A SEMANA AGORA

Agência Minas Gerais | Fapemig lança Chamada Demanda Universal 2024

janeiro 5, 2024 | by asemanaagora.com.br

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) lança a Chamada 01/2024 – Demanda Universal. O aporte será de R$ 45 milhões em trabalhos que devem ser desenvolvidos em até 36 meses. O prazo para submissão de propostas vai até 3/4/2024. Acesse a Chamada completa.

Este ano, a Chamada apresenta duas novidades: poderá ser redigida em português e, nos campos do formulário indicados pela Fapemig, também em inglês. A mudança se deu para facilitar a internacionalização das pesquisas e promover a comunicação em contexto internacional, incentivando a inclusão. Outras agências de fomento já usam o texto em inglês como parâmetro. A outra novidade é a categoria para o financiamento voltada aos Jovens pesquisadores, categoria D, com uma faixa de financiamento dedicada exclusivamente para eles.

Objetivo da Chamada

O objetivo da Demanda Universal é estimular a pluralidade e a diversidade da pesquisa científica e tecnológica, nas diversas áreas do conhecimento. Serão consideradas elegíveis as propostas apresentadas por coordenadores vinculados às ICTMG cadastradas, conforme requisitos apresentados pela Fapemig.

As propostas devem se enquadrar em quatro categorias de financiamento:

 A – coordenação individual cujo coordenador tenha obtido o título de doutor antes de 2019,

B – coordenação em grupo com no mínimo três doutores,

C – coordenação em grupo com no mínimo quatro doutores,

D – coordenação individual cujo coordenador tenha obtido o título de doutor depois de 2019.

Entre os critérios de elegibilidade, a proposta deve ser identificada claramente como pesquisa científica, tecnológica ou de inovação, evidenciar os resultados esperados, benefícios e impactos a serem gerados por este apoio financeiro, detalhar as atividades que serão realizadas em colaboração por todas as instituições envolvidas, entre outros.

RELATED POSTS

View all

view all