Com o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Campo Grande, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio da Coordenadoria da Rede de Urgência e Emergência (CRAUE) e em parceria da CGES, promoveu, nesta quarta-feira (16), capacitação prática em Manejo de Vias Aéreas, ministrada pelo médico Ian Chaves, voltada exclusivamente para os profissionais médicos que atuam nas áreas vermelha e amarela das unidades de urgência e emergência da Capital.
Dividida em dois turnos, a capacitação reuniu 60 profissionais – 30 em cada período – e abordou técnicas de intubação orotraqueal em adultos e crianças. O objetivo é padronizar condutas e garantir mais segurança nos atendimentos críticos realizados nas unidades.
A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, destacou a importância da iniciativa. “Essa capacitação é mais uma estratégia da gestão para cuidar de quem cuida. Sabemos que a pressão nas emergências aumenta nesse período, e preparar nossos profissionais é garantir qualidade no atendimento e salvar vidas”.
A coordenadora da Rede de Urgência e Emergência da Sesau, Ana Paula Cangussu, enfatiza que essa não será a primeira capacitação organizada para os médicos. “Iniciamos com duas turmas, mas há uma grande demanda por parte dos profissionais que compõem as unidades de saúde e pretendemos ampliar o número de capacitação já nas próximas semanas. O nosso compromisso é garantir que todos os médicos estejam preparados para os desafios dessa sazonalidade respiratória”.
A médica infectologista Letícia Marques Brandão, da rede municipal e integrante da CRAUE, destacou o caráter oportuno da ação. “Com o aumento dos casos de síndrome respiratória grave, tanto em adultos quanto em crianças, essa oficina vem capacitar os médicos no manejo das vias aéreas. Estamos atualizando protocolos e oferecendo um espaço para sanar dúvidas práticas, com todos os recursos disponíveis nas unidades”.
Letícia também ressaltou que a alta demanda por atendimento respiratório reforça a necessidade de preparo técnico contínuo. “Esperamos, a partir desta capacitação, melhorar a resposta clínica e evitar eventuais desfechos desfavoráveis. Essa qualificação é essencial para os profissionais que estão na linha de frente”.
O médico Elton Moriya, também da CRAUE, reforçou o foco prático do treinamento. “Estamos trabalhando procedimentos essenciais, como a intubação em pacientes pediátricos e adultos, além de revisar o uso correto dos equipamentos disponíveis. É um preparo técnico fundamental para quem atua diretamente nas emergências”.
Dados Epidemiológicos
Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Sala de Situação da Sesau (15/04), Campo Grande já contabiliza 842 notificações de SRAG em 2025, com 405 casos confirmados e 19 óbitos.
Entre os agentes causadores identificados estão Influenza (118), Rinovírus (86), Covid-19 (44), entre outros.
A média diária de atendimentos por doenças respiratórias ultrapassou 1.800 registros nas primeiras semanas de abril.
#ParaTodosVerem A imagem de capa e as internas mostram a capacitação. A última imagem é um boletim epidemiológico.