A SEMANA AGORA

Eventos levam entretenimento e serviços para toda a cidade

December 26, 2023 | by asemanaagora.com.br

Lucas Brito


Secretaria de Governança

Em 2023, a Prefeitura de São José dos Campos realizou diversos eventos gratuitos em todas as regiões da cidade, promovendo entretenimento, cultura, lazer e prestação de serviços aos cidadãos. 

A grande novidade do ano foi o programa Prefeitura Mais Perto de Você, que levou serviços municipais até os bairros, sempre no primeiro sábado útil de cada mês. Com isso, o joseense ganhou a comodidade de ter à disposição serviços essenciais bem perto de casa, sem a necessidade de grandes deslocamentos.

Ao longo de 10 edições, o evento passou por quatro regiões da cidade, sempre com alta participação dos munícipes.


Equipe de servidores atende a população durante os eventos | Foto: Adenir Britto/PMSJC

Gestão Aberta

Outro destaque deste ano foram os encontros da Gestão Aberta, que reuniram representantes do governo com lideranças, síndicos e empresários para ouvir a população sobre demandas específicas e discutir novos projetos. 

Moradores das regiões norte, leste, oeste, central, sul e sudeste participaram do evento, que também promoveu edições exclusivas para mulheres empreendedoras, profissionais de beleza e estética, e membros de entidades sociais do município.


Encontro para mulheres empreendedoras abriu espaço para as empresárias apresentarem sugestões | Foto: Adenir Britto/PMSJC

Festas do Trabalhador e da Bondade

A 43ª Festa do Trabalhador superou as expectativas e recebeu mais de 10 mil pessoas para celebrar o Dia do Trabalho e o aniversário do Novo Horizonte, na região leste da cidade, em 1º de maio. 

Foram distribuídas cerca de 2,2 toneladas de macarrão à bolonhesa, uma paixão nacional e a principal atração da festa, que ainda teve atividades recreativas para a garotada.


População aprovou a macarronada | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Já a tradicional Festa da Bondade, realizada pela Prefeitura há mais de 20 anos, movimentou a região norte com comidas típicas, música regional e artesanato no Parque da Cidade entre os dias 7 e 9 de julho. 

Além de comida boa, o público que prestigiou a Festa Julina da Bondade também ajudou as entidades sociais cadastradas no Fundo Social de Solidariedade.


Apresentação da quadrilha “Maria Bonita e Lampião” animou a festa | Foto: Adenir Britto/PMSJC

São José 256 anos

Para comemorar os 256 anos de São José dos Campos em julho, a Prefeitura preparou uma extensa programação, com um mês inteiro de atividades para toda a população. 

Na véspera do aniversário, noite de 26 de julho, o Arco da Inovação deu um show de luzes nas cores da cidade (azul e amarela).


A atração especial aconteceu também no dia do aniversário | Foto: Adenir Britto/PMSJC

No dia 27, mais de 40 mil pessoas lotaram o Parque da Cidade para curtir várias atrações e opções de shows musicais com repertório diversificado, que garantiram a animação de pessoas de todas as idades. 

Todo o fim de semana de aniversário foi recheado de opções de lazer e presentes para a população, como a entrega do Pátio do Museu, um novo espaço cultural no centro da cidade, apresentações da Orquestra Joseense e a Banda Clínica Rock no Parque Vicentina Aranha, além do espetáculo da Esquadrilha da Fumaça durante o evento Domingo Aéreo, promovido pelo DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial).


Show aéreo fechou as comemorações do aniversário de 256 anos de São José | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Aniversários dos distritos 

Em agosto, foi a vez de assoprar as velinhas para os distritos de São Francisco Xavier e Eugênio de Melo, localizados na região norte da cidade.

São Francisco Xavier completou 131 anos e as celebrações envolveram bolo de metro recheado com doce de leite, final de torneio de futebol e uma edição especial do Conexão Juventude na praça Cônego Antônio Manzi, centro do distrito.


Foram produzidas 40 formas de bolo com a doação de ingredientes por moradores e comerciantes do distrito | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Eugênio de Melo comemorou seus 146 anos com o tradicional desfile cívico militar, no Pátio da Estação, e muitos shows, brincadeiras para crianças e serviços gratuitos para a população durante o Conexão Juventude.


45 entidades participaram do desfile | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

7 de Setembro

Cerca de 30 mil pessoas prestigiaram o desfile em comemoração ao Dia da Independência em São José dos Campos. A solenidade, organizada pela Prefeitura, começou com o hasteamento de bandeiras na Orla do Banhado, que teve a presença de autoridades e convidados, além da Banda de Santana, que tocou o Hino Nacional. 

Em seguida, 34 grupos desfilaram pela Rua 15 de Novembro, que foi revitalizada após as obras de melhorias. Ao todo, foram 8 mil participantes, entre militares, civis, estudantes e membros de entidades e órgãos públicos. 


Joseenses de todas as idades comemoraram a data nacional | Foto: Adenir Britto/PMSJC

Dia das Crianças

No dia 12 de outubro, muitas famílias aproveitaram uma grande festa no Parque da Cidade em mais uma edição do São José Criança. As crianças se divertiram em vários brinquedos infláveis como: cama elástica, tobogã com piscina de bolinhas, pula-pula, boliche humano, mete gol, touro mecânico, futebol de sabão e muito mais.

Neste ano, além da distribuição de pipoca e algodão-doce, a garotada também se refrescou com picolés à vontade. Outras novidades foram as tendas de games, realidade virtual, caricatura, corte de cabelo e cabeleireiro maluco.


Famílias curtiram o dia pra valer com brincadeiras e até piquenique no Parque | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Natal Iluminado

Para fechar o ano, o Natal Iluminado contagiou a cidade com o clima das festas em dezembro. As atividades começaram com a chegada radical do Papai Noel: o bom velhinho desceu de rapel na fachada do Shopping Centro, em grande estilo, divertindo o público que compareceu em peso para conferir de perto a atração.


Papai Noel aventureiro chamou atenção e parou o centro da cidade | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

A programação se concentrou no coração da cidade, com apresentações de corais, dança e música no palco instalado na praça Afonso Pena, que ficou decorada com árvores e arcos luminosos. Quem passou pelo local pôde prestigiar duas feiras – a gastronômica, organizada por entidades sociais, e a de artesanato de Natal, com venda de presentes feitos por artesãos locais.

E para espalhar a magia natalina por todas as regiões, as tão queridas Caravanas de Natal levaram os ônibus especiais decorados com LED para os bairros, com saídas extras para que mais pessoas consigam participar.


Caravanas sempre fazem sucesso com a população | Foto: Claudio Vieira/PMSJC


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Governança

RELATED POSTS

View all

view all