A SEMANA AGORA

Unidades do CRAS de Sorocaba realizam encontros e eventos de encerramento do ano reunindo famílias atendidas em 2023 – Noticias

December 26, 2023 | by asemanaagora.com.br

Fotos: CRASs/Divulgação

Por: Rose Campos

O encerramento das atividades do ano de 2023 e a proximidade das festividades natalinas foram oportunidades para que as várias unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (CRASs) realizassem, nos últimos dias, uma série de encontros e eventos que reuniram famílias atendidas por esses equipamentos da Secretaria da Cidadania (Secid).

No CRAS Cajuru do Sul, por exemplo, foi realizada a Festa de Natal dos Grupos de Convivência, com a participação de frequentadores da unidade e seus familiares. Um lanche especial reuniu todos em volta da mesa farta e até um Papai Noel esteve presente para alegrar e presentear as crianças.

No CRAS Nova Esperança houve um Encontro Especial de Natal de Gestantes e Mamães/Bebês. Ali, a proposta foi reunir as novas mamães, que tiveram seus bebês ao longo de 2023, além de gestantes com seus partos previstos para 2024 e que são assistidas para o fortalecimento de vínculos, estimulação e desenvolvimento social, afetivo e cognitivo por meio da metodologia de visitas domiciliares.

Participou desse encontro, a especialista em educação infantil Joyce Campos Marcondes, que trabalhou com a temática “Shantala”, massagem específica para bebês, na qual são utilizados materiais não estruturados (como palitos e papéis, no estilo “faça você mesmo”). Os irmãozinhos também foram convidados para prestigiarem o encontro e receberam a visita do Papai Noel, com lembrancinhas, e as mamães foram presenteadas com pequenos mimos. Tudo preparado com muito carinho, pela própria equipe da unidade.

Por sua vez, o CRAS Sul-Leste apresentou aos convidados a cantata de Natal do “Coral Celeste”, formado por frequentadores dessa unidade. Os grupos do serviço de convivência atenderam em peso ao chamado e lotaram a unidade, para prestigiar a apresentação, recheada por músicas natalinas. Em outro momento, foi a vez de levar o talento dos participantes do coral para além dos muros do CRAS Sul-Leste. É que eles foram convidados para se apresentar no evento promovido pela Prefeitura, para a entrega de uma obra na região próxima ao CRAS, no Jardim Preste de Barros. “Foi uma forma de fechar o ano com chave de ouro. Aproveitamos a oportunidade de levar o talento dos nossos músicos e cantores, integrantes do coral, para um encontro com a população. E, agora sim, finalizamos o ano com uma apresentação do coral com músicas natalinas, algo que eles estavam ansiosos para acontecer”, descreve a coordenadora do CRAS Sul-Leste, Flávia Laís Carpinete.

Enquanto no CRAS Vitória Régia ocorreu confraternização das crianças participantes do Projeto Pintura Solidária. “Foi um momento de muita alegria das crianças e também de muita emoção, por parte das famílias. A ação só foi possível devido ao apoio da comunidade. Agradecemos à Fundação Pintura Solidária por colorir tantas vidas e pelo excelente trabalho realizado em 2023”, ressalta a coordenadora da unidade, Rita Farias.

Outro momento de comemoração, mas no CRAS Vitória Régia, foi o encontro que reuniu as famílias do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e grupo de artesanato da unidade. A propósito, nesses grupos foram realizadas várias oficinas de arte, nas quais foi possível produzir lembrancinhas de Natal, uma forma de regatar aptidões e valorizar as potencialidades de cada participante, ao mesmo tempo em que desenvolviam habilidades propícias para a geração de renda, contribuindo para autonomia econômica das participantes e de suas famílias.

RELATED POSTS

View all

view all