Blog Cultura Noticias

Grupo de mulheres do Residencial Vista Alegre participa de aula de yoga

Um grupo de 10 mulheres moradoras do Residencial Vista Alegre, no Colinas do Sul, participou, nesta quinta-feira (28), de uma aula de yoga no Espaço Aquarius Holístico, no bairro de Tambauzinho. Com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida para as mulheres, a iniciativa foi da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Habitação Social (Semhab).

O grupo foi formado por mulheres donas de casa idosas que participam das atividades do Programa Pós-ocupacional, desenvolvido nos residenciais construídos pelo programa habitacional do Município. “O prefeito Cícero Lucena sempre tem dito que o nosso objetivo deve ser melhorar a qualidade de vida e a autoestima dessas pessoas, que são de origem humilde e muitas dessas mulheres viveram em barracos de papelão, lona e plástico, sem nenhum conforto durante muito tempo, mas que mudaram de vida quando a família recebeu um apartamento construído pela Prefeitura”, destacou Socorro Gadelha, secretária de Habitação Social da Capital.

“Aproveito a oportunidade para agradecer a professora Dayana Alves Echeparne, que abriu as portas do Espaço Aquarius Holístico para receber essas mulheres, cuja vida é cuidar da família, dos filhos, dos netos e dos afazeres domésticos. Hoje, elas tiveram a oportunidade de vivenciar um momento muito satisfatório com a aula de yoga, relaxando o corpo e a mente”, salientou.

Gadelha adiantou que essas mulheres participam das atividades físicas oferecidas no residencial pela Semhab e também do grupo ‘Mulheres Poderosas’, que faz um trabalho de integração e ajuda mútua entre elas, o que leva a uma qualidade de vida melhor e eleva a autoestima delas. “A nossa equipe técnica e social é multiprofissional e através do nosso trabalho social nós descobrimos as carências e buscamos uma maneira de ajudá-las”, frisou.

A iniciativa de levar o grupo para uma aula de yoga foi dos técnicos sociais Berg Senna e Cláudia Gouveia, que é terapeuta holística e explicou que através da aula de yoga essas mulheres vão meditar e compreender seus próprios limites e, diante disso, buscar a solução para as dificuldades que enfrentam no dia a dia.

“Nós desenvolvemos muitas atividades com o grupo e nossa convivência começou quando elas chegaram para morar no residencial e, assim, nós podemos ter um perfil dessas mulheres e sabendo de suas carências e dificuldades, buscamos um meio de autoajuda e cooperação mútua e a aula de yoga leva a uma reflexão até espiritual, o que resulta na elevação da autoestima e na qualidade de vida”, explicou a terapeuta holística Cláudia Gouveia, que coordena o grupo Mulheres Poderosas.