A SEMANA AGORA

“HumanizAção” realiza ações especiais no Éden e Jd. Zulmira e recolhe mais de 1,5 tonelada de inservíveis – Noticias

dezembro 23, 2023 | by asemanaagora.com.br

Por: Rose Campos

Operação integrada da Prefeitura de Sorocaba, envolvendo as secretarias municipais de Gabinete Central (SGC), Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) e Segurança Urbana (Sesu), com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), mais equipes do programa municipal “HumanizAção”, ocorreu espaços públicos na região do Jardim Zulmira, na Zona Oeste, e do Éden, na Zona Leste, nesta quinta-feira (21) e recolheu mais de 1,5 tonelada de materiais inservíveis.

Durante a realização dessa ação especial foram abordadas um total de 18 pessoas, somente nesses dois locais. Porém, nenhuma delas concordou em receber acolhimento no SOS (Serviço de Obras Sociais) ou em instituições como clínicas de recuperação conveniadas ao município, apesar da perseverança e experiência da equipe técnica.

Entre os inservíveis recolhidos, com colchões velhos, sofás e roupas abandonados, estavam também utensílios para consumo de drogas. Todo esse material foi retirado de lá para ser inutilizado. “É muito importante realizarmos com frequência essas ações, que certamente serão retomadas. Por isso, as ações devem continuar nos próximos dias, principalmente nesse período de festas. E não apenas nesses dois bairros, mas também em outros espaços públicos, tais como a Rodoviária, Praça da Bandeira, Praça Cel. Fernando Prestes, entre outros”, afirma o secretário do Gabinete Central, João Alberto Corrêa Maia. O objetivo de realizar essas averiguações é coibir a criminalidade, além de oferecer atenção especializada para as pessoas envolvidas, no caso de pessoas em situação de rua que necessitem desse acolhimento.

Além disso, o intuito foi realizar, inclusive, abordagens sociais e o mapeamento de pessoas em situação de rua nessa localidade. Ao todo, 15 pessoas foram abordadas, às quais foram oferecidos atendimentos e acolhimento no SOS, porém, todas não aceitaram, apesar da perseverança das equipes especializadas de assistência social.

Os munícipes podem sempre acionar as forças de segurança, em caso de constatação de perturbação do sossego, eventos clandestinos ou outras irregularidades. O contato pode ser feito pelos telefones: 153 (GCM) e 190 (PM) ou, ainda, pelo site da Prefeitura (on-line), na Central de Atendimento ao Munícipe, 24h por dia, sete dias por semana: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento e whatsapp (15) 99666-2636.

Abordagens sociais

Além dessa operação especial, as equipes do programa “HumanizAção” seguiram realizando, nesta sexta-feira (22), as habituais ações de abordagem social especializada a pessoas em situação de rua. Ao todo, as equipes prestaram atendimentos a 56 pessoas, sendo que 16 delas aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS). Lá, são disponibilizados aos abrigados, além do pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas limpas, banho e outros cuidados de higiene.

Ao longo do dia, foram percorridos pelas equipes os seguintes endereços: Avenida Gen. Carneiro; Rua São Bento; Rua XV de Novembro; Rua Santa Cruz; Praça Cel. Fernando Prestes; Praça Mãe Preta; Praça Pio XII; Rua Ovídio de Campos; Av. Moreira César; Rua Antônio Soares; Praça Frei Baraúna; Praça Marcelino Rusalen Netto; Rua Dom Bosco; Avenida Elias Maluf; Avenida Cel. Nogueira Padilha; Rua Leopoldo Machado; Alameda das Papoulas; Avenida Dr. Armando Pannunzio; Rua Costa Rica; além de imediações da UPH Zona Oeste, do Mosteiro São Bento; da Rodoviária; e da Ponte do Rio Pinheiros.

O “HumanizAção” é realizado de forma integrada por equipes da Secretaria de Gabinete Central (SGC), Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Secretaria de Mobilidade (Semob) e Urbes – Trânsito e Transportes.

A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos.

 

RELATED POSTS

View all

view all