Campus Mauá realiza terceira audiência pública no dia 23 de outubro – IFSP

Audiência será realizada no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação a partir das 18h30; acompanhe a transmissão aqui

O IFSP realiza, no próximo dia 23 de outubro, às 18h30, a terceira audiência pública para implantação do Campus Mauá. Aberto à participação de toda a comunidade, o evento será realizado no Anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação – 10º andar (Boulevard-Prédio “redondo”), localizado na rua da Matriz, 14, Mauá, SP.

Nessa última audiência pública, serão apresentados os resultados da consulta pública na qual a comunidade pôde opinar acerca dos eixos tecnológicos e cursos a serem ofertados pelo novo campus. Na oportunidade a população conhecerá o primeiro eixo tecnológico escolhido, bem como os cursos regulares que serão oferecidos a partir de 2026. 

 

Ações de prevenção ao câncer começa nessa sexta-feira  – CGNotícias

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realiza nesta sexta-feira (03), das 8h às 16h, na Arena Novos Estados, a primeira edição do Circuito Mais que Rosa. A ação abre a programação que, durante todo o mês, vai percorrer várias regiões da Capital com serviços voltados à saúde da mulher, em sintonia com a campanha Outubro Rosa. 

Inspirado na experiência exitosa do “Outubro Prosa”, o Circuito Mais que Rosa amplia a estratégia de descentralização da saúde, aproximando os serviços da comunidade. A proposta é fortalecer a prevenção do câncer de mama e do colo do útero e, ao mesmo tempo, ampliar o olhar para outras dimensões do cuidado integral da mulher em diferentes fases da vida. 

Amanhã, as moradoras poderão contar com consultas médicas e de enfermagem, práticas integrativas em saúde como a auriculoterapia, imunização conforme o calendário vacinal, além de orientações multiprofissionais nas áreas de nutrição, odontologia, psicologia e assistência social.  

Também serão disponibilizadas vagas para consultas com ginecologista, atendimentos de planejamento reprodutivo com oferta de DIU programado para inserção na unidade, bem como acompanhamento de programas sociais, como as condicionalidades do Bolsa Família. 

Outro destaque será a realização de exames preventivos, destinado a mulheres que já tenham iniciado a vida sexual, especialmente na faixa etária de 25 a 64 anos, e a mamografia, conforme critérios clínicos e indicação médica. O atendimento ocorrerá em formato de circuito, facilitando o acesso e garantindo acolhimento às mulheres durante todo o dia. 

Com a iniciativa, a Prefeitura espera aumentar a cobertura de rastreamento, detectar precocemente casos de câncer de mama e de colo do útero, reduzir a mortalidade por essas doenças e consolidar a atenção integral à saúde da mulher no município. 

O Circuito Mais que Rosa seguirá em outros distritos ao longo de outubro, levando ações semelhantes a diferentes regiões de Campo Grande. Confira a programação: 

  • 10/10 – Distrito Lagoa, Centro Comunitário Coophavila II 
  • 17/10 – Distrito Bandeira, USF Carlota – Praça do Preto Velho 
  • 24/10 – Distrito Anhanduizinho, Parque Ayrton Senna ou centro comunitário; e Distrito Imbirussu 
  • 24/10 – Poliesportivo Mamede Assem José – Vila Almeida 
  • 31/10 – Distrito Segredo, Parque Tarsila do Amaral 

Sine-JP ganha destaque nacional com homenagem a coordenadora em evento dos 50 anos da rede de empregabilidade

A coordenadora interina do Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP), Jessyka Barros, será homenageada no próximo dia 8 de outubro, em Brasília, com a medalha comemorativa aos 50 anos do Sine. A honraria, concedida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), será entregue a 30 servidores de todo o Brasil em reconhecimento às contribuições para a rede de empregabilidade.

A escolha dos homenageados levou em consideração o tempo de serviço prestado, destacando aqueles que contribuíram de forma significativa para o fortalecimento e consolidação do Sine em suas cidades de atuação. Na capital paraibana, o Sine é administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest).

Jessyka Barros trabalha no Sine João Pessoa há 10 anos. Ela conta que nesses anos de atuação viu de perto histórias de superação, conquistas e transformação de vidas por meio do trabalho e da inclusão. “Neste ano em que o Sine completa 50 anos, receber essa medalha comemorativa tem um significado ainda maior. É como se cada atendimento, cada orientação e cada oportunidade construída junto ao trabalhador ganhasse um brilho especial neste momento”, ressalta.

“Sinto uma alegria imensa por estar aqui, fazendo parte dessa história que não é só minha, mas de todos aqueles que acreditam que o trabalho dignifica, transforma e abre caminhos. Essa homenagem é um reconhecimento que me emociona profundamente e que renova a minha missão de servir com ainda mais dedicação”, acrescenta.

O Sine celebra cinco décadas de serviços prestados aos trabalhadores brasileiros, consolidando-se como uma das principais políticas públicas voltadas para a intermediação de mão de obra, qualificação social e profissional, além do apoio à geração de emprego e renda em todo o país.

Criado em 1975, o Sine tem sido um importante elo entre trabalhadores e empregadores, promovendo políticas que impactam diretamente na inclusão e na valorização da mão de obra brasileira.

Nova Iguaçu promove campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos nos dias 4 e 18 de outubro

Nova Iguaçu promove campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos nos dias 4 e 18 de outubro




A Prefeitura de Nova Iguaçu promoverá, nos dias 4 e 18 de outubro, a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. Cães e gatos a partir de três meses de idade poderão ser imunizados em 100 pontos distribuídos em escolas municipais, praças, igrejas e clubes, entre 9h e 14h. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde/Núcleo de Vigilância de Zoonoses e da Superintendência de Vigilância Ambiental em Saúde. Para garantir a segurança, os animais devem ser levados por adultos e estar com coleira.

“A raiva é uma doença viral grave e altamente letal, que afeta todos os mamíferos e pode ser transmitida ao ser humano. Não deixem de levar seus animais para serem vacinados. Cuidar da saúde dos pets também é cuidar da saúde de todos”, alerta o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti.

A raiva é uma zoonose transmitida principalmente por mordidas ou contato com a saliva de animais infectados. A imunização anual é recomendada para manter o controle da doença no município.

A lista completa dos pontos de vacinação, com endereço e data de funcionamento de cada unidade, está disponível no site da Prefeitura: novaiguacu.rj.gov.br/semus/vacinacao/campanhaantirrabicaanimal2025

Programas estruturantes comprovam que em MS há mais oportunidades para melhorar de vida – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Indígena da etnia Terena, Daniel de Oliveira Ezidio, de 25 anos, está em Campo Grande para realizar um sonho: se tornar médico e poder atender os povos originários na comunidade em que nasceu, no município de Aquidauana, no Pantanal Sul-mato-grossense.

Aluno do 8º semestre de Medicina na UEMS, ele conta com o auxílio do Governo do Estado, por meio do programa Supera MS, para continuar estudando. “Tenho desejo de voltar para casa com essa prática que aprendi aqui, da Medicina, voltar para a comunidade, para a minha origem”, conta.

Com o objetivo de estimular a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica nos cursos universitários e de educação profissional técnica e reduzir a evasão escolar, o MS Supera paga bolsa de estudo de um salário mínimo mensal. E esse é apenas um dos programas da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) estruturados para promover a melhoria definitiva da vida das pessoas.

Antes de receber o benefício, Daniel precisava conciliar o estudo em período integral com o trabalho noturno. “No primeiro, segundo até o terceiro ano de faculdade eu trabalhava numa pizzaria. Saía daqui (da UEMS) e ia pra lá. Vinha para a faculdade de manhã e à tarde; e à noite ia trabalhar na pizzaria. Saía de lá meia-noite e pouco”, diz.

Hoje, ele pode se dedicar integralmente aos estudos. Aluguel e alimentação são pagos com o dinheiro da bolsa. Em todo o Estado, 1.897 estudantes recebem o benefício.

O acadêmico de Medicina é o orgulho da família. Foi o primeiro a ingressar no Ensino Superior e o exemplo dele já está sendo seguido pelos irmãos.

“Logo quando eu entrei na universidade minha mãe falou para Deus e o mundo. Nós somos sete filhos. Foi a realização de um grande sonho para a gente. Eu sempre falava para mim: sou o primeiro, mas não quero ser o último. Atualmente, a minha irmã está fazendo Pedagogia, o meu irmão está fazendo História. Eles acabaram também entrando no Ensino Superior. Eu sempre incentivei, falei para eles: vamos estudar”.

De paciente a médico

O estudante explicou que escolheu a Medicina depois de viver na pele o drama dos pacientes que viajam quilômetros, de madrugada, para fazer tratamento de saúde na Capital.

“Desde pequeno, sempre tive uma grande proximidade com a Medicina. A gente vinha com o que a gente chamava de ‘Busão da Saúde’, de Aquidauana. Vinha de madrugada pra cá porque eu tinha que fazer acompanhamento com um urologista desde pequenininho porque sofria com cálculo renal. Sempre tive essa proximidade e vendo as complicações que existem no ambiente da saúde acabei me interessando pela área”.

Mas se depender da vontade dele, agora o médico estará mais perto da comunidade indígena em Aquidauana.

E é por conta de programas como o MS Supera, além do crescimento econômico do Estado e da geração de empregos e renda, que o Atlas da Mobilidade Social, do IMDS (Instituto de Mobilidade e Desenvolvimento Social), mostrou que Mato Grosso do Sul é o estado brasileiro onde há mais chances das pessoas melhorarem de vida. O levantamento, divulgado em junho deste ano, afirma ainda que a probabilidade de concluir o ensino superior em Mato Grosso do Sul está acima da média nacional.

Outros programas

Não é só o MS Supera que está mudando a vida das pessoas. Os 39 mil beneficiários do programa Mais Social também recebem muito mais do que um auxílio financeiro para a segurança alimentar.

Eles têm a chance de melhorar de vida por meio de iniciativas como o MS Qualifica, que oferece diversos cursos totalmente de graça, e do Programa de Apoio à Mãe, Mulher Trabalhadora e Chefe de Família, que concede apoio financeiro para o pagamento de creche particular para as beneficiárias poderem trabalhar sabendo que os filhos estão em um local seguro.

Além disso, com a missão de fazer de Mato Grosso do Sul o 1º estado brasileiro a erradicar a extrema pobreza, equipes percorrem as ruas dos 79 municípios do Estado para incluir no Mais Social famílias em situação de vulnerabilidade e sem nenhum programa social. 

Os dados mostram que o Estado está no caminho certo. Levantamento do CLP (Centro de Liderança Pública) divulgado no fim de agosto, o Ranking de Competitividade revela que o estado tem o 3º menor percentual de domicílios com renda per capita inferior à linha de pobreza, que é de R$ 218. O IBGE revela a mesma realidade. A pobreza extrema em Mato Grosso do Sul caiu 25% de 2022 para 2023, retirando mais de 56 mil pessoas da situação de vulnerabilidade.

Com programas estruturantes que incentivam estudo e qualificação, Mato Grosso do Sul também é destaque na geração de empregos e renda. O Estado é o 2º em produtividade do trabalho e o 6º em qualificação dos trabalhadores, ainda de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados. 

De janeiro a julho de 2025, foram criados 26.755 novos postos de trabalho com carteira assinada em Mato Grosso do Sul, de acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), com saldo positivo em todos os grandes grupos de atividade econômica.

O destaque ficou por conta do setor de Serviços (+10.226), seguido por Construção (+5.479), Indústria (+5.029), Agropecuária (+3.677) e Comércio (+2.346). 

Os números revelam ainda que, em Mato Grosso do Sul, economia, geração de oportunidades e programas estruturantes de assistência social andam de mãos dadas. É o que exemplifica o governador Eduardo Riedel.

“A pobreza extrema e a pobreza elas têm que encontrar duas grandes coisas para dar a porta de saída. Primeiro, a oportunidade de trabalho, renda. E segundo o acesso. O acesso vem pela educação, por pegar na mão, por estruturar uma família, por dar oportunidades outras que não só o emprego e a renda”, diz.

Para a secretária de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead), Patrícia Cozzolino, os próximos levantamentos irão mostrar uma queda ainda mais acentuada da miséria.

“Nós estamos fazendo história, tirando as pessoas da extrema pobreza. Invertemos a lógica dos programas sociais, que são estruturantes, indo atrás de quem mais precisa e dando oportunidade para que elas se desenvolvam e tenham oportunidades de aprendizado, qualificação, emprego e renda e possam construir uma nova vida”, finaliza.

Paulo Fernandes, Comunicação Sead
Fotos: Laucymara Ajala/Sead

ATENÇÃO: confira aqui o pack imprensa com as imagens da pauta

Agência Minas Gerais | Igam é reconhecido por boas práticas de governança e gestão

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) foi certificado pelo Instrumento de Maturidade de Governança e Gestão (IMGG), ferramenta do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos que avalia órgãos e entidades que operam recursos da União. O reconhecimento atesta o compromisso da instituição com a eficiência, a transparência e a melhoria contínua na administração pública.

Aplicado desde 2021, o IMGG funciona como uma autoavaliação estruturada em critérios objetivos, mas que só tem validade mediante a apresentação de documentos comprobatórios. Ou seja, além de relatar o nível de maturidade em que se encontra, cada órgão precisa evidenciar as práticas declaradas, garantindo credibilidade e rigor ao processo de avaliação.

Estruturado em sete critérios, sendo eles governança, estratégias e planos, público-alvo, sustentabilidade, capital intelectual, processos e valor público, o IMGG permite um diagnóstico detalhado das práticas institucionais e orienta a implementação de ciclos de aperfeiçoamento da gestão.

Na avaliação de 2024, o Igam recebeu a certificação na categoria bronze, com 95 pontos, um avanço significativo em relação ao ciclo anterior. Esse resultado evidencia o compromisso do Instituto com a excelência da gestão, a transparência e a modernização de seus processos internos. Nos dois anos desde a última avaliação, foi realizado um grande esforço institucional para alinhar a atuação da autarquia às melhores práticas estabelecidas pelo Governo Federal, numa sinalização de maturidade crescente.

Entre os destaques que contribuíram para o bom desempenho estão o lançamento do Sistema de Outorga de Uso de Recursos Hídricos, ferramenta digital que otimiza a análise e concessão de direitos de uso da água em Minas Gerais, e a implementação de mecanismos de monitoramento do planejamento estratégico da entidade. Essas ações refletem o investimento do Instituto na transformação digital e na governança de seus processos finalísticos, trazendo mais agilidade e transparência para a sociedade.

Para a chefe de gabinete do Igam, Clara Oyamaguchi, a certificação também reforça o compromisso da instituição com a melhoria contínua. “Um diferencial do IMGG é a elaboração de um plano de melhoria, no qual apontamos quais as ações ainda têm necessidade de serem melhor trabalhadas no Igam para alcançar o nível de excelência solicitado pelo Ministério. Desta forma, estamos sempre avaliando e aprimorando nossos processos, de forma a prestar o melhor serviço para o estado de Minas Gerais”, frisou. 

Além de reconhecer práticas já consolidadas, o processo também orienta o planejamento de novas ações. Com a certificação, o Igam fortalece sua atuação na gestão compartilhada e descentralizada dos recursos hídricos, assegurando a oferta adequada de água em qualidade e quantidade, em consonância com as necessidades de municípios, setores produtivos e da população em geral.

Com esse resultado, Minas Gerais reafirma seu protagonismo nacional na busca pela excelência em políticas públicas ambientais e na entrega de valor à sociedade. O desempenho do Igam mostra que, ao aliar inovação, governança e participação social, é possível avançar na construção de uma administração pública cada vez mais eficiente, moderna e transparente.

 

Inscrições para seleção de professores da Reme encerram nesta sexta (03) – CGNotícias

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Administração e Inovação (Semadi), que seguem até essa sexta-feira (03) as inscrições para o processo seletivo simplificado destinado à contratação temporária de professores para a Rede Municipal de Ensino (Reme).

O processo tem como objetivo formar cadastro de reserva para atender às necessidades das unidades escolares, em caráter temporário e de excepcional interesse público. Os selecionados poderão atuar com carga horária de até 20 horas semanais.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no período de 25 de setembro a 3 de outubro de 2025, no site https://concurso.fapec.org onde também está disponível o edital completo com todas as regras do certame.

O processo seletivo será composto por três etapas: inscrição on-line (eliminatória); prova escrita objetiva (eliminatória); prova de títulos (classificatória).

Podem participar candidatos com licenciatura plena ou normal superior, conforme o componente curricular ou etapa de ensino de interesse. O processo terá validade de 12 meses, a partir de janeiro de 2026, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com a Fapec pelo e-mail concurso@fapec.org

Mais informações sobre o edital no link https://diogrande.campogrande.ms.gov.br/download_edicao/eyJjb2RpZ29kaWEiOiIxMDAxMyJ9.pdf

Produtores de queijo da nossa região, atenção! – Prefeitura Estância Turística Guaratinguetá

O Governo do Estado de São Paulo está lançando o projeto Rotas do Queijo de São Paulo, uma iniciativa que vai valorizar e promover os produtores, suas histórias, sabores e saberes.

Convidamos os produtores locais e as queijarias a participarem, preenchendo o formulário com informações sobre seus queijos, atividades e experiências oferecidas.

Acesse: https://forms.gle/aNs2vCubKD7m4kMh8

Participe e ajude a fortalecer a tradição e a qualidade do queijo paulista!

Primeiro censo da população de rua de Mato Grosso do Sul vai nortear políticas públicas – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Gilmar dos Santos Gonçalves mora em uma das principais avenidas de Campo Grande, mas quase ninguém vê.

A moradia dele está escondida.

É um barraco improvisado, com pedaços de madeira, escorado na encosta do rio Anhanduí, no meio da Norte-Sul – antigo apelido da avenida Ernesto Geisel e suas continuações, chamada assim por cortar a cidade de uma ponta a outra.

Há 20 anos ele mora na Capital, sobrevivendo de doações e da venda de materiais recicláveis e convivendo com incertezas de quem não tem praticamente nada. “Comida, quando as pessoas não dão na rua, a gente pede”, conta. “Sempre morei na rua aqui em Campo Grande. Na minha cidade também, em Goiás, morava no meu barraquinho na beira do rio, assim”.

Para entender quantas pessoas estão na mesma situação que ele e incluí-las nas políticas públicas, o Governo de Mato Grosso do Sul somou esforços com a Defensoria Pública Estadual e a Prefeitura de Campo Grande e deu início, nesta semana, ao primeiro censo da população de rua do Estado. Também participam do levantamento a Segem/Segov (Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica) e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

A secretária de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead), Patrícia Cozzolino, explica que a iniciativa vem no sentido de dar dignidade a essa população.

“Essa decisão foi tomada aqui no gabinete por mim e pelo secretário Anderson Warpechowski (adjunto) buscando contabilizar as pessoas em situação de rua no Município de Campo Grande para que este número e as condições nas quais elas se encontrem sejam subsídio para as políticas públicas de Estado que ainda vão surgir e também para adequação dos programas sociais e benefícios que existem à disposição das pessoas sul-mato-grossenses”, informa. 

Censo da população de rua na Capital (Foto: Monique Alves)

Na primeira etapa do censo, funcionários da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) e do programa Mais Social, da Sead, foram a campo fazer a contagem das pessoas.

A coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), defensora pública Thaisa Raquel Medeiros de Albuquerque Defante, conta que o trabalho começou no ano passado. 

“A Defensoria Pública de MS mobiliza a realização do 1º Censo da População em Situação de Rua desde 2024 e, por isso, essa primeira etapa da contagem é uma importante conquista para a Defensoria, para essas pessoas, que por diversos motivos estão nessas condições, e para todo o município de Campo Grande. Esse trabalho em grupo permitirá o alinhamento e a construção de políticas públicas mais efetivas. A intenção é evitar que pessoas cheguem às ruas; criar condições para que aquelas que já estão, consigam sair; e, principalmente, assegurar dignidade a quem permanecer”, afirma.

Governo de MS participa desta iniciativa na Capital (Foto: Monique Alves)

Já a secretária de Assistência Social e Cidadania do município, Camilla Nascimento, reforça a importância do levantamento.

“O crescimento dessa população nos últimos anos é notável, mas até então não havia dados concretos voltados exclusivamente para a população em situação de rua porque nunca houve um censo para mostrar realmente o tamanho e o perfil dessa população em Campo Grande. Por isso, realizar essa contagem e a caracterização do perfil dessas pessoas é fundamental para que nossas ações sejam eficazes e possam orientar futuras políticas, levando qualidade de vida a essa população, já que nenhuma gestão consegue fazer política pública sem estudo, por isso a importância de um diagnóstico inicial. A partir do Censo, teremos um ponto de partida sólido para a construção de políticas sociais mais direcionadas e integradas com os atores que atuam na Assistência Social”, avalia.

Vida difícil

O trabalho pode impactar na vida de Gilmar dos Santos, que se equilibra, na encosta íngreme, na frente da barraca improvisada, com o auxílio da corda que serve de varal. Enquanto um metro acima os carros passam rápido pelo prolongamento da Presidente Ernesto Geisel, avenida que dá acesso a um shopping, a um ginásio esportivo e a um grande parque público, o tempo passa em outro ritmo lá embaixo e ele parece já não ter certeza do tempo e nem da própria idade.

“Quando as pessoas perguntam, eu digo que tenho 60 anos”, diz. O sonho dele é ter melhores condições para trabalhar com reciclagem. “Eu sou tão ignorante. Eu queria uma reciclagem, trabalhar para mim mesmo. Eu começo a melhorar de vida, alguém vem e leva tudo. Uma vez me levaram 10 metros de reciclagem”, finaliza.

ATENÇÃO: confira aqui as entrevistas e imagens de apoio da reportagem 

Paulo Fernandes, Comunicação da Sead
Foto da capa: Vitor Ilis/Defensoria Pública

Festival do Rio tem início trazendo o melhor do cinema brasileiro e internacional para os cariocas   – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A programação oficial do 27ª Festival do Rio, que se estende de hoje (2/10) a 12 de outubro, conta com sessões especiais e gratuitas, exibições com acessibilidade, mostras paralelas, homenagens e uma seleção de títulos que refletem a diversidade e a variedade da produção brasileira e internacional. A Prefeitura apoia o Festival do Rio há várias edições e, neste ano, será coprodutora ou apoiadora de 22 dos 124 filmes brasileiros exibidos na programação da Premiere Brasil, área da programação dedicada a filmes nacionais. As parcerias, tanto no financiamento do festival, como dos filmes se dão por meio da RioFilme, via fomento direto ou pelos editais do Programa de Fomento ao Audiovisual Carioca, em uma parceria bem-sucedida entre as políticas públicas municipais e a indústria audiovisual carioca.

Os equipamentos públicos municipais também são parceiros do evento, muitos deles serão ocupados por boa parte da programação, como os CineCarioca José Wilker, CineCarioca Nova Brasília, Museu do Amanhã, Parque Susana Naspolini, em Realengo, entre outros. Além disso, a área de mercado do Festival, o Pavilhão do RioMarket, é realizado mais uma vez no Armazém da Utopia, no Porto Maravilha.

Este ano, a programação do festival traz 900 sessões, com 186 filmes de 74 países. A curadoria internacional apresenta o melhor do que está sendo realizado no cinema mundial, 16 dos filmes que serão exibidos são os indicados por seus países para concorrer ao Oscar.

O Festival tem uma lista de 120 convidados internacionais de renome, entre eles a estrela do cinema francês Juliette Binoche, que, além de apresentar um filme como realizadora, estará também celebrando os 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a França, tema que irá pautar parte da programação franco-brasileira. Além dela, estão previstas as presenças de Bill Kramer, CEO da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, Thomas ROSSO, programador da Semana da Crítica de Cannes e Blandine Lenoir, convidada pelo programa em parceria com o Fórum des Images, destacando o Rio como sede de encontros de instituições de renome internacional no circuito dos maiores eventos de cultura do mundo.

Presença da RioFilme nos debates do RioMarket  

A RioFilme participará de uma série de painéis e seminários que serão realizados na área de negócios do Festival do Rio, reafirmando a posição da empresa como referência no audiovisual brasileiro e nas políticas públicas que pautam o setor. O espaço funciona como um importante ponto de encontro para atualizar o debate sobre inovação no audiovisual, com mesas e masterclasses para o mercado e uma seleção aberta ao público com ingressos gratuitos. Além de receber profissionais do mercado, a sede do festival no Armazém da Utopia oferecerá programação especial para o público em geral, mediante inscrição prévia on-line, sempre divulgada no site do festival e em suas redes sociais.

Durante a agenda do RioMarket, na sexta-feira (3/10), às 10h, a RioFilme anuncia uma parceria com o Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (Icab), a partir da assinatura de um Termo de Cooperação Cultural visando o desenvolvimento e fortalecimento do setor. A parceria tem como objetivos promover o desenvolvimento da indústria audiovisual no Rio de Janeiro, atrair produções nacionais e internacionais e incentivar a qualificação profissional. A primeira ação será um pacto da RioFilme com a plataforma de imagens IMAGin, que garante um benefício a produtoras parceiras da RioFilme: um desconto de 40% de na compra de imagens dentro da plataforma. Para obter o benefício, o produtor precisa se cadastrar no banco de imagens. Os detalhes serão apresentados no painel. O debate será conduzido pelo presidente da Riofilme, Leonardo Edde, e pelo CEO da IMAGin, Marco Antonio Coelho.

 

Confira a agenda completa da RioFilme no Rio Market:    

Dia 2/10 – Quinta-Feira 
Horário: 16:00 h – 17:00 h
Painel “Fundos e Financiamento para Não-Ficção”
Maurício Hirata – Diretor de Investimentos da RioFilme
Nesse painel, as apresentações serão focadas em como capitalizar fundos para coproduções de filmes nacionais e estrangeiros com orientações práticas para acessar recursos.

 

Dia 3/10 – Sexta-Feira 
Horário: 10:00 h – 11:00 h
Painel: O novo banco de imagens das produtoras Brasileiras
Leonardo Edde – Presidente da RioFilme e Marco Antônio Coelho – CEO IMAGin
Nesse painel, as apresentações serão sobre o funcionamento de bancos de imagens no Brasil, no qual consiste em promover e comercializar imagens feitas por produtoras independentes.

Horário: 14h30 – 18h30
Rendez-Vous UniFrance (Encontro entre Produtores Franceses e Brasileiros)
Daniel Celli – Coordenador da Rio Film Commission

 

Data: 6/10 – Segunda-Feira
Horário: 11h – 12h30
Leonardo Edde – RioFilme e Marcelo Freixo – Embratur.
Painel: Turismo de Tela: O Audiovisual que conecta Indústrias e Projetam o Brasil ao Mundo Painel abordará a ideia de um turismo dentro da tela, no qual o telespectador possa conhecer novas paisagens e culturas através do audiovisual, conectando indústrias e apresentando mais do Brasil ao mundo.

Horário: 14h – 17h
Leonardo Edde – RioFilme
Round Table: Planejamento Estratégico para a Nova Governança da Indústria do Audiovisual

Horário: 15h – 16h
Painel: Film Commission: Atração de Produções e Investimentos para Projeção Global do Brasil Painel ensinará como atrair investidores e produtores para realizações de projetos brasileiros com um maior alcance global, promovendo técnicas de abordagem e projeção.
Mediação: Christiano Braga (Embratur) Convidados: Daniel Celli – Coordenador Rio Film Commission; John Rakich – Presidente do Location Managers Guide; Gisela Perez – Coordenadora de Parcerias Internacionais do FICCI Festival Internacional de Cartagena

 

Dia 7/10 – Terça-Feira
Horário: 14h – 15h
Maurício Hirata – Diretor de Investimentos da RioFilme; Lyara Oliveira CEO Spcine e Eliane Parreiras – Secretária Municipal de Cultura de Belo Horizonte
Painel: Modelo de construção de uma Política de Estado Regional para o Audiovisual
O Painel apresenta propostas para o desenvolvimento de um modelo sólido de política de Estado voltada ao audiovisual em nível regional. Serão discutidos instrumentos de fomento, estratégias de governança e mecanismos de articulação entre governo, setor privado e sociedade civil.

Horário: 14h – 18h
Leonardo Edde – Presidente RioFilme e Representantes de municípios do Estado do Rio.
4ª Reunião Intermunicipal de Desenvolvimento da Indústria Audiovisual do Estado do Rio de Janeiro.
O encontro trata de pautas conjuntas para o fortalecimento de uma rede de ações para o audiovisual entre os municípios do Rio.

Categoria:

  • 2 de outubro de 2025
  • Marcações: cinema Festival do Rio filmes Prefeitura do Rio RioFilme