A SEMANA AGORA

Campeonatos municipais do futebol varzeano de Sorocaba contabilizam 688 jogos em 2023 – Noticias

December 21, 2023 | by asemanaagora.com.br

 

Fotos: Marcel Herrera/Secom

Por: Mariana Campos

O futebol de várzea de Sorocaba é um dos mais tradicionais do Brasil. Os campeonatos municipais movimentam os gramados, durante o ano todo, principalmente aos fins de semana, levando inúmeros torcedores aos campos de futebol, públicos e particulares espalhados por toda a cidade. Juntos, os sete torneios somaram 688 jogos ao longo do ano de 2023, com estimativa de mais de 250 mil torcedores nas arquibancadas, no total. Os dados são da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), da Prefeitura de Sorocaba, que promove e organiza todos os torneios.

“Sorocaba é uma das poucas cidades que realiza futebol varzeano dessa forma, com recursos públicos, que movimentam os campos da cidade, semanalmente. É um trabalho intenso e gratificante, que a minha equipe realiza com bastante empenho e competência”, destaca o secretário de Esporte e Qualidade de Vida, Vitor Hugo Tavares.

Todo esse trabalho, executado pela Divisão de Competições Esportivas da Sequav, além de massificar a modalidade, que é paixão nacional, ainda é uma grande ferramenta de auxílio no processo de desenvolvimento educacional e social, bem como na qualidade de vida da população, contribuindo para o desenvolvimento humano, social e esportivo.

As competições seguem o Regulamento Geral dos Campeonatos Municipais de Futebol (RGCMF), aprovado pela Lei Municipal nº 8.474/2008, que também trata do Código de Justiça Desportiva do Município de Sorocaba (CJDMS). Esse regulamento traz um conjunto de disposições normativas gerais destinadas a disciplinar todas as competições desta modalidade, organizadas e dirigidas pela Sequav, em concomitância com os regulamentos técnicos anuais específicos de cada evento esportivo.

O trabalho da Divisão de Competições Esportivas da Sequav se concentra nos seguintes campeonatos: Taça Cidade de Sorocaba (1ª Divisão), Taça Palácio dos Tropeiros (2ª Divisão), Taça Baltazar Fernandes (3ª Divisão), Taça Manchester Paulista (4ª Divisão), Supercampeonato de Veteranos (Taça Ouro, Taça Prata e Taça Bronze), Taça Brigadeiro Tobias (Sub-17) e Campeonato de Menores (Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-15 Fem).

Os torneios envolveram 235 clubes, 5.805 atletas e mais 661 pessoas integrantes da comissão técnica dos times e 2.495 gols. Estima-se que os campeonatos varzeanos de Sorocaba movimentem em torno de R$ 20 milhões, ao ano, como, por exemplo, na contratação de atletas para a temporada. Inclusive, são inúmeros jogadores renomados que já passaram pelos clubes da cidade, valorizando ainda mais o futebol de várzea, como Jailson, ex-goleiro do Palmeiras, Alê, ex-volante do São Paulo, Viola, tetracampeão mundial, entre tantos outros.

 

RELATED POSTS

View all

view all