A SEMANA AGORA

Prefeitura de Cuiab | Equipe da Secretaria Municipal de Sade se empenha em corrigir os problemas deixados pelo Gabinete de Interveno do Estado

janeiro 8, 2024 | by asemanaagora.com.br

Após a retomada da gestão da saúde pública pela Prefeitura de Cuiabá, a partir de 1º de janeiro, o prefeito Emanuel Pinheiro designou uma equipe para avaliar as condições das unidades de saúde. Desde o início dos trabalhos, os membros da equipe têm se deparado com situações desagradáveis, revelando uma realidade diferente da propalada pelo Gabinete de Intervenção do Estado.

Um dos problemas encontrados foi nos fundos do antigo Pronto Socorro, que se encontra repleto de lixo, mato alto e com bocas de lobo entupidas. A obstrução das bocas de lobo é a situação mais preocupante, uma vez que, quando chove, causa alagamentos na unidade, colocando em risco a saúde e a segurança dos profissionais e pacientes que transitam no local. 

“Nossas equipes estão trabalhando intensamente para identificar as falhas deixadas pela intervenção do Estado e corrigi-las imediatamente, para que não haja prejuízo no trabalho dos nossos servidores e no atendimento à população. O secretário Paulo Rós, responsável pela pasta que gere o antigo Pronto Socorro, já está tomando as devidas providências para a limpeza do local e desentupimento das bocas de lobo”, comentou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Hospital da Família

Com a abertura do Hospital Municipal de Cuiabá – HMC, o prefeito Emanuel Pinheiro tinha o projeto de reformar o antigo Pronto Socorro e transformá-lo no Hospital da Família – HFAM. No projeto estavam previstos ala infantil, ala de idosos, ala de cuidados paliativos e ala de saúde mental. Pouco tempo após o fechamento do local, os planos para o Pronto Socorro foram completamente alterados, devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, o Hospital passou por uma rápida reforma e passou a funcionar como Hospital Referência Covid-19, que foi essencial para o tratamento de pacientes de Covid de Cuiabá e de todo o estado.

“Continuamos com o nosso plano de transformar o antigo PS em HFAM. Estamos retomando a gestão da saúde e temos muito trabalho pela frente. Mas a população de Cuiabá pode ter a certeza de que vamos trabalhar intensamente para colocar a saúde da capital nos eixos, oferecendo a todos uma saúde pública de qualidade”, disse Pinheiro.

RELATED POSTS

View all

view all