Arquivo do Autor: asemanaagora.com.br

Agência Minas Gerais | Governo de Minas encerra participação na London Climate Action Week 2026 e fortalece cooperação internacional

O governador Mateus Simões encerrou, nesta quarta-feira (24/6), sua participação na Semana de Ação Climática de Londres (London Climate Action Week 2026), um dos principais fóruns globais voltados à implementação da agenda climática. Ao longo de três dias de atividades, a delegação mineira reforçou o posicionamento do Estado como referência em governança climática, transformação digital e desenvolvimento sustentável, ampliando o diálogo com governos, investidores e instituições internacionais.

No último dia da programação, Simões participou do painel “Climate Disinformation: Start, Stop and Scale”, que reuniu lideranças internacionais para discutir os impactos da desinformação climática e os desafios impostos pela disseminação de informações falsas em um contexto de eventos extremos e transformação digital.

“Desinformação é um problema, seja em saúde pública, seja na pauta climática, tanto no que diz respeito a como o clima vem se alterando, quanto a soluções que a gente tem disponíveis para reversão ou interrupção deste processo. Então, fechando a nossa participação na Semana de Ação Climática de Londres, temos a alegria de saber que a gente mantém a posição de referência nacional entre os estados em políticas climáticas”, salientou o governador Mateus Simões.

Durante os debates, o Governo de Minas apresentou experiências que vêm consolidando uma governança baseada em ciência, transparência e tecnologia. Entre os destaques estiveram o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), a Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema), a Plataforma MRV Climático e o sistema MG Florestas, baseado em blockchain, iniciativas que fortalecem a integridade da informação e a confiança pública.

Ao término do painel, o governador participou da gravação de um vídeo institucional promovido pelo Climate Group, reforçando o papel dos governos subnacionais na implementação das ações climáticas e na construção de soluções concretas para adaptação e desenvolvimento sustentável.

Governos estaduais

A edição de 2026 da Semana de Ação Climática de Londres (London Climate Action Week) ocorreu em um contexto marcado pelo legado da COP 30 e pela crescente importância dos governos estaduais na implementação das políticas climáticas.

Os debates concentraram-se em financiamento climático, adaptação, segurança energética, minerais críticos e mecanismos de transição para uma economia de baixo carbono.

Minas em destaque

Ao longo de três dias, Minas Gerais buscou consolidar sua inserção internacional e ampliar oportunidades de cooperação e atração de investimentos associados à economia verde. Com ativos estratégicos nas áreas de energia renovável, bioeconomia, minerais críticos, infraestrutura resiliente e finanças sustentáveis, o estado tem se posicionado como uma das principais plataformas latino-americanas para a implementação da transição energética e da agenda climática.

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Lyssandro Norton Siqueira, a participação na London Climate Action Week reafirma a capacidade de Minas Gerais de transformar políticas públicas em resultados concretos.

“A agenda climática global entrou em uma nova fase, em que a capacidade de implementação se torna tão importante quanto a definição das metas. Minas Gerais tem demonstrado que é possível combinar desenvolvimento econômico, inovação tecnológica e sustentabilidade. Encerramos nossa participação em Londres fortalecendo parcerias e mostrando que os governos subnacionais têm um papel decisivo na construção de soluções para os desafios climáticos”, afirmou.

Além do governador Mateus Simões e do secretário da Semad, Lyssandro Norton Siqueira, a delegação mineira contou com a participação da superintendente de Qualidade Ambiental e Mudanças Climáticas da Semad, Renata Araújo.

Parceria entre SMAS e Firjan Senai oferece 314 vagas gratuitas para qualificação profissional

Estão abertas as inscrições para 314 vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos oferecidos pelo Firjan Senai no segundo semestre […]

O post Parceria entre SMAS e Firjan Senai oferece 314 vagas gratuitas para qualificação profissional apareceu primeiro em Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio.

Com Neymar de volta, Brasil encara Escócia, velha conhecida em Copas

A caminhada do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo chega ao fim nesta quarta-feira (24). A partir das 19h (horário de Brasília), a seleção canarinho encara a Escócia em Miami (Estados Unidos), pelo Grupo C.

Os brasileiros lideram a chave com os mesmos quatro pontos de Marrocos, mas ficam a frente pelo saldo de gols (três a um). Os escoceses, com três pontos, estão em terceiro, seguidos pelo Haiti, zerado.

O Brasil tem somente um desfalque. Com uma lesão no músculo posterior da coxa direita, Raphinha está fora. Por outro lado, o também atacante Neymar, recuperado de uma contusão grau dois na panturrilha direita, poderá, enfim, estrear na Copa do Mundo.

Mural em SP celebra futebol feminino um ano antes da Copa no Brasil

Ancelotti vê Neymar em condição de jogo e acena com Rayan titular

Sem atuar há mais de um mês, o camisa 10 treinou sem restrições com o restante do grupo ao longo da semana.

Grupo indefinido

No mesmo horário do jogo em Miami, marroquinos e haitianos medem forças em Atlanta (Estados Unidos). Se os caribenhos já estão eliminados, os Leões do Atlas (apelido do time africano) ainda brigam pela liderança do grupo.

O primeiro critério de desempate seria o confronto direto, mas como Brasil e Marrocos ficaram no 1 a 1 em Nova Jersey (Estados Unidos), no último dia 13 de junho, a disputa será no saldo de gols.

Manter a primeira colocação do grupo é considerado essencial pela comissão técnica. Desta forma, o Brasil poderá seguir baseado em Nova Jersey, onde o grupo já está adaptado, pois os jogos até uma eventual final seriam todos nos Estados Unidos.

Copa 2026 com Brasil em campo: veja as partidas desta quarta-feira

Alex Escobar passa mal durante cobertura da Copa do Mundo e é afastado temporariamente pela Globo

Se ficar em segundo, a seleção verde e amarela terá de fazer o confronto dos 16 avos de final em Monterrey (México), retornando ao território norte-americano apenas a partir das oitavas de final. Em ambos os casos, o adversário do mata-mata sai do Grupo F, que tem Holanda, Suécia, Japão e Tunísia.

Existe, ainda, a possibilidade de classificação como um dos oito melhores terceiros colocados da fase de grupos. Isso pode ocorrer se o Brasil perder da Escócia e Marrocos empatar ou vencer o Haiti. Neste cenário, os brasileiros podem ter pela frente Alemanha, México ou a seleção que ficar em primeiro lugar no Grupo I (França ou Noruega).

De olho no rival

Na Escócia, a expectativa é buscar uma classificação histórica. Nas oito participações anteriores, a seleção do Reino Unido, apesar de tradicional, sequer passou de fase.

O país está de volta a um Mundial após 28 anos e não vencia um jogo de Copa desde 1990. O jejum acabou com o triunfo sobre o Haiti, por 1 a 0, em Boston (Estados Unidos), no último dia 13, com gol do meia John McGinn, campeão da Liga Europa pelo Aston Villa (Inglaterra).

Além dele, outros destaques do time escocês são o lateral Andy Roberson, companheiro do goleiro brasileiro Alisson no Liverpool (Inglaterra), e o volante Scott McTominay, destaque do Napoli (Itália). O lateral Kieran Tierney, hoje no Celtic (Escócia), foi elogiado, em entrevista coletiva, pelo atacante Gabriel Martinelli, com quem atuou no Arsenal (Inglaterra).

Freguês histórico

Na história das Copas, esta será a quinta vez que Brasil e Escócia medirão forças na competição. A seleção escosesa se tornará a segunda que os brasileiros mais enfrentaram nos Mundiais, igualando-se a Itália, Holanda, México e à antiga Tchecoslováquia – a Suécia lidera a estatística, com sete jogos.

Diante da Escócia na edição de 1998, César Sampaio marcou o gol mais rápido do Brasil em estreias de Copa do Mundo. Foto:Fifaworldcup/Divulgação

Em 1974, na Copa sediada na Alemanha, as seleções ficaram no zero. Oito anos depois, no Mundial da Espanha, o Brasil goleou por 4 a 1, de virada, com gols do meia Zico, do zagueiro Oscar, do atacante Éder e do volante Falcão.

Em 1990, na Itália, novo triunfo canarinho, com o atacante Müller definindo o placar em 1 a 0. Por fim, em 1998, na abertura do Mundial da França, o volante César Sampaio e o lateral Tom Boyd (contra) balançaram as redes na vitória por 2 a 1.

A última vez que Brasil e Escócia se enfrentaram foi em um amistoso no Emirates Stadium, em Londres (Inglaterra). A seleção canarinho venceu por 2 a 0, com dois gols de Neymar. A equipe, à época dirigida por Mano Menezes, teve Júlio César; Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva, André Santos; Lucas Leiva (Sandro), Ramires, Elano (Elias) e Jádson (Lucas Moura); Neymar e Leandro Damião (Jonas).

Dólar sobe a R$ 5,20 e volta a atingir maior valor em três meses

Por MRNews

Em um dia de nervosismo no mercado financeiro, o dólar avançou e atingiu o valor mais alto em quase três meses nesta quarta-feira (24). A bolsa de valores encerrou o pregão em queda de quase 0,5%, pressionada pela baixa das ações de petroleiras e mineradoras.

O movimento refletiu a expectativa de juros mais altos nos Estados Unidos e a forte queda do petróleo, que recuou para o menor nível desde o início da guerra. Isso reduziu o apetite por ativos ligados a commodities (bens primários com cotação internacional).

O dólar comercial fechou esta quarta-feira (24) em alta de 0,28%, cotado a R$ 5,202, após atingir máxima de R$ 5,22 durante a manhã. Foi o segundo pregão consecutivo de valorização e o maior nível de fechamento desde 30 de março.

Chuva no RJ cancela show em transmissão gratuita de jogo do Brasil

MEC: queda do analfabetismo no Brasil é ligada a políticas na educação

A moeda americana ganhou força com a expectativa de que o Federal Reserve (Fed, Banco Central estadunidense) possa adotar uma postura mais restritiva diante de sinais de pressão inflacionária na economia dos Estados Unidos. O mercado aguarda a divulgação do índice de preços de gastos com consumo (PCE), principal indicador de inflação acompanhado pelo banco central americano.

O índice DXY, que mede o desempenho do dólar contra uma cesta de moedas fortes, operava próximo dos maiores níveis em mais de um ano, acumulando alta de cerca de 3% no ano.

No Brasil, analistas avaliam que a diferença entre as perspectivas de juros dos Estados Unidos e do Brasil reduziu a atratividade do chamado carry trade, estratégia baseada em ganhos com a diferença entre os juros altos na economia brasileira e as taxas estadunidenses, mais baixas.

Bolsa perde força

Principal índice da B3, o Ibovespa encerrou o dia aos 170.506 pontos, com queda de 0,44%, após três sessões consecutivas de alta. O índice chegou a subir pela manhã, mas perdeu força com a pressão das ações ligadas a commodities.

Roberto Kovalick interrompe cobertura da Copa do Mundo para noticiar tragédia em São Paulo no Jornal Hoje

Congolês leva Lumumba para a Copa e celebra legado do pan-africanista

O desempenho ocorreu em meio à queda dos preços do petróleo e à valorização do dólar, que pressionou metais básicos. Bancos também contribuíram para a baixa do índice. Na contramão, ações mais ligadas ao consumo interno tiveram ganhos, favorecidas pelo recuo das taxas de juros futuros.

Cenário internacional

Os investidores também acompanharam os sinais de avanço nas negociações entre Estados Unidos e Irã, além da retomada gradual do fluxo de navios pelo Estreito de Ormuz.

O alívio nas tensões externas reduziu o prêmio de risco sobre o petróleo e afetou empresas ligadas à energia. Ao mesmo tempo, o mercado monitora os próximos passos do Fed e os dados econômicos americanos para ajustar as expectativas sobre juros.

Petróleo recua

O petróleo caiu pelo terceiro pregão seguido e fechou no menor nível desde o início do conflito entre Estados Unidos e Irã, com o mercado reagindo à perspectiva de aumento da oferta global.

O contrato do Brent para setembro, parâmetro para a Petrobras, caiu 3,81%, encerrando a US$ 73,87 por barril. O barril do tipo WTI, do Texas, para agosto, recuou 3,92%, para US$ 70,34 por barril, chegando a operar abaixo de US$ 70 durante o dia.

A queda ocorreu após sinais de normalização do transporte de petróleo pelo Estreito de Ormuz e medidas envolvendo possíveis flexibilizações de restrições ao petróleo iraniano.

Analistas avaliam que o mercado passou a considerar menor risco de interrupção no fornecimento do petróleo, embora ainda acompanhe a evolução das negociações geopolíticas.

*com informações da Reuters.

Roda de conversa “Maracatu um importante foco artístico na cultura nordestina” é atração gratuita na Biblioteca Municipal nesta sexta-feira (26)



24 de junho de 2026

17:11

Por: Evelyn Azevedo

Os munícipes poderão participar, nesta sexta-feira (26), às 13h, da roda de conversa “Maracatu um importante foco artístico na cultura nordestina”, ministrada pelo artista plástico Alexandre Piol, que acontece na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, localizada no Alto da Boa Vista.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), o objetivo do evento é valorizar o trabalho dos autores locais e, ainda, incentivar o hábito da leitura entre a população.

Durante o encontro os participantes participarão de discussões sobre a cultura nordestina e conhecerão “As calungas”, bonecas que representam as matriarcas, guardiãs da memória da resistência e da ancestralidade desta tradição.

Alexandre é artista plástico desde 2019 e se especializou em flores e esculturas de E.V.A. Com o tempo adaptou essas técnicas para papéis recicláveis, com ênfase em papelão. É pós-graduado em História e Cultura Afro-Brasileira, e em psicopedagogia, pelo Instituto de Educação de Minas Gerais. Atualmente, está finalizando sua licenciatura em Artes Visuais, pela Faculdade Anhanguera de Sorocaba.

A atividade gratuita é voltada ao público a partir de 12 anos e não requer inscrição prévia. A Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” está localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo telefone: (15) 3228-1955.

IFSP encaminha ao CNE contribuição sobre diretrizes para formação inicial de professores – IFSP

Documento sistematiza manifestações da comunidade acadêmica sobre a minuta de alteração da Resolução CNE/CP nº 4/2024

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) encaminhou ao Conselho Nacional de Educação (CNE) sua contribuição institucional à Consulta Pública sobre a proposta de alteração da Resolução CNE/CP nº 4/2024, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores da Educação Básica.

A manifestação foi consolidada pela Pró-Reitoria de Ensino e Políticas Estudantis (PRE), por meio da Diretoria de Graduação (DGRA), a partir das contribuições recebidas no âmbito da Chamada Interna aberta à comunidade acadêmica do IFSP. O processo contou com a participação de campi, Diretorias e Coordenadorias da PRE, coordenações de cursos, Núcleos Docentes Estruturantes, colegiados, docentes, técnicos-administrativos e estudantes.

A consulta interna teve como objetivo qualificar a participação institucional do IFSP no debate nacional sobre as novas DCNs, considerando os impactos da minuta sobre os cursos de licenciatura, os cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e os cursos de segunda licenciatura. As contribuições foram analisadas quanto à pertinência pedagógica, coerência normativa, viabilidade institucional e possíveis repercussões acadêmicas, administrativas e regulatórias.

No documento encaminhado ao CNE, o IFSP reconhece avanços presentes na minuta, como a vedação da oferta de licenciaturas exclusivamente a distância, a regulamentação do formato semipresencial, a valorização das avaliações presenciais e a tentativa de melhor caracterizar atividades presenciais, síncronas, síncronas mediadas e assíncronas.

Ao mesmo tempo, a manifestação institucional aponta preocupações relevantes quanto à implementação das novas diretrizes, especialmente em relação ao estágio curricular supervisionado, à curricularização da extensão, aos prazos de adaptação dos cursos, às regras de transição para estudantes já matriculados, aos impactos sobre os Projetos Pedagógicos de Curso, à força de trabalho docente, aos sistemas acadêmicos e à articulação com as redes de Educação Básica.

Entre os principais pontos defendidos pelo IFSP estão a necessidade de maior segurança normativa, a previsão de regras de transição mais claras, a garantia dos direitos dos estudantes, maior flexibilidade para a organização das atividades de extensão, cautela na definição das regras de estágio e o reconhecimento das especificidades dos Institutos Federais na formação de professores, especialmente em razão de sua organização multicampi, pluricurricular e territorializada.

A contribuição institucional também destaca o papel estratégico do IFSP no campo da formação docente. De acordo com os dados sistematizados no documento, a instituição possui expressiva participação na oferta de licenciaturas no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, sendo um dos principais agentes públicos na formação de professores no país.

Para a PRE, a participação na consulta pública reafirma o compromisso do IFSP com a formação docente pública, democrática, socialmente referenciada e orientada pela qualidade acadêmica. O documento defende que a revisão das DCNs seja compreendida não apenas como ajuste normativo, mas como oportunidade de aprofundar o debate nacional sobre as condições concretas de formação dos professores no Brasil.

Acesse os documentos:

Ofício nº 26/2026 – DGRA-PRE/PRE-RET/RET/IFSP

Análise das contribuições recebidas

Notícia relacionada : IFSP abre chamada interna para contribuições à consulta pública sobre DCNs da Formação Inicial de Professores

Bandas Encantu’s e Líbanos animam São João Multicultural da Capital nesta quarta-feira

O São João Multicultural 2026, promovido pela Prefeitura de João Pessoa, se consolida como uma das maiores edições dos festejos juninos da Capital. Nesta quarta-feira (24), dia de São João, o público terá mais uma noite de programação no Parque Solon de Lucena, com muito forró ao som das Bandas Encantu’s e Líbanos, a partir das 19h. O evento segue até o próximo domingo (28), véspera de São Pedro, levando cultura, música e tradição junina para diversos bairros da cidade.

O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves, destaca a consolidação da programação junina no calendário de eventos da Capital. “Nós estamos vivenciando uma consolidação muito importante do nosso projeto de São João Multicultural. Estamos experimentando um momento muito especial na nossa cultura e o prefeito Leo Bezerra é muito assertivo e tem nos estimulado no sentido de desenvolvermos esse princípio, muito forte, do nosso São João, que é a garantia da diversidade das culturas, da multiplicidade das culturas”, ressaltou.

Marcus Alves destacou o sucesso de público na noite da véspera de São João, nesta terça-feira (23). “Veja o sucesso que foi os shows de Gitana Pimentel, da Danieze Santiago, da Raphaela Santos. Três mulheres únicas e muito fortes, simbólicas do forró e da música brasileira. Ao mesmo tempo, a gente tem as culturas populares no Parque Solon de Lucena”, ressalta.

A programação do São João Multicultural segue até o próximo domingo (28). “Ainda teremos um recorte muito forte com grandes cantores e trios e bandas de forró, como Dida Pachequinho, Ivo Iviny e tantos outros que estão previstos para se apresentar nos bairros de João Pessoa. É preciso reafirmar o agradecimento às instituições e às pessoas que nos apoiam, porque isso é um projeto do Governo Municipal, que a Funjope viabiliza. A Prefeitura recebeu apoio do Ministério do Turismo, via Sesc, Senac, e suporte do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura. São parceiros que agregam valor ao nosso projeto de São João”, destaca.

Toda a infraestrutura montada para a realização do São João Multicultural 2026 é fruto de uma ação conjunta de diversas secretarias e órgãos municipais, a exemplo das Secretarias de Comunicação (Secom), Infraestrutura (Seinfra); Desenvolvimento Urbano (Sedurb); Saúde (SMS); Educação e Cultura (Sedec), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb); Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM); além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP). O evento também conta com o apoio dos efetivos das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros.

Em madrugada com sensação de -2ºC, Inverno Acolhedor abriga 80 pessoas  – CGNotícias

A primeira noite da terceira fase da operação Inverno Acolhedor ofereceu abrigo a 80 pessoas e três animais de estimação no Parque Ayrton Senna. Com a sensação térmica prevista de até -2ºC nesta madrugada (24), as equipas da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SAS) anteciparam o transporte dos cidadãos em situação de rua para assegurar proteção rápida contra as baixas temperaturas. 

O acolhimento começou às 17h30, com a saída do primeiro carro do Centro POP. No local, os abrigados encontram salas preparadas com colchões, cobertores, alimentação quente e agasalhos. A estrutura entra em funcionamento sempre que os termômetros registram 12ºC ou menos. Durante a madrugada, 12 indivíduos procuraram o espaço de forma espontânea. 

A iniciativa engloba cuidados de saúde por meio do programa Consultório na Rua, conduzido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Os animais de companhia também dispõem de ração e proteção térmica. No período da manhã, as pessoas que passaram a noite no abrigo regressam ao Centro POP para higiene pessoal, refeições e integração na Rede de Assistência Social. 

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento, destacou a abordagem do programa. “Aqui elas são acolhidas, aquecidas e alimentadas. E através das histórias deles, das conversas, a gente consegue encaminhar para os demais serviços de assistência social”, disse. 

A solidariedade é parte estrutural do projeto. Voluntários da Fundação Fumagros prepararam as 300 marmitas servidas na primeira noite, enquanto o grupo Anjos da Madrugada distribuiu lanches. O presidente da instituição, Leandro Borges de Oliveira, partilhou o propósito da ação conjunta. “A nossa missão é servir o próximo, e participar de um projeto como esse é muito gratificante, é muito enriquecedor porque podemos contribuir com a sociedade”, frisou. 

Serviço de Apoio e Doações 

A população pode doar cobertores e roupas de inverno no Parque Ayrton Senna, a partir das 17h nos dias de operação, ou na Rua Venâncio Borges do Nascimento, 377, no Jardim TV Morena. Solicitações de resgate em noites frias devem ser feitas para o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) através dos telefones (67) 99660-6539 e (67) 99660-1469. 

#ParaTodosVerem: A imagem mostra uma funcionária da SAS de costas e, em segundo plano, colchões no chão e pessoas abrigadas

Nova Iguaçu inicia vacinação com Pneumo 20 para crianças de até cinco anos

Nova Iguaçu inicia vacinação com Pneumo 20 para crianças de até cinco anos




 

 

Crianças menores de cinco anos de Nova Iguaçu já podem receber a vacina Pneumo 20 na rede municipal de saúde. A aplicação do novo imunizante começou nesta quarta-feira (24) em seis pontos de imunização.

A Pneumo 20 protege contra 20 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae, responsável por doenças graves como pneumonia, meningite e outras infecções que podem causar internações, sequelas e até óbito. O objetivo é ampliar a proteção das crianças contra essas doenças durante a primeira infância.

O esquema de transição recomendado prevê a aplicação da primeira dose da Pneumo 20 aos 2 meses de vida, a segunda dose da Pneumo 10 aos 4 meses e a dose de reforço da Pneumo 20 a partir dos 12 meses.

“A chegada da Pneumo 20 representa um avanço importante para a proteção das nossas crianças. A vacinação continua sendo uma das principais ferramentas para prevenir doenças graves e reduzir internações, por isso é fundamental manter a caderneta vacinal em dia”, destacou o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti.

Para receber a vacina, é necessário apresentar a caderneta de vacinação da criança, documento de identidade ou CPF e comparecer à unidade de saúde acompanhado por um responsável.

A vacinação está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, nas Clínicas da Família Elaine Ambrósio e Jardim Paraíso (Patrícia Marinho) e nas Policlínicas de Miguel Couto e Vila de Cava.

No Centro de Saúde Vasco Barcelos e na Policlínica do Shopping Nova Iguaçu, o serviço também é oferecido aos finais de semana, das 8h30 às 16h e das 8h às 20h, respectivamente.

Confira abaixo os endereços das unidades de saúde:

Centro de Saúde Vasco Barcelos
Endereço: Rua Bernadino de Mello, nº 1.825 – Centro

Clínica da família Elaine Ambrósio
Endereço: Rua Cel. Monteiros de Barros, nº 783 – Austin

Clínica da Família Jardim Paraíso (Patrícia Marinho)
Endereço: Rua do Ingá, s/n – Guandu

Policlínica de Vila de Cava
Endereço: Rua Tenente Álvaro Gonçalves, nº 103 – Vila De Cava

Policlínica de Miguel Couto
Endereço: Rua Digomar Simões e Souza s/nº – Miguel Couto

Policlínica do Shopping Nova Iguaçu
Endereço: Avenida Abílio Augusto Távora, nº 1111 – Luz

Prefeitura abre licitação para obras de asfalto e drenagem – CGNotícias

A Prefeitura de Campo Grande abriu licitação para a contratação de empresas especializadas que serão responsáveis pela execução de obras de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais em diversas regiões da Capital. Os investimentos previstos ultrapassam R$ 188 milhões e integram o planejamento municipal de ampliação da infraestrutura urbana.

O aviso da Concorrência Eletrônica nº 008/2026 foi publicado na edição desta quarta-feira (24) do Diogrande. O processo é coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) e contempla a execução de obras voltadas à melhoria da mobilidade urbana, da segurança viária e das condições de tráfego nos bairros beneficiados.

As intervenções serão realizadas em diferentes regiões da cidade, incluindo a Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Bosque da Saúde, Jardim Noroeste (Lote 3), Jardim Mansur, Jardim Auxiliadora (Etapa B), Complexo Itatiaia (Etapa D), Jardim Los Angeles, Porto Galo, Parque Residencial Lisboa, Guanandi II, Jardim Tarumã, Coophavila, Batistão, Jardim Santa Emília, Residencial Aquarius I e II, Jardim São Conrado, Jardim Aero Rancho, Vila Nogueira, Vila Aimoré, Vila Amapá, Jardim das Nações, Jardim Tijuca II e Jardim Verdes Mares.

Os recursos fazem parte do planejamento da Prefeitura para ampliar a cobertura de pavimentação e drenagem em Campo Grande. Somente em 2026, a previsão é investir cerca de R$ 240 milhões em obras do setor. Até 2028, o volume total de investimentos deve alcançar R$ 640 milhões.

Durante a autorização para abertura do processo licitatório, a prefeita Adriane Lopes destacou que os investimentos são resultado do equilíbrio fiscal adotado pela administração municipal e da articulação com parceiros institucionais.

“Essas melhorias em obras de pavimentação asfáltica e drenagem da Capital se devem ao plano de equilíbrio fiscal, com a contenção de despesas da Prefeitura, que possibilitou a obtenção do financiamento para essas obras, além do apoio da bancada federal, que destinou R$ 100 milhões para investimentos em infraestrutura em Campo Grande”, afirmou.

As empresas interessadas poderão encaminhar propostas até as 7h44 do dia 10 de julho de 2026. A abertura da sessão pública para disputa de preços está prevista para as 7h45 da mesma data, em ambiente eletrônico