Educação: Resultados de Caratinga no Ideb preocupam
....
Os resultados obtidos pelo município de Caratinga no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica,(Ideb) 2019, divulgado na terça-feira, 15, colocam em alerta o setor de Educação. Outrora reconhecida como referência em Educação, na média, o município não alcançou as metas propostas para o período e, em alguns casos, houve queda na comparação do último levantamento realizado em 2017.
Ideb o que é?
Criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep), o Ideb é a principal ferramenta para aferir a qualidade da educação básica no Brasil. O levantamento é realizado a cada dois anos e seus resultados servem como parâmetro para o estabelecimento de políticas públicas em prol da qualidade do ensino. Além disso serve para o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.
Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. O Ideb 2019 avaliou 46 mil escolas públicas em todo o País.
Na medição, o Ideb utiliza uma escala que vai de 0 a 10. A meta para o Brasil é alcançar a média 6.0 até 2021, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Suécia. A média atual está em 4,2.
O Ideb serve, ainda, como instrumento para se identificar aos municípios as escolas em que os resultados não são satisfatórios e, portanto, exigem mais investimentos. Também contribui para que a direção das escolas possam avaliar o próprio desempenho e adotar as medidas necessárias para melhorar a qualidade do ensino oferecido aos seus alunos.
Minas
Minas Gerais apresentou crescimento do Ideb, em comparação aos resultados de 2017, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, porém não atingiu as metas estabelecidas para 2019.
No Ensino Médio, o índice subiu de 3,6, em 2017, para 4. Já nos anos finais do Ensino Fundamental, a média padronizada foi de 5,29. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Minas manteve a nota 6,5, ocupando a posição de 4º lugar entre todas as unidades federativas do País.
Caratinga
O município de Caratinga alcançou a meta para os anos iniciais do Ensino Fundamental nas escolas municipais. Porém, registrou queda em comparação a 2017. No Ideb anterior a as escolas municipais atingiram a nota 6, já na edição de 2019, foi registrada a queda para 5,9. Resultado melhor foi verificado nos resultados da avaliação feita nos anos iniciais da Rede Estadual, que manteve o índice em 6,8.
Nos anos finais do Ensino Fundamental das escolas municipais verificou-se o aumento de 4,4 para 4,6. No entanto, não conseguiu atingir a meta estipulada que foi de 5 pontos.
Na avaliação do Ensino Médio o resultado mostrou estagnação. A nota permaneceu em 3,9, mesmo resultado obtido no Ideb de 2017. Com isso, não foi alcançada a meta de 4,1.
....
Comentários