A SEMANA AGORA

Coleta seletiva atende a condomínios residenciais e estabelecimentos comerciais em 27 bairros

dezembro 31, 2023 | by asemanaagora.com.br

Moradores de condomínios residenciais e proprietários de estabelecimentos comerciais podem solicitar a inclusão no Programa Municipal de Coleta Seletiva por meio do aplicativo João Pessoa na Palma da Mão. O serviço de recolhimento de resíduos recicláveis atende a 27 bairros e está em constante ampliação a partir dos pedidos de adesão da população.

O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, explica que o programa ampliou e mecanizou o serviço, que antes era realizado apenas por associações de catadores apoiadas pela Emlur. “A equipe operacional faz modificações constantes na rota de coleta a partir das solicitações que recebemos”.

Os bairros atendidos são Bessa, Jardim Oceania, Aeroclube, Manaíra, Tambaú, Cabo Branco, Altiplano, Miramar, Tambauzinho, Jardim Luna, Bairro dos Estados, Bairro dos Ipês, Treze de Maio, Torre, Centro, Roger, Varadouro, Castelo Branco, Bancários, Anatólia, Jardim São Paulo, Água Fria, José Américo, Ernesto Geisel, Cidade dos Colibris, Mangabeira e Cidade Verde.

De acordo com a Lei Estadual de número 10.041/2013, a coleta seletiva de resíduos deve ser feita em todas as edificações residenciais com mais de três pavimentos. Segundo Ricardo Veloso, por enquanto, o trabalho tem um caráter educativo, feito mediante pedido dos síndicos dos residenciais, mas o objetivo é atender a toda a cidade a partir da conscientização ambiental das pessoas.

“Quando lançamos o programa, atendíamos a 13 bairros, com prevalência de casas. Começamos testes de coleta em 10 condomínios e hoje já atendemos a mais de 40, sempre com novos pedidos de adesão. No trajeto entre um e outro empreendimento, também recolhemos nas casas e estabelecimentos comerciais que já eram atendidos pelas associações”, afirma Ricardo Veloso.

Palestras – Quando os síndicos dos condomínios solicitam a inclusão na coleta seletiva, os agentes do Departamento de Educação Ambiental vão até o residencial para proferir palestras sobre como implantar o sistema de separação de resíduos entre secos (recicláveis) e úmidos (orgânicos e rejeitos).

O síndico de um condomínio em João Pessoa, Edimar Alcântara, achou muito interessante o serviço de coleta seletiva e vai se reunir com os moradores para incentivar a adesão. Ele já pratica a separação de resíduos e quer propagar a ideia aos demais condôminos.

Coleta – No acumulado de janeiro a novembro, foram coletadas 7,4 mil toneladas de materiais recicláveis. Entre os materiais, o destaque é para o papel, com 3,6 mil toneladas. Em seguida estão plástico (2,5 mil toneladas), alumínio (629,1 toneladas) metais ferrosos (256,5 toneladas) e borracha (384,5 toneladas).

O recolhimento dos recicláveis por meio dos caminhões possibilita aos trabalhadores das associações de catadores concentrar as atividades na triagem dos materiais, cujo volume vem aumentando, mediante adesão da população. As associações vendem os materiais às indústrias para reaproveitamento.

Como reciclar – Separe os resíduos em dois recipientes: um para resíduos secos (metais, vidro, papel e plástico), os quais devem ser higienizados antes do descarte, e outro para resíduos úmidos, que são os orgânicos (restos de alimentos) e os rejeitos (papel higiênico, guardanapo, papel toalha, absorvente e fralda descartável).

Conforme a legislação estadual, é obrigação dos condomínios disponibilizar recipientes para coleta seletiva. Os contêineres de coleta domiciliar deverão ser devidamente identificados. A sugestão é utilizar cor verde para os recicláveis (resíduos secos) e a cor cinza para os resíduos úmidos.

A coleta seletiva é realizada em dias alternados. Os caminhões que realizam os serviços são diferentes dos que fazem a coleta domiciliar de resíduos úmidos e possuem identificação visual distinta.

A população pode solicitar a inclusão na coleta seletiva pelos telefones 3213 4237 e 3213 4238 e pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão. Outra opção é pelo site da Prefeitura de João Pessoa, na plataforma Prefeitura Conectada.

RELATED POSTS

View all

view all