A SEMANA AGORA

Prefeitura de Cuiab | Cuiab se destaca nacionalmente por modernizar frota de nibus com ar-condicionado e tecnologia de ponta

December 31, 2023 | by asemanaagora.com.br

A Prefeitura de Cuiabá é reconhecida em âmbito nacional pelo empenho na garantia de transporte público de qualidade. Em sete anos da gestão Emanuel Pinheiro, foram entregues 200 novos ônibus, todos equipados com ar-condicionado, assegurando que 78% da frota esteja climatizada. A meta da administração é alcançar 100% da frota com ar-condicionado até 2024. Além disso, os coletivos contam com câmeras (quatro em cada coletivo), sistema de bilhetagem, elevadores para Pessoas com Deficiência (PCDs) e Wi-Fi.

“Um feito histórico da gestão que torna Cuiabá uma das poucas cidades do país a atingir esse percentual. E o meu compromisso é encerrar o meu segundo ano de mandato entregando à população 100% dos veículos com ar-condicionado”, explicou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Diariamente, cerca de 350 coletivos circulam pela cidade, atendendo aproximadamente 250 mil pessoas. “Nossa meta é proporcionar qualidade, conforto e dignidade para a população, que é nossa prioridade na administração”, destacou o prefeito.

O prefeito relembra ainda que a mobilidade em Cuiabá evoluiu exponencialmente, citando melhorias como a criação de corredores exclusivos para ônibus, as estações sustentáveis (Alencastro, Bispo e Ipiranga) e a renovação dos abrigos de ônibus seguindo um padrão que garante comodidade aos deficientes.

“Saimos de 18% para 78% da frota com ar-condicionado. Temos uma frota mais nova, com idade de cerca de 4 anos e seis meses. Como eu sempre digo, uma gestão precisa atender aos que mais precisam, e priorizamos os mais humildes, transformando Cuiabá em uma cidade mais justa e solidária e muito melhor para se viver.”

Em meio às conquistas, Emanuel reconhece a força que tem um projeto realizado em conjunto, em equipe, e dentro deste contexto ressaltou o comprometimento do secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, na pasta da Semob. “Liderou toda a equipe para que os projetos fossem realizados, sempre com muita lealdade e foco no trabalho.”

Para Juares, a chegada dos novos veículos representa o compromisso e respeito que a atual gestão tem com a população. “Representa o trabalho de uma administração séria e competente, que está sempre tentando levar qualidade de vida aos mais carentes. A compra de novos ônibus trouxe conforto e segurança aos usuários. Eu me sinto orgulhoso de pegar esse trabalho já começado pelo amigo e ex-secretário Antenor Figueiredo. Muitas coisas boas virão na mobilidade urbana da nossa Capital.”

Pontos de Ônibus

A atual gestão está realizando o maior programa de instalação de abrigos da história de Cuiabá. Nos últimos dois anos e meio, foram implantados mais de mil abrigos na cidade, e está prevista a instalação de mais 800 até o final de 2024.

 

RELATED POSTS

View all

view all