A SEMANA AGORA

Calendário nacional da vacinação contra a covid inclui as crianças

dezembro 25, 2023 | by asemanaagora.com.br

Cláudio Souza


Secretaria de Saúde

A partir de 2024, a imunização contra a covid para crianças será incluída no calendário nacional de vacinação. Deverão receber três doses quem tem de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, com a segunda imunização quatro semanas após a primeira. Já a terceira dose deve ser aplicada na sequência, oito semanas depois.

Como 1º de janeiro é feriado e as unidades de saúde estarão fechadas, a vacinação em São José dos Campos começará no dia 2 e será realizada de segunda a sexta-feira em todas as 40 UBSs Resolve e nas 5 USFs. Endereços, horários de funcionamento e telefones dos locais estão disponíveis no site da Prefeitura.

A imunização contra a covid para as crianças na faixa etária definida também será feita por parceiros da Prefeitura – Colégio Tableau (a partir de 8 de janeiro) e laboratórios Cipax do Vale Sul Shopping, na região sul, e do bairro Urbanova (oeste).

Bivalente

Já o reforço da bivalente (segunda dose) contra a covid, iniciado no dia 11, será encerrado no dia 31. Estão sendo imunizados idosos com 60 anos ou mais e pessoas com mais de 12 anos imunossuprimidas.

Imunossuprimidos são aqueles que possuem a imunidade baixa, alguns idosos e também portadores de doenças como lúpus, doença de Crohn, artrite reumatoide, síndrome de Sjögren e esclerose sistêmica. Nesse grupo, também estão pessoas transplantadas e pacientes de quimioterapia.

A aplicação da dose de reforço da bivalente foi recomendada pelo Governo Federal em todas as cidades do Brasil devido à identificação de duas sublinhagens de uma variante da covid no país (JN.1 e JG.3). O Ministério da Saúde monitora o cenário e indicou a vacinação como principal meio de proteção contra a doença.

A partir de 1º de janeiro, todos os públicos poderão continuar tomando a bivalente contra a covid. A vacinação sempre foi a principal medida de prevenção, principalmente para as pessoas mais vulneráveis, como crianças, gestantes, idosos e pacientes com comorbidades ou imunossuprimidos.

Parceiros

Tableau

  • Rua Claudino Pinto, 93, Centro
  • A partir de 8 de janeiro
  • 18h30 às 21h30
  • Telefone: 3203-0199

Cipax

  • Vale Sul Shopping (Avenida.Andrômeda, 277, Jardim Satélite)
  • Urbanova (Avenida Shishima Hifumi, 2101, Urbanova)
  • 9h às 16h
  • Telefone: 3203-0633


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

RELATED POSTS

View all

view all