A SEMANA AGORA

São José alcança 2ª lugar no Programa Município Verde Azul

dezembro 23, 2023 | by asemanaagora.com.br

Lucas Brito


Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

São José dos Campos recebeu nesta terça-feira (19), em evento no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, mais uma certificação do PMVA (Programa Município Verde Azul), desta vez válida pelo ciclo 2022/2023.

Para garantir a honraria, é preciso atingir 80 pontos ou mais em ações distribuídas dentro de 10 temas, como Arborização Urbana, Biodiversidade, Educação Ambiental, Gestão das Águas e Resíduos Sólidos, entre outros. 

O programa busca alinhar a gestão ambiental do Estado de São Paulo e das prefeituras, oferecendo capacitações e apoio técnico aos municípios.

A cidade conquistou 84 pontos, ficando na segunda posição no ranking estadual para municípios acima de 500 mil habitantes. Esta é a maior nota já atingida por São José, superando a pontuação de 2020, que havia sido 81,05.

Este aumento comprova os esforços da Prefeitura em construir um futuro sustentável para a população. Contribuíram para este avanço projetos como o Arboriza São José, Hortas Urbanas, Pomares Nativos Educativos, Programa Observa – fiscalização ambiental por satélites, Linha Verde, Conselho de Meio Ambiente ativo, Programa Revitalização de Nascentes, Asfalto Ecológico e PEV,  entre muitos outros.

Em 2023, a administração municipal reforçou o engajamento na aplicação aos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e também dos princípios ESG (governança ambiental, social e corporativa), resultando em ações inovadoras como o plantio de 5.000 novas árvores em áreas urbanas, o programa São José Solar e a instalação da primeira biovaleta da cidade.

O programa 

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, o Programa Municipal Verde Azul tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão sustentável com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

O principal objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.

O PMVA capacita técnicos e interlocutores dos municípios participantes e estimula o compartilhamento das boas experiências entre os municípios do Estado.

Com a certificação conquistada, a cidade poderá utilizar a logomarca do Programa Município Verde Azul e atrair mais empresas que valorizam a responsabilidade ambiental e o compromisso com a sustentabilidade como critério para se instalar.

A partir de 2017, quando uma nova e mais criteriosa versão do programa foi implementada, São José dos Campos vem melhorando ano a ano o seu desempenho: de 49,78 pontos em 2017, passou a 54,68 em 2018, 64,99 em 2019, 81,05 em 2020, 70,25 em 2021 e 84 no ciclo atual (2022/2023).

Em especial, os interlocutores do Programa Município Verde Azul destacam que a evolução contínua na pontuação é resultado da transversalidade das ações de todas as secretarias municipais, que também internalizaram a pauta da sustentabilidade, a partir do entendimento que a inovação em projetos e programas na área ambiental representa investimentos em saúde pública e qualidade de vida.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

RELATED POSTS

View all

view all