Equipes do Samu e Corpo de Bombeiros realizam trabalho de parto com sucesso no Jardim Eucaliptos – Agência de Notícias



28 de junho de 2025

11:40

Por: Secom

Um parto foi realizado, na manhã deste sábado (28), no Jardim Eucaliptos. A mamãe, que estava com fortes dores e contrações a cada três minutos, fez contato com o serviço de emergência pedindo ajuda dizendo que o bebê  estava pra nascer.

O Corpo de Bombeiros que estava mais próximo foi acionado para atender a ocorrência. Logo em seguida, a equipe Alfa do Samu chegou ao local dando atendimento à parturiente.

Após o excelente atendimento do Samu e do Corpo de Bombeiros, a mãe e o bebê foram encaminhados ao Hospital Santa Lucinda e passam bem.

Atletas e técnicos do São José Basketball ficam entre os melhores do ano

Nei José Sant’Anna


Esporte e Qualidade de Vida

Sete representantes das equipes masculina e feminina do São José Basquete foram homenageados na festa “Melhores do Ano de 2024”, promovida pela Federação Paulista de Basquete. O evento foi realizado na noite desta sexta-feira (27) no salão nobre do Corinthians, em São Paulo.

Os atletas Douglas dos Santos Silva, Gabriel Caldeira Oliveira, Ana Beatriz de Oliveira Vitoriano e Julia Vitória Preis da Silva, além dos técnicos Regis Roberto Marelli, Pedro Henrique de Oliveira Morais e Jessica Carla Dias, fizeram parte da lista dos principais destaques da temporada e receberam um troféu personalizado pela performance individual nos campeonatos promovidos pela federação.

O técnico Regis Marrelli ao lado dos dirigentes da Federação Paulista

Jéssica Dias ao lado da coordenadora do basquete feminino joseense, Ana Diniz

Além dos destaques do basquete 5×5 desde as categorias de base até o nível profissional, a entidade também premiou os principais atletas e técnicos do basquete 3×3.

Jéssica Carla Dias foi destaque como técnica da equipe sub-13 feminina, enquanto Julia Vitória Preis da Silva, da categoria sub-15, e Ana Beatriz de Oliveira Vitoriano, do sub-18, receberam a premiação como atletas jovens.

O time sub-13 foi campeão da Copa Centenário e terminou em quarto lugar no Paulista. Julia, com a equipe sub-15, foi campeã da Copa Centenário, campeã paulista e campeã brasileira. Já Ana Beatriz, integrando o time sub-18, foi vice-campeã paulista e campeã dos Jogos Abertos da Juventude.

Ana Beatriz, destaque da categoria sub-18 do São José Basquete

Julia Preis recebeu troféu por sua atuação na categoria sub-13

No masculino, Gabriel Caldeira Oliveira foi escolhido entre os melhores do sub-20, categoria na qual Pedro Henrique de Oliveira Morais também foi homenageado como melhor treinador.

O São José Basketball foi o grande campeão paulista de basquete Sub‑20 em 2024. A equipe conquistou o título inédito ao derrotar o Paulistano por 91 a 83 na segunda partida da final da série melhor de três, disputada no dia 1º de dezembro, no ginásio do adversário, consolidando a vitória no placar agregado por 2 a 0. Na partida decisiva, o armador Gabriel Caldeira foi o destaque com 25 pontos, 6 assistências e 5 rebotes.

O armador Gabriel Caldeira e o técnico Pedro Henrique foram campeões paulistas

Já na Divisão Especial Masculina, o pivô Douglas dos Santos Silva e o técnico Regis Marelli foram os representantes joseenses entre os melhores do estadual. São José conquistou o vice-campeonato paulista em 2024, perdendo a decisão para o Sesi-Franca.


MAIS NOTÍCIAS

Esporte e Qualidade de Vida

Big techs devem ter responsabilidade contra fake news, diz IFCN

Por MRNews

Na batalha contra a disseminação de notícias falsas (ou fake news, com a popularização do termo em inglês), checadores de fatos passaram a assumir um papel central na validação de informações. São jornalistas que percorrem redes sociais em busca dos assuntos mais compartilhados e investigam a veracidade deles por meio de uma apuração profissional.

Nesta semana, o Rio de Janeiro recebeu o principal encontro de checadores de fatos do mundo: a 12ª edição do Global Fact. A organização foi do International Fact-Checking Network (IFCN), do Instituto Poynter, que se tornou uma das maiores lideranças sobre o assunto e inspirou iniciativas semelhantes pelo mundo. A conferência contou com cobertura especial da Agência Brasil e da EBC.

A reportagem da Agência Brasil ouviu a diretora do IFCN, Angie Drobnic Holan, ao final do evento, e conversou sobre os desafios atuais do combate à desinformação. Termo entendido não como simples fofoca ou mentiras espalhadas por indivíduos, mas como projeto político baseado em confusão e manipulação.

Entenda como fica o IOF após derrubada de decreto

Palestinas no Brasil usam redes contra genocídio e estereótipos

Angie Holan falou sobre a responsabilidade das big techs na circulação de fake news, o uso de inteligência artificial (AI), as dificuldades de acessar dados confiáveis em cenários de guerra e a necessidade de tornar as pessoas mais conscientes sobre a busca por fontes confiáveis de informação.

“As pessoas querem acesso a informações precisas. Querem liberdade para explorar novas ideias e ter opiniões fortes, mas não consigo pensar em ninguém que defenda ser enganado ou queira consumir informações falsas”, destacou a diretora durante a entrevista. “É aí que os checadores de fatos se posicionam, com seus princípios éticos”, frisou.

Agência Brasil: O que você colocaria como principais contribuições que o evento Global Fact trouxe para o jornalismo e os jornalistas aqui no Rio de Janeiro? Quais pontos destacaria?

Angie Holan: Eu acredito que o Global Fact ajuda a criar uma comunidade nossa. Nós nos encontramos pela primeira vez em Londres em 2014. E, ao longo dos anos, acumulamos ideias e apoios a partir das conferências. Hoje, trabalhamos sob um conjunto de códigos e princípios que norteiam a checagem de notícias. E isso começou a partir do Global Fact.

EBC é destaque no Prêmio Profissionais da Música

Demanda da China por gelatina medicinal coloca jumento em risco de extinção

Não importa onde nos encontremos, nós conversamos sobre as melhores práticas, sobre os desafios e novas oportunidades. Procuramos meios de fazer o jornalismo de checagem acessível e compreensível. Também é um evento muito inspirador porque coloca em um mesmo lugar pessoas de diferentes países, com diferentes idiomas, mas com um foco comum de aprimorar nossa capacidade de documentar o nosso mundo de uma forma factualmente precisa. E eu me reabasteci com muita energia na conferência desse ano.

Agência Brasil: O encontro desse ano terminou com algum documento ou diretriz específica?

Angie Holan: Não um documento exatamente. Nós tivemos uma sessão final onde conversamos sobre nossos desafios e oportunidades em comum. Estamos todos preocupados sobre os usos da inteligência artificial e como ela vai afetar o ecossistema de informações. Ao mesmo tempo, muitos checadores de notícias já estão trabalhando com IA. Então, acredito que uma parte chave da conferência foi desenvolver em conjunto o nosso próprio entendimento sobre esses pontos.

Nós também estamos lidando com a redução de trabalhadores nas empresas de tecnologia, particularmente a Meta, que anteriormente administrava um programa de verificação de fatos nos Estados Unidos. Não está claro o que vai acontecer com os programas de checagem de notícias no resto do mundo. Então, estamos compartilhando algumas estratégias para lidar com essas incertezas e o que está por vir.

Agência Brasil: O trabalho das agências de checagem de notícias aqui no Brasil tem crescido nos últimos anos, com o surgimento de novos veículos e profissionais. Mas a impressão é de que as chamadas fake news (notícias falsas) ainda encontram muito espaço entre a população. Como podemos confrontar esse processo de desinformação liderado principalmente por agentes da extrema direita?

Angie Holan: Penso que a resposta para a desinformação precisa estar na sociedade inteira. Checadores de notícias são parte disso, mas acredito que os sistemas nacionais de educação também têm um papel fundamental. Da mesma forma, autoridades eleitas responsáveis ​​e candidatos a cargos públicos precisam assumir essa responsabilidade. Assim como a mídia tradicional e cada cidadão que consome notícias.

Precisamos de pessoas para valorizar e apoiar jornalismo baseado em fatos. Acredito que estamos em uma época desafiadora por causa das novas tecnologias. A internet, em muitos lugares, está amplamente desregulada. Por causa disso, nós estamos buscando formas de usar melhor as novas tecnologias e providenciar informações que tenham marcadores de autenticidade e credibilidade. E, claramente, ainda estamos no meio do processo. Não parece que estejamos, em nenhum lugar, próximos de terminar esse processo. Mas cada nova tecnologia vem com aprendizados para o ser humano saber como usá-la com de maneira responsável e apropriada.

Agência Brasil: Durante essa semana, tivemos um debate político e jurídico importante sobre a regulação das big techs no Brasil. Qual a sua opinião sobre a regulação global e a responsabilidade das big techs em permitir a circulação de notícias falsas?

Angie Holan: O IFCN não toma posições sobre projetos específicos legislativos ou políticos. Mas, filosoficamente, sentimos que as big techs, assim como quaisquer outras empresas, têm a responsabilidade de tentar promover informações precisas e não de promover desinformação ou mentiras intencionalmente.

Agora, acho que todas essas empresas vão apontar para os programas que elas têm, dizer que estão tomando medidas para dar aos seus usuários informações de alta qualidade, mas essas medidas são boas o suficiente? Cada país, cada sistema político e legal está debatendo isso da sua própria maneira. E talvez eles cheguem a diferentes conclusões. Quero dizer, certamente antes das empresas de tecnologia e mesmo antes da internet, países tinham diferentes abordagens sobre publicação e liberdade de expressão. Mas, tendo dito isso, nenhuma empresa está autorizada a fazer o que quiser, sem restrições. Acredito que os comentários que ouvi esta semana no Brasil falavam sobre isso.

Nossos convidados do Judiciário – Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes [ministros do Supremo Tribunal Federal] – falaram de forma muito eloquente sobre o direito das sociedades de regular as tecnologias.

Agência Brasil: Você concorda que o jornalismo perdeu o poder de distribuição de conteúdos e notícias para as redes sociais? Este poder está concentrado nas mãos das big techs agora? Se sim, como o jornalismo pode lidar com esse cenário?

Angie Holan: Essa é uma pergunta fascinante. Eu não acho que o jornalismo perdeu inteiramente o poder de distribuir informação, mas certamente está enfrentando desafios muito particulares nesse exato momento. Se você pensar na mídia tradicional, os jornais impressos antes da internet eram os principais distribuidores.

Essas funções de distribuição parecem ter sido transferidas para empresas de tecnologia, que insistem que não são jornalistas e não tomam medidas que os jornalistas tomam para fornecer informações precisas e de alta qualidade. Portanto, os poderes de distribuição do jornalismo certamente diminuíram. Porém, acredito que o jornalismo ainda tem força, porque suas práticas profissionais de apuração de notícias ainda são muito fortes. Muitos dos princípios éticos aos quais as organizações jornalísticas aderem ainda estão em vigor.

Talvez não todos, mas muitos deles. Estamos começando a ver mais discussões sobre a preocupação com a ética da informação entre criadores de conteúdo e startups de novas mídias. E acho que isso é ótimo. Em meu discurso de abertura da conferência, enfatizei que a verdade é um valor humano universal. As pessoas querem acesso a informações precisas.

E, sim, eles querem liberdade para explorar novas ideias e ter opiniões fortes, mas não consigo pensar em ninguém que seja a favor de ser enganado ou de querer consumir informações falsas. Portanto, é aí que os verificadores de fatos se posicionam, com seus princípios éticos: acreditamos que o público precisa de informações precisas e estamos fazendo o possível para fornecê-las.

Agência Brasil: Acompanhamos uma série de conflitos pelo mundo: Rússia e Ucrânia, Israel e Irã, e ataques na Palestina. Para citar apenas alguns deles. Para os jornalistas que cobrem esses conflitos e para os que trabalham na checagem de notícias, quais os caminhos possíveis para ter acesso a informações mais precisas? Digo isso porque os próprios países possuem estratégias para manipular e esconder determinadas informações.

Angie Holan: Conflitos de checagem de fatos, conflitos militares, são alguns dos trabalhos mais desafiadores que os verificadores de fatos realizam. Muitas coisas não podem ser comprovadas imediatamente. Elas precisam ser investigadas nos dias, semanas, até meses e anos que se desenrolam ao longo do tempo.

Esta é simplesmente a realidade da guerra. Mas, ao mesmo tempo, o público está ávido por informações para aprender sobre esses conflitos porque eles são tão sérios, porque inevitavelmente terminam em sofrimento humano e morte. Então, dadas essas pressões conflitantes, os verificadores de fatos fazem o melhor que podem. Certamente, sempre que há uma guerra, os relatos mais imediatos têm probabilidade maior de serem imprecisos ou distorcidos. E há todo tipo de pressão dos governos para fazer com que seus inimigos pareçam terríveis. Portanto, no geral, é um ambiente muito desafiador para a verificação de fatos, e ainda assim os verificadores de fatos precisam fazer o seu melhor. Eles precisam ver o que pode ser descoberto imediatamente e o que pode ser imediatamente descartado como mentira gerada por IA. Na maioria dos conflitos militares recentes, vemos pessoas desmascarando essas mentiras de maneira relativamente fácil, e nossos verificadores de fatos fazem o mesmo.

Agência Brasil: Você gostaria de acrescentar alguma reflexão sobre o evento desse ano?

Angie Holan: Eu acrescentaria que a razão pela qual viemos ao Brasil é porque temos quatro organizações parceiras de verificação de fatos muito fortes aqui [Aos Fatos, Estadão Verifica, Lupa e UOL Confere]. Elas vêm fazendo um trabalho muito bom há anos, sob pressões, às vezes enormes. E eu gostaria de pedir a todos os brasileiros que ainda não consultaram esses sites e canais de distribuição de verificação de fatos que os visitem e vejam o que eles pensam. Porque uma das marcas registradas da checagem de fatos é que fornecemos nossas fontes para que as pessoas possam pesquisar por si mesmas e verificar se é verdade ou não.

Campus Cidade Tiradentes: comunidade lota 1ª audiência pública de instalação – IFSP

Segunda audiência está marcada para 17 de julho; interessados podem participar da escolha dos cursos respondendo o questionário diretivo

A presença em peso da comunidade marcou a 1ª audiência pública de implantação do Campus Cidade Tiradentes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), realizada na noite dessa quinta-feira (26), no auditório do CEU Inácio Monteiro. Também estiveram presentes autoridades e representantes da sociedade civil organizada interessados em ampliar o diálogo sobre a escolha dos eixos tecnológicos e dos cursos a serem ofertados pela nova unidade do IFSP na capital paulista.

O evento começou com o espetáculo Multidões, apresentado pela escola de dança da Cidade Tiradentes, Nery Company. Na sequência, autoridades presentes saudaram os participantes, e o Diretor-Geral do campus, Christian Gilioti, apresentou um pouco da história do Instituto e dos processos para a implantação da nova unidade.

Segundo Christian, o trabalho de mobilização do território já vem sendo desenvolvido há quase dois anos, e o Instituto Federal chega à Cidade Tiradentes com a missão de fazer a diferença: “A gente chega para somar, para desenvolver o território”, diz.

Presente no evento, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica da Setec/MEC, Marcelo Bregagnoli, lembrou que a definição dos eixos tecnológicos é essencial para a relação com os arranjos produtivos locais e com os arranjos sociais. “O novo campus vai fazer a diferença na vida de milhares de pessoas. Nós trabalhamos em prol das comunidades que mais necessitam, possibilitando melhoria na qualidade de vida por meio da geração de emprego e renda oportunizados pela educação profissional.”

As obras de construção do campus estão acontecendo desde março de 2025, em terreno doado pela Prefeitura de São Paulo. Os recursos para a obra são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal.

Representando o reitor do IFSP, Silmário dos Santos, a pró-reitora de Ensino, Juliana Pimenta, ressaltou que é fantástico acompanhar a retomada da expansão dos institutos federais. “Os institutos foram pensados para as pessoas e para transformar a vida delas por onde passam”, diz.

Participação social

Durante a audiência, a comunidade pôde se inscrever para fazer perguntas e tirar dúvidas a respeito da implantação do novo campus. A integrante do Movimento Popular Educação e Cultura Cidade Tiradentes aproveitou a oportunidade para convocar a comunidade: “vamos para becos, vielas, ocupações para convocar os jovens a se apropriarem e participarem das discussões.”

O estudante Emanuel ocupou o microfone para contar um pouco da sua experiência em um instituto federal localizado em outro estado. Ele considera a chegada do campus uma “oportunidade incrível” para os jovens da região, que não precisarão se deslocar para estudar numa escola de qualidade. O estudante finalizou sua fala convocando os jovens a participarem, darem sua opinião. “Isso vai trazer muita coisa boa, conhecimento para a população, venha participar.”

Para os interessados em participar das decisões, está disponível, até 12 de julho, um questionário diretivo para coletar dados da comunidade e dos setores produtivos locais envolvidos com a Cidade Tiradentes acerca da escolha dos cursos a serem oferecidos pelo IFSP na região. No questionário, está disponível o catálogo nacional dos cursos técnicos.  

Novas audiências 

A segunda audiência pública para a instalação do Campus Cidade Tiradentes acontece no dia 17 de julho. Haverá ainda uma terceira audiência em data a ser confirmada. Cada uma das audiências está prevista para acontecer em um local diferente, de forma que facilite a participação da comunidade local.  

Assista abaixo à primeira audiência na íntegra:

Em Campo Grande, preço médio dos combustíveis registra queda no mês de junho – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Levantamento do Procon Mato Grosso do Sul indicou redução nos preços médios dos combustíveis comercializados em Campo Grande no mês de junho. Ao todo, 22 postos integram a pesquisa, realizada entre os dias 23 e 25, em todas as regiões administrativas da Capital.

O preço médio do litro da gasolina comum, para pagamentos em dinheiro ou débito, recuou 1,36%, passando de R$ 5,90 em maio para R$ 5,82 em junho. No crédito, o preço médio ficou em R$ 5,98. A gasolina aditivada seguiu tendência semelhante, com queda de 0,65% no dinheiro ou débito (R$ 6,08) e 1,12% no crédito (R$ 6,16).

Uma das maiores reduções proporcionais no período ocorreu no litro do etanol aditivado: 4,74% nos pagamentos em dinheiro ou débito, e 4,35% no crédito. Com isso, o preço médio em junho ficou em R$ 3,82 e R$ 3,96, respectivamente. Já no etanol comum, o maior recuo foi registrado no pagamento em dinheiro ou débito, com queda de 2,29% e valor médio de R$ 3,84.

O GNV também apresentou leve queda, com redução de 0,86%, fechando o mês com preço médio de R$ 4,60, em todas as modalidades de pagamento.

No caso do diesel S500 comum, as bombas registraram preços médios de R$ 5,85 e R$ 5,94, nas principais formas de pagamento. O diesel S10 comum variou entre R$ 5,96 e R$ 6,04, enquanto, em sua versão aditivada, os preços médios foram de R$ 5,97 e R$ 6,07.

Orientações

O Procon Mato Grosso do Sul recomenda que os consumidores aproveitem apenas promoções em postos que estejam em seu trajeto habitual. Desvios fora da rota, em busca de descontos, podem gerar gastos adicionais com combustível e anular a vantagem econômica.

Fique atento a preços muito abaixo da média, pois podem indicar irregularidades. Verifique se o posto exibe o selo da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), o que garante que o local é autorizado e fiscalizado.

Evite circular com o veículo na reserva, pois isso pode comprometer o sistema de alimentação de combustível. Prefira abastecer no início da manhã ou à noite, quando as temperaturas são mais baixas e há menor evaporação do combustível.

Também é importante não completar o tanque até a boca, já que isso pode danificar o cânister — peça responsável por controlar a emissão de vapores.

O levantamento de preços completo, com comparativo mensal, está disponível no site do Procon/MS.

Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS
Foto: Kleber Clajus/Procon/Arquivo

Semob-JP garante segurança viária durante o São João Multicultural com ações de fiscalização e ordenamento do trânsito

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) executou uma operação exitosa de trânsito e transporte durante os shows do São João Multicultural, promovidos pela Prefeitura, entre os dias 20 e 24 de junho, no Parque Solon de Lucena (Lagoa). O plano de mobilidade foi coordenado pelas Diretorias de Operações e de Transportes, contando com o trabalho diário de 10 agentes por turno, com atuação das 12h às 3h da madrugada, visando garantir a fluidez do tráfego e a segurança do público que foi se divertir no evento.

Para o superintendente da Semob-JP, Marcílio do HBE, o trabalho integrado foi fundamental para o sucesso da operação. “Por determinação do prefeito Cícero Lucena e do vice prefeito Leo Bezerra, colocamos em prática um intenso plano de trabalho para a segurança viária durante o período festivo. Graças ao planejamento e à presença constante das equipes em campo, não registramos nenhum sinistro de trânsito de natureza grave e com resultado de morte. Esse é um indicativo claro de que o trabalho preventivo da Semob-JP tem gerado resultados concretos para a população”, ressaltou.

As atividades envolveram a instalação de sinalizações, montagem de bloqueios estratégicos, apoio à carga e descarga para montagem da estrutura do evento e organização das áreas de estacionamento para viaturas. O planejamento foi executado conforme decisões alinhadas em reuniões interinstitucionais prévias.

Além do suporte operacional, a Semob-JP também atuou para resolver questões emergenciais e, entre os dias dos festejos, 30 veículos foram recolhidos por motivos relacionados ao descumprimento de normas de trânsito. A operação ainda incluiu uma ação conjunta com a Guarda Civil Metropolitana, atendendo a uma denúncia de motos estacionadas irregularmente sobre calçadas. A fiscalização resultou em autuações e remoções de motocicletas — uma delas com placa fria, sem registro no Detran-PB.

Outro foco do trabalho dos agentes durante o evento foi o comportamento de motoristas que paravam em locais proibidos, comprometendo o fluxo de veículos. Nestes casos, os agentes de mobilidade atuaram com diálogo e orientação para garantir o ordenamento sem comprometer o andamento da festa.

O diretor de operações da Semob-JP, Sanderson Cesário, destacou o desempenho da equipe ao longo dos cinco dias. “Nosso foco foi garantir a segurança e a fluidez no entorno do evento, ajustando as ações conforme a movimentação e a demanda de cada noite da festa. Mesmo diante dos desafios, conseguimos atuar com eficácia, sempre priorizando o bem-estar dos participantes”, afirmou.

Transporte público – Também foi implementada uma programação específica para atender o público do São João Multicultural com reforço de ônibus coletivo a partir da meia-noite e mudanças nos horários das últimas viagens.

Durante as noites de festa, as viagens das 22h50 passaram a sair do Parque Solon de Lucena em direção ao Terminal de Integração do Varadouro (TIV), facilitando o retorno seguro da população para os bairros. Após o encerramento do evento, os ônibus extras ficaram posicionados nas proximidades da Avenida Getúlio Vargas aguardando liberação para atender a demanda. Os veículos foram organizados nas plataformas do Terminal da Lagoa, com embarque direto para os bairros conforme o fluxo de passageiros.

Equipes de fiscalização da Semob-JP atuaram em campo desde o período da tarde, realizando o isolamento de áreas estratégicas para garantir o acesso dos ônibus e táxis, a exemplo das proximidades da C&A, Zeny, INSS e Avenida Padre Meira. O Terminal da Lagoa foi um dos principais pontos de monitoramento, onde também ocorreram as operações de embarque e desembarque.

Para o diretor de Transportes da Semob-JP, Victor Gomes, o sucesso da operação foi resultado de uma resposta técnica planejada com base no comportamento da demanda. “A operação durante o São João mostrou que o transporte coletivo da nossa cidade está preparado para atender grandes eventos, com planejamento e resposta imediata às necessidades dos usuários. Parabenizo toda a equipe de fiscalização pelo empenho, organização e dedicação ao longo de todos os dias de operação”, frisou.

Procon de MS atende neste sábado no Jardim Campina Verde, em Campo Grande – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

O Procon Mato Grosso do Sul realiza, no sábado (28), atendimento à população das 8h às 13h, na Escola Municipal Professora Oneida Ramos, no Jardim Campina Verde, em Campo Grande.

A ação oferece oportunidade para que consumidores esclareçam dúvidas sobre direitos nas relações de consumo ou registrem reclamações com a equipe da instituição, vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos).

O local do atendimento está localizado na Rua Professora Odete Trindade Benites, s/n. Ele também sedia etapa do Mutirão Todos em Ação, evento que conta com o apoio do Governo do Estado, da Prefeitura de Campo Grande, de entidades de classe e da iniciativa privada.

Entre os serviços disponíveis no local estão o cadastro em programas sociais, acesso à tarifa social de energia elétrica, água e esgoto, consulta a vagas de emprego e ações de saúde.

Documentos necessários

Para registrar uma reclamação junto ao Procon, conforme o Decreto Estadual 15.647/2021 e a Resolução Setas 127/2013, é necessário apresentar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência atualizado ou de próprio punho e documentos que comprovem sua relação de consumo como, por exemplo, um contrato, boleto, nota fiscal ou comprovante de pagamento.

As mesmas regras se aplicam para os atendimentos realizados nas unidades de atendimento presencial do Procon Mato Grosso do Sul e em suas plataformas digitais. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Disque Procon 151, aplicativo MS Digital e no site www.procon.ms.gov.br.

Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS
Foto: Divulgação

Imasul publica mapa de áreas prioritárias para execução da queima prescrita no Pantanal – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) publicou quarta-feira (25) a Portaria n. 1.575, de 25 de junho de 2025, que estabelece o Mapa de Áreas Prioritárias para a realização de queima prescrita.

A portaria considera uma série de normativas, entre elas a Resolução SEMADESC/MS n. 107/2025, que atualiza e amplia dispositivos da Resolução SEMADE n. 09/2015, modernizando o regramento das atividades sujeitas a licenciamento ambiental. A nova resolução também inclui oficialmente a queima prescrita como atividade licenciável, no contexto do Plano de Manejo Integrado do Fogo no Estado.

Queima prescrita com base técnica

O Mapa de Áreas Prioritárias divulgado pelo Imasul foi elaborado com base no Sistema de Inteligência do Fogo em Áreas Úmidas (Sifau), plataforma que integra dados sobre carga de combustível vegetal, regime de chuvas, frequência histórica de incêndios e imagens de satélite. A análise desses dados permitiu identificar as regiões mais suscetíveis à propagação descontrolada do fogo, orientando a aplicação da queima prescrita como técnica preventiva.

Além disso, a nova regulamentação simplifica o processo de licenciamento para a queima prescrita nessas áreas. Os produtores que estiverem inseridos nas zonas prioritárias poderão seguir procedimentos mais ágeis, conforme estabelecido pelas diretrizes ambientais atualizadas do Estado.

Prevenção como política pública

A AUR-Pantanal é uma das regiões mais sensíveis de Mato Grosso do Sul no que se refere à ocorrência de incêndios florestais, principalmente entre os meses de julho e outubro. Com vegetação densa e acúmulo de material combustível, a área exige estratégias de prevenção baseadas em conhecimento técnico e planejamento ambiental.

A portaria entra em vigor na data de sua publicação, e tanto o Mapa de Áreas Prioritárias quanto a lista de propriedades com CARMS estão disponíveis no site oficial do Imasul.

Para acessar os mapas e obter mais informações, visite: www.imasul.ms.gov.br.

Gustavo Escobar, Comunicação Imasul
Foto: Bruno Rezende/Secom/Arquivo

Agência Minas Gerais | Previsão do tempo para Minas Gerais neste sábado, 28 de junho

Neste sábado (28/6), a previsão do tempo é de céu parcialmente nublado, com nevoeiro ou névoa úmida ao amanhecer, nas regiões dos vales do Jequitinhonha, do Mucuri e do Rio Doce. Nas outras áreas de Minas Gerais, o dia deve ser de céu claro a parcialmente nublado, com névoa seca nas regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste, Central, Noroeste e Norte do estado.

As temperaturas devem variar entre a mínima de 6° C e a máxima de 32°C.

Clique aqui para conferir a previsão completa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

 

Experiência educativa do Detran sobre álcool e direção conscientiza visitantes no Pantanal Tech

Pela primeira vez, o Detran-MS marca presença no Pantanal Tech, evento que acontece entre os dias 26 e 29 de junho em Aquidauana e que une inovação, cultura, sustentabilidade, inclusão e ações de impacto social no coração do Pantanal sul-mato-grossense. A participação do órgão inclui oferta de serviços presenciais, digitais e atividades educativas. 

No stand do Detran, quem visita encontra mais do que atendimento: encontra acolhimento, informação e acesso a serviços que facilitam a vida. São consultas, orientações e demonstrações práticas dos serviços digitais que hoje agilizam processos e aproximam o órgão da população.

Heliana e Juliana orientando o prefeito de Aquidauana, Mauro do Atlântico

Representando a equipe do Detran de Aquidauana, a assistente de atividades de trânsito Heliana de Oliveira Palermo Gonçalves destacou a importância da presença local no evento. “Viemos com todo pessoal trazendo a tecnologia do Detran para mostrar para todo o público que passar aqui nos 4 dias de evento. É um evento sobre tecnologia e o Detran não está longe disso, pois tem hoje muita tecnologia. Estamos aqui com a Glória, nossa assistente virtual para apresentá-la para a população, pois ela traz bastante agilidade nos serviços, mas também estamos prontos para atender quem necessita dos nossos serviços e para orientar”.

Um dos destaques da estreia do Detran no Pantanal Tech são os óculos simuladores de embriaguez, que permitem aos visitantes adultos vivenciar os efeitos do álcool na visão e nos reflexos. A experiência tem caráter educativo e busca conscientizar sobre os riscos reais de dirigir sob efeito de bebida alcoólica.

Adriana fez o circuito incentivada pelo filho pequeno

A gerente de Campanhas e Projetos, Glaucimara Hova, enfatizou o impacto positivo da atividade. “A educação também está aqui no Pantanal Tech MS com vários outros serviços do Detran-MS. E nós estamos aqui com o óculos que simula embriaguez. então nós estamos convidando todas as pessoas que passam aqui para conhecer também, e fazer essa vivência e refletir como que é perigoso, como você perde a noção de profundidade, de distância quando você bebe, e isso põe em risco toda a sociedade”.

A vivência impressionou visitantes como a enfermeira Renata Aparecida Pereira Dantas, da Sesau de Aquidauana, que fez questão de relatar sua reação. “Horrível a experiência sério mesmo. É bom para conscientizar as pessoas, porque não tem como dirigir nem tomando um pouquinho. Eu que não tenho o costume de beber fui no que ele falou que era o mínimo que pra mim já foi o máximo. Também fui no máximo, e foi quase um coma mesmo, horrível. Se beber não dirija porque não tem como”.

A indígena Adriana Andrea Vitorino França, da Aldeia Olho D’água, em Dois Irmãos do Buriti, também experimentou o circuito e compartilhou sua reflexão. “Minha experiência com o óculos, foi muito dificultosa, acredito que aqui nesse circuito eu tive muita dificuldade, mesmo o menino me ajudando. Eu fico imaginando no volante como seria, pior ainda a sensação, saber que um pouquinho de álcool já desequilibra, por isso devemos pensar e analisar antes de beber e dirigir pois não estamos colocando só a nossa vida em risco, mas também de outras pessoas”.

Gabriela ainda não é habilitada, mas diz que já aprendeu a lição

Mesmo quem ainda não tem habilitação saiu impactado. A acadêmica de Agronomia Gabriela Painel, da UEMS de Cassilândia, contou que já aprendeu uma lição importante. “Se eu tiver embriagada eu não saio nem do lugar gente. Muito estranho e eu não quero dirigir embriagada, porque é muito esquisito. Se eu já não enxergo direito com uso de óculos, imagina sem? E embriagada? Não dá bom não!”

Para o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, a participação no evento traduz o compromisso do órgão com a modernização e o atendimento próximo à população. “O investimento em tecnologia traz essas vantagens: é permitir que o cidadão tenha acesso aos serviços com agilidade e de onde estiver. Hoje, aqui no Pantanal Tech, conseguimos mostrar na prática como é possível unir inovação com presença, levando informação, atendimento e orientação para todos. A essência do Detran-MS é essa: ser eficiente, acessível e cada vez mais humano”, destacou.

O Diretor-Executivo do Detran-MS, João Cesar Mattogrosso, também marcou presença no evento e enalteceu a iniciativa que destaca pilares da gestão estadual de um governo próspero, verde, digital e sustentável.

Além do Gerente Regional de Aquidauana, Tony Luiz Lemos da Silva, o 2° Pantanal Tech MS conta com a participação da gerente da Agência Regional de Trânsito de Campo Grande, Juliana Castro, junto às equipes de atendimento ao público, educação e fiscalização. 

Durante os quatro dias de evento, o Detran-MS irá oferecer atendimentos nas áreas de veículos, habilitação e multas. É possível realizar a transferência de propriedade, desde que o veículo já tenha passado por vistoria válida, além da emissão do CRV em casos de mesmo proprietário nas mesmas condições. Também estão disponíveis a emissão da guia de licenciamento, consultas e orientações gerais.

Na área de habilitação, os serviços incluem a emissão de segunda via da CNH, alteração de endereço, solicitação da Permissão Internacional para Dirigir (PID), emissão da CNH definitiva e atualização de dados cadastrais. O público também pode consultar informações sobre multas, emitir guias de pagamento e esclarecer dúvidas diretamente com a equipe técnica.

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Foto: Rachid Waqued