de crédito, estamos entregando oportunidades para que mais de 100 empreendedores possam fortalecer seus negócios, gerar renda e contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade. O Programa ‘Eu Posso’ é uma política pública que acredita no potencial de quem empreende e oferece as condições necessárias para transformar boas ideias em negócios mais fortes e sustentáveis”, destacou Bruno Farias, secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Nesta edição, o secretário chama atenção para o equilíbrio entre homens e mulheres contemplados, 51 homens e 50 mulheres, além da diversidade de empreendedores de cerca de 40 bairros e comunidades de João Pessoa. Isso demonstra que o programa está chegando onde realmente é necessário, impulsionando a economia local e promovendo inclusão produtiva”, ressaltou o secretário.

De acordo com a Sedest, a concessão decrédito pode chegar a R$ 8 mil para pessoa física e R$ 15 mil para pessoa jurídica. Nesta edição constam 54 empresas, ou seja 53,47% dos contemplados são pessoa jurídica. Já pessoa física foram 47 empreendedores ou 46,53% dos contemplados. Os valores variam conforme as linhas de crédito: tradicional, empresarial, rural e ações públicas. Através do Programa ‘Eu Posso’, novos empreendedores têm a oportunidade de investir em seus próprios negócios e ampliar suas fontes de renda.

“Cada contrato representa um investimento no futuro dessas famílias e na geração de emprego e renda. Seguimos comprometidos em criar oportunidades para que os pequenos negócios cresçam, porque quando o empreendedor avança, toda a cidade se desenvolve”, destacou o secretário Bruno Farias.

Eu Posso’ – As linhas de crédito do programa ‘Eu Posso’ são definidas de acordo com características específicas das atividades dos empreendedores ou com objetivo de crédito, podendo diferenciar-se pelos valores, prazos de amortização e carência para pagamento. Cada linha conta com editais específicos.

Interdição total da ponte sobre o Rio Miranda é cancelada – Prefeitura Municipal de Bonito

A Prefeitura de Bonito e a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog), informam o cancelamento da interdição total da ponte sobre o Rio Miranda, na rodovia MS-345, que estava prevista para os dias 29 e 30 de junho.

De acordo com a Agesul, a suspensão da interdição ocorre em razão de ajustes técnicos no cronograma operacional da obra de recuperação estrutural da ponte. Com isso, o tráfego permanecerá liberado no local, sem a interrupção total anteriormente programada.

Apesar do cancelamento da interdição, seguem mantidas as restrições de segurança adotadas para a travessia:

  • Sistema Pare e Siga, com tráfego em meia pista;
  • Circulação permitida apenas para veículos leves, caminhonetes e caminhões de pequeno porte, com peso máximo de até 10 toneladas;
  • Passagem de apenas um veículo por vez sobre a estrutura.

A Agesul orienta que os motoristas redobrem a atenção ao trafegar pela região, respeitando a sinalização implantada e os limites de velocidade, garantindo a segurança de todos durante a execução das obras.

Novas alterações no cronograma ou nas condições de tráfego serão divulgadas pelos canais oficiais do Município e do Governo do Estado.

Após gol anulado, Irã fica na expectativa por classificação na Copa

O Irã terá de enfrentar uma espera angustiante até saber se avançará para a fase de mata-mata da Copa do Mundo, depois de ter empatado em 1 x 1 com o Egito. A partida terminou de forma dramática, com um aparente gol da vitória iraniana nos acréscimos que foi anulado por impedimento.

O Egito, cuja classificação para a fase de 16 avos de final já estava garantida, abriu o placar logo aos 5 minutos com Mahmoud Saber, antes de Ramin Rezaeian empatar com um chute quase sem ângulo aos 14 minutos, em um início frenético de partida.

O ritmo acelerado esfriou à medida que a partida se tornou desorganizada, até um final espetacular em que o Irã acertou a trave antes de conquistar o que parecia ser uma vitória histórica, até o VAR intervir.

Rodada final dos grupos tem Inglaterra, Colômbia, Portugal e Argentina

Cabo Verde faz história, avança na Copa e vai enfrentar a Argentina

Mehdi Taremi — que teve um pênalti defendido no primeiro tempo — acertou a trave com uma cabeçada no final da partida, antes de Shoja Khalilzadeh marcar aos 48 minutos, provocando comemorações frenéticas e uma invasão de campo do banco do Irã.

Mas Khalilzadeh estava ligeiramente impedido e o Egito segurou o empate, com o técnico do Irã, Amir Ghalenoei, lamentando a falta de sorte de sua equipe após o terceiro empate consecutivo.

“Em três partidas, não fomos recompensados pelos nossos esforços”, afirmou ele, segundo a mídia estatal iraniana. “A justiça do futebol não esteve do nosso lado.”

O Egito terminou em segundo lugar no grupo com cinco pontos, atrás da Bélgica no saldo de gols, e enfrentará a Austrália em Dallas no dia 3 de julho, após se classificar pela primeira vez para a fase eliminatória de um Mundial.

Em horário adaptado, Brasil faz primeiro treino para encarar Japão

Vôlei: Brasil é superado pela Itália, o 2º revés na Liga das Nações

“É algo inacreditável, acho que é histórico”, disse o goleiro egípcio Mostafa Shobeir, que defendeu o pênalti de Taremi. “Vamos comemorar hoje à noite e, a partir de amanhã, começaremos a analisar a Austrália.”

O Irã está em terceiro lugar, com três pontos, e precisa aguardar a confirmação de que será classificado como um dos oito melhores terceiros colocados.

“Estou triste, mas temos esperança — os seres humanos sempre têm esperança”, disse Taremi aos repórteres antes de criticar duramente as restrições de viagem impostas à seleção iraniana nos Estados Unidos. Em breve, eles terão que voltar para sua base no México.

Os EUA flexibilizaram as restrições às viagens da seleção iraniana no início da semana, permitindo que a equipe viajasse dois dias antes da partida contra o Egito.

Mas Taremi disse: “É um desastre esta Copa do Mundo. É um desastre. Agora temos que viajar de novo, voltar para Tijuana, sem recuperação, sem nada — não é justo”.

Alegria vira desespero

A partida foi disputada com uma torcida egípcia numerosa e barulhenta nas arquibancadas, embora também houvesse um número significativo de iranianos. Alguns agitavam bandeiras pré-revolucionárias e vaiavam o hino nacional do Irã.

A partida de sexta-feira também foi batizada de “Jogo do Orgulho” pelos organizadores locais e algumas bandeiras arco-íris puderam ser vistas dentro do estádio, embora a partida tenha transcorrido sem incidentes fora de campo.

“Nossa religião não aceita isso, mas respeitamos todas as pessoas LGBT”, disse Taremi aos repórteres. “Estamos aqui para jogar futebol, respeitamos a todos.”

O Egito abriu o placar após uma jogada habilidosa liderada por Mohamed Salah, cujo chute de pé esquerdo — sua marca registrada — acabou sobrando para Saber. Um chute fraco escapou pelas mãos do goleiro iraniano Alireza Beiranvand.

O Irã não se abalou, porém, e Taremi quase imediatamente conseguiu um pênalti que, no entanto, foi bem defendido por Shobeir. O goleiro egípcio fez então outra defesa espetacular, mas viu Rezaeian empatar no rebote.

Houve poucas oportunidades claras após o intervalo para hidratação no primeiro temp.  Cm a classificação do Egito para a fase eliminatória já garantida pela primeira vez, os “faraós” mostraram-se tímidos enquanto o Irã ganhava confiança.

Uma sequência de rebotes na área, nos acréscimos, terminou com Khalilzadeh mandando a bola para o fundo das redes, aparentemente garantindo a classificação do Irã. O gol, no entanto, foi anulado e o destino da seleção iraniana não estava mais em suas próprias mãos.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

PrefCG flagra mau exemplo e alerta sobre descarte irregular – CGNotícias

Um dia a Prefeitura realiza a limpeza de uma área pública, recolhe resíduos e devolve o espaço à comunidade. No outro, um cidadão é flagrado descartando entulho no mesmo local. A situação, registrada nesta semana no Jardim Pênfigo, em Campo Grande, evidencia um problema recorrente que impacta a limpeza urbana, degrada os espaços públicos e gera prejuízos aos cofres públicos.

Na segunda-feira (23), equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) realizaram serviços de limpeza na praça localizada na Rua José Paulino. Já na tarde do dia seguinte (24), uma equipe da Gerência Operacional de Fiscalização do Meio Ambiente (GOFMA), vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), flagrou o descarte irregular de resíduos da construção civil na mesma área.

Segundo a fiscalização, o material havia sido retirado da calçada de uma residência durante uma obra e estava sendo depositado na praça pública localizada em frente ao imóvel. O responsável foi identificado, autuado e multado em R$ 5 mil. O caso também foi encaminhado à Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (DECAT), onde será apurado por meio de inquérito policial.

Mais do que uma infração administrativa, o descarte irregular de resíduos em praças, parques, terrenos públicos, áreas verdes e vias urbanas pode configurar crime ambiental. A legislação prevê responsabilização para quem promove a degradação ambiental, além da obrigação de remover os materiais descartados de forma inadequada.

O secretário municipal da Semades, Ademar Silva Júnior, destaca que a destinação correta dos resíduos é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e a população.

“Quando alguém descarta entulho em uma praça, em uma área verde ou em qualquer espaço público, não está prejudicando apenas o meio ambiente. Está desrespeitando toda a comunidade que utiliza aquele espaço e gerando custos que poderiam ser investidos em melhorias para a própria população. A conscientização é fundamental para que possamos manter a cidade limpa e organizada”, afirma.

Além dos impactos ambientais e visuais, o descarte irregular favorece o surgimento de focos de proliferação de insetos e animais peçonhentos, compromete a drenagem urbana e reduz a qualidade dos espaços destinados ao lazer e à convivência.

Para o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, André Brandão, situações como a registrada no Jardim Pênfigo demonstram a importância da colaboração dos moradores na preservação dos espaços públicos.

“Diariamente nossas equipes atuam em diversas regiões da cidade realizando limpeza, manutenção e conservação de praças, parques e áreas públicas. Quando ocorre o descarte irregular, todo esse trabalho é prejudicado. É um recurso público que precisa ser utilizado novamente para corrigir um problema que poderia ser evitado com atitudes simples e responsáveis”, ressalta.

A Prefeitura reforça que Campo Grande dispõe de locais apropriados para o descarte de resíduos da construção civil e de materiais inservíveis (Clique aqui). A população também pode denunciar situações de descarte irregular aos órgãos de fiscalização pelo telefone 153 ou pelo app +CG, contribuindo para a preservação dos espaços públicos e para a construção de uma cidade mais limpa, segura e sustentável para todos.

O caso do Jardim Pênfigo serve como alerta: descartar resíduos em áreas públicas não é apenas uma atitude que prejudica a cidade, mas uma infração sujeita a multa e responsabilização criminal

Corrida Amigos do Redentor: CET-Rio altera trânsito na região central para realização do evento – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A CET-Rio vai implantar uma operação de trânsito no Centro, na região central da cidade, neste domingo (28/06), para a realização do evento esportivo Corrida Amigos do Redentor. Para viabilizar a prova, haverá interdições ao tráfego de veículos e proibição de estacionamento em vias do percurso, que segue em direção ao Cristo Redentor.

As alterações no trânsito terão início na madrugada de domingo, com o objetivo de garantir a segurança viária de motoristas, pedestres e participantes do evento, além da fluidez do tráfego durante a realização da prova. A operação contará com agentes da CET-Rio, apoiadores de tráfego, equipes da Guarda Municipal e técnicos no Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), que irão monitorar as condições do trânsito e, se necessário, realizar ajustes semafóricos para manter a fluidez do tráfego.

Os motoristas devem ficar atentos à sinalização e às orientações dos agentes de trânsito e, sempre que possível, utilizar rotas alternativas. Recomenda-se antecipar os horários de deslocamento para evitar eventuais impactos no trânsito da região. A travessia de pedestres deve ser feita em locais seguros e sinalizados.

Interdições

Domingo (28/06), das 4h às 7h:

* Rua Frei Caneca, meia pista, no trecho entre a Rua Riachuelo e o Viaduto Trinta e Um de Março;
* Rua José de Alencar, uma faixa, entre a Rua Frei Caneca e a Rua Paula Mattos;
* Rua Paula Matos, uma faixa, no trecho entre a Rua José de Alencar e a Rua Pintora Djanira;
* Rua Pintora Djanira, uma faixa, no trecho entre a Rua Paula Matos e o Largo das Neves;
* Largo das Neves, uma faixa, no trecho entre a Rua Pintora Djanira e a Rua Progresso;
* Rua Progresso, uma faixa, no trecho entre o Largo das Neves e a Rua do Oriente;
* Rua do Oriente, uma faixa, no trecho entre a Rua Progresso e a Rua Aarão Reis;
* Rua Aarão Reis, uma faixa, no trecho entre a Rua do Oriente e a Rua Almirante Alexandrino;
* Rua Almirante Alexandrino, uma faixa, no trecho entre a Rua Aarão Reis e a Estrada das Paineiras;
* Estrada das Paineiras, uma faixa, no trecho entre a Rua Almirante Alexandrino e a Estrada do Corcovado;
* Estrada do Corcovado, no trecho entre a Estrada das Paineiras e o Cristo Redentor.

Proibição de estacionamento

Domingo (28/06), das 0h às 7h:

* Rua Frei Caneca, no trecho entre a Rua Riachuelo e o Viaduto Trinta e Um de Março;
* Rua José de Alencar, no trecho entre a Rua Frei Caneca e a Rua Paula Mattos;
* Rua Paula Matos, no trecho entre a Rua José de Alencar e a Rua Pintora Djanira;
* Rua Pintora Djanira, no trecho entre a Rua Paula Matos e o Largo das Neves;
* Largo das Neves, no trecho entre a Rua Pintora Djanira e a Rua Progresso;
* Rua Progresso, no trecho entre o Largo das Neves e a Rua do Oriente;
* Rua do Oriente, no trecho entre a Rua Progresso e a Rua Aarão Reis;
* Rua Aarão Reis, no trecho entre a Rua do Oriente e a Rua Almirante Alexandrino.

GCM prende casal por tráfico de drogas no Parque Vitória Régia – Agência de Notícias



27 de junho de 2026

10:00

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)

Fotos: GCM

 

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba prendeu um homem e uma mulher por tráfico de entorpecentes, na madrugada de sexta-feira (26), durante patrulhamento preventivo nas imediações do Parque Vitória Régia, Zona Norte da cidade.

A equipe realizava ronda nas proximidades do Parque Amadeo Franciulli, por volta das 3h30, quando avistou duas pessoas em atitude suspeita e realizou a abordagem.

Durante a busca pessoal, nada de ilícito foi localizado com o homem. Já com a mulher, os guardas encontraram, sob a blusa, um embrulho contendo 19 porções de maconha, 25 de cocaína, 31 de crack, uma de ice e R$ 30 em dinheiro.

Diante do flagrante, ambos receberam voz de prisão e foram conduzidos ao Plantão da Polícia Civil, juntamente com os entorpecentes apreendidos. O delegado ratificou a prisão em flagrante dos dois, pelo crime de tráfico de entorpecentes, permanecendo ambos à disposição da Justiça.

Brasil envia terceiro avião com ajuda humanitária à Venezuela

Por MRNews

O Brasil envia, na tarde deste sábado (27), um terceiro voo humanitário à Venezuela, com kits de medicamentos e o módulo complementar para a instalação de um hospital de campanha. A aeronave decola da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.

Em nota, o Palácio do Planalto informou que a operação foi autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e integra esforço internacional para reforçar o socorro às vítimas dos terremotos que atingiram o país na última quarta-feira (24).

De acordo com o comunicado, os kits de medicamentos são voltados para atendimento em situações de emergência e contêm itens considerados essenciais, como antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios, soluções injetáveis, ataduras, gazes, dispositivos para infusão, seringas, luvas, esparadrapos e máscaras.

Itaú está preparando um novo cartão? O vazio entre o Personnalité e o The One pode explicar a estratégia do banco

Pioneiras do futebol contam trajetória no programa Sem Censura

“Ao todo, o Brasil enviará cinco kits de calamidade, com total de 111,8 mil medicamentos e insumos à Venezuela. Com os kits, cerca de 1.500 pessoas podem receber atendimento durante um mês. As doações ao país vizinho não comprometem o estoque do Sistema Único de Saúde (SUS)”, informou o palácio.

O primeiro voo enviado pelo governo brasileiro pousou às 23h40 (horário de Brasília) desta sexta-feira (26) na Base Militar da Força Aérea Venezuelana El Libertador, em Maracay, transportando médicos, cães farejadores e equipamentos especializados.

O segundo voo para a Venezuela decola na manhã deste sábado também da Base Aérea do Galeão, transportando um hospital de campanha e purificadores de água.

Em evento drag, Rita von Hunty ataca “capitalismo de plataforma”

Nubank dá passo importante e cria caminho mais claro para conseguir o cartão Ultravioleta

Rodada final dos grupos tem Inglaterra, Colômbia, Portugal e Argentina

A fase de grupos da Copa do Mundo 2026 será encerrada neste sábado (27), com partidas decisivas pelos grupos J, K e L. Entre as seleções que entram em campo estão algumas das mais fortes da competição, como Inglaterra, Colômbia, Portugal e Argentina.

Como determina o regulamento, os jogos de cada chave ocorrem simultaneamente, para evitar favorecimento a equipes que atuem já conhecendo os resultados dos adversários.

As primeiras partidas do dia serão pelo Grupo L com a Inglaterra enfrentando o Panamá, em Nova Jersey, às 18h. Croácia e Gana jogam no mesmo horário na Filadélfia.

Cabo Verde faz história, avança na Copa e vai enfrentar a Argentina

Em horário adaptado, Brasil faz primeiro treino para encarar Japão

As partidas do Grupo K serão às 20h30, com os confrontos entre Colômbia e Portugal, em Miami, e RD Congo e Uzbequistão, em Atlanta.

As últimas partidas da fase de grupos serão as do Grupo J, às 23h, entre  Argélia e Áustria, em Kansas City, e Argentina e Jordânia, em Dallas.

Jogos deste sábado

18h (Grupo L)

Panamá x Inglaterra

Vôlei: Brasil é superado pela Itália, o 2º revés na Liga das Nações

Confira os resultados dos jogos desta sexta-feira na Copa

Croácia x Gana

 20h30 (Grupo K)

Colômbia x Portugal

RD Congo x Uzbequistão

23h (Grupo J)

Argélia x Áustria

Jordânia x Argentina

Grupo L

 Classificação

Inglaterra: 4 pontos; saldo +2

Gana: 4 pontos; saldo +1

Croácia: 3 pontos; saldo -1

Panamá: 0 ponto; saldo -2

Resultados até a segunda rodada

1ª rodada

Inglaterra 4 x 2 Croácia

Gana 1 x 0 Panamá

2ª rodada

Inglaterra 0 x 0 Gana

Panamá 0 x 1 Croácia

Análise

Das duas partidas do grupo, a que promete mais emoções é a entre Gana e Croácia, segunda e terceira colocadas após as duas primeiras rodadas da chave. As equipes se enfrentam com Gana tendo vantagem de um ponto.

Essa situação pode ser revertida caso a Croácia saia como vencedora, o que a faria somar 6 pontos, podendo terminar a fase de grupos em primeiro lugar, caso a equipe inglesa empate ou sofra uma derrota para o Panamá.

A Inglaterra, por sua vez, depende apenas de si para fechar a terceira e última rodada na primeira colocação. O Panamá precisa vencer e torcer por uma combinação de resultados para seguir na disputa.

Grupo K

 Classificação

Colômbia: 6 pontos; saldo +3

Portugal: 4 pontos; saldo +5

RD Congo: 1 ponto; saldo -1

Uzbequistão: 0 ponto; saldo -7

Resultados até a segunda rodada

1ª rodada

Portugal 1 x 1 RD Congo

Uzbequistão 1 x 3 Colômbia

2ª rodada

Portugal 5 x 0 Uzbequistão

Colômbia 1 x 0 RD Congo

Análise

Colômbia e Portugal fazem o grande clássico desta última rodada do Grupo K. Só uma vitória poderá dar à equipe portuguesa a primeira colocação na chave. Com 2 pontos de vantagem em relação aos portugueses, a Colômbia depende apenas de si para se manter na liderança.

O Congo ainda tem chances, ainda que pequenas, de terminar a fase de grupos na segunda colocação. Para tanto, precisa, além de vencer o Uzbequistão, torcer para uma derrota de Portugal com placares que tirem uma diferença de seis gols no saldo.

Grupo J

 Classificação

Argentina: 6 pontos; saldo +5

Áustria: 3 pontos; saldo 0

Argélia: 3 pontos; saldo -2

Jordânia: 0 ponto; saldo -3

Resultados até a segunda rodada

1ª rodada

Argentina 3 x 0 Argélia

Áustria 3 x 1 Jordânia

2ª rodada

Argentina 2 x 0 Áustria

Jordânia 1 x 2 Argélia

Análise

Das quatro equipes do grupo J, a única garantida na segunda fase da Copa 2026 é a Argentina, que já soma seis pontos e enfrenta a equipe lanterna da chave Jordânia.

Áustria e Argélia jogam em confronto que define a segunda vaga do grupo. Há uma remota possibilidade de uma delas terminar a fase de grupos em primeiro lugar. Para tanto, seria necessária uma combinação de placares que retirassem a grande vantagem argentina no saldo de gols.

Ainda mais difícil seria a classificação da Jordânia, que teria de vencer de goleada a Argentina e torcer para com 3 pontos e um saldo de gols improvável  ficar entre as melhores terceiras colocadas da fase de grupos. Além disso, tem de torcer para a partida entre Áustria e Argélia não terminar empatada.

Defesa Civil segue monitorando áreas de risco após Inmet renovar alerta para João Pessoa

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta de perigo de chuvas intensas para João Pessoa. Segundo a previsão, a Capital pode ter chuvas entre 30 e 60 mm/h ou a 50 e 100 mm/dia, ventos de 60 a 100 km/h, risco de alagamentos, quedas de galhos de árvores e descargas elétricas. O aviso é válido até as 23h59 do domingo (28).

A precipitação registrada em João Pessoa nas últimas 24 horas foi de 91,4 mm – até as 10h30 deste sábado (27). O acumulado do mês, segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa-PB), é de 162,2 mm. Esse número corresponde a 44,08% da média histórica de junho na Capital, que é de 368 mm.

Com isso, as equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) permanecem em estado de atenção, monitorando o nível dos rios, assim como as barreiras e encostas, para minimizar possíveis transtornos e garantir o bem-estar da população, sobretudo das pessoas que moram nas áreas de risco.

O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, destaca que a Compdec-JP segue atenta e sempre pronta para atender o chamado da população, mas é importante que as pessoas evitem enfrentar o mau tempo, procurem se manter em segurança e entrem em contato com Defesa Civil o mais rápido possível em caso de necessidade.

“Nossas recomendações são no sentido de que as pessoas se protejam, que evitem se abrigar debaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, não atravessar trechos alagados e deixar os locais de risco a qualquer sinal de anormalidade. São medidas simples, mas que salvam vidas”, destaca Kelson Chaves.

Como acionar – A Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Em caso de necessidade, deve ser acionada pelo WhatsApp 98831-6885, telefone 199 ou aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.

Queda de árvores – Por conta das fortes chuvas, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) foi acionada para três ocorrências de queda de árvores. De acordo com a Diretoria de Paisagismo, os fatos foram nos bairros do Varadouro (Centro Histórico), Cabo Branco e Bancários. Equipes entraram em ação rapidamente, com o apoio da Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), e já recolheram os galhos.

Infraestrutura e acolhimento marcam a semana na Capital – CGNotícias

A semana foi marcada por ações da Prefeitura de Campo Grande voltadas à infraestrutura urbana, mobilidade, espaços públicos, acolhimento social e incentivo ao transporte sustentável. Entre os destaques estão investimentos em pavimentação e drenagem no Jardim Jerusalém, reestruturação viária no Jardim Bela Vista, revitalização da Praça Vila Saraiva, ações do Inverno Acolhedor e a requalificação da infraestrutura cicloviária da Capital. 

R$ 5,2 milhões impulsionam infraestrutura no Jardim Jerusalém

A Prefeitura contratou as obras de pavimentação asfáltica e drenagem do Complexo Tiradentes – Etapa A, no Jardim Jerusalém. O investimento de R$ 5,21 milhões integra o programa Pró-Transporte – Mobilidade Urbana. A iniciativa faz parte do programa de investimentos em infraestrutura da Capital, que prevê R$ 640 milhões até 2028, e vai ampliar a mobilidade urbana, melhorar as condições de tráfego e contribuir para a redução de pontos de alagamento na região. 

Jardim Bela Vista passa por reestruturação viária

O Jardim Bela Vista começou a receber mudanças para reorganizar o trânsito da região. As intervenções incluem a implantação de sentidos únicos em ruas do bairro, instalação de semáforos em cruzamentos estratégicos e renovação da sinalização, com foco em melhorar a fluidez do tráfego e ampliar a segurança de motoristas e pedestres.

Praça Vila Saraiva será revitalizada

A Prefeitura homologou a licitação para revitalização da Praça Vila Saraiva, com investimento de R$ 279 mil. O projeto contempla melhorias na infraestrutura, reforma de pisos e calçadas, revitalização da quadra poliesportiva e outros serviços que irão proporcionar mais conforto, segurança e opções de lazer para os moradores da região.

Inverno Acolhedor soma 235 atendimentos

A Operação Inverno Acolhedor realizou 235 atendimentos durante esta semana, em dias em que os termômetros registraram baixas temperaturas, oferecendo abrigo, alimentação, atendimento em saúde e assistência social às pessoas em situação de rua. A ação também contou com transmissão do jogo da Seleção Brasileira, decoração temática, pipoca, chocolate quente e jantar especial, proporcionando um momento de convivência e acolhimento aos usuários. 

Prefeitura investe mais de R$ 4,6 milhões em ciclovias

A infraestrutura cicloviária de Campo Grande será requalificada em três regiões da Capital, com investimento superior a R$ 4,6 milhões. A homologação do processo licitatório será publicada nos próximos dias no Diário Oficial. O montante de R$ 4.620.591,86 será aplicado em intervenções nas avenidas Cônsul Assaf Trad, Zulmira Borba, Narsi Siufi e Nelly Martins Coelho, além dos acessos e entorno do Parque do Sóter, com recuperação do pavimento e da sinalização para ampliar a segurança e as condições de uso da malha cicloviária.

#ParaTodosVerem: A imagem mostra operários e máquinas trabalhando em uma obra de pavimentação em um bairro residencial de Campo Grande.