A SEMANA AGORA

Programa “HumanizAção” acolhe mais de 9 mil pessoas em situação de rua durante o ano de 2023 – Noticias

janeiro 9, 2024 | by asemanaagora.com.br

Por: Luís Gustavo Adabro/Secom.

O programa “HumanizAção”, que atua 24 horas em todos os dias da semana, percorrendo pontos específicos da cidade, somente durante o ano de 2023, realizou 9.542 abordagens sociais especializadas a pessoas em situação de rua, sendo que esses atendimentos geraram 9.353 oportunidades de acolhimento. Além disso, mais de 2.302 pessoas conseguiram retornar para os seus lares, seja em Sorocaba ou em outras cidades de procedência. O retorno ao lar é providenciado pela Prefeitura de Sorocaba, sempre nas situações em que há o desejo da pessoa e a viabilidade para que isso aconteça.

Além disso, em 2023, de todos os encaminhamentos realizados, 858 deles foram para o Centro de Triagem, 132 para o recebimento de cuidados em saúde e 8.330 para o Serviço de Obras Sociais (SOS).

Após aceitar o acolhimento no SOS, as pessoas atendidas têm à disposição, no local, diariamente, alimentação saudável, banho, roupas limpas e lugar para o pernoite, além da atenção cuidadosa e humanizada que caracteriza esse serviço. Ainda, sempre que necessário, também é feito o encaminhamento dos que precisam para os serviços de saúde. O objetivo principal desse trabalho é propiciar chances reais para uma verdadeira mudança de vida, contribuindo para a reinserção dessas pessoas no convívio em comunidade.

“Todas essas ações, que se voltam para o bem comum dos sorocabanos, são realizadas por equipes de diversas pastas da Prefeitura de Sorocaba, por meio do programa ‘HumanizAção’, que busca uma mudança real de situação de vida e devolve a dignidade aos acolhidos. Durante o ano de 2023, pudemos intensificar as ações em rotas e pontos específicos da cidade, bem como atendemos todas as informações e denúncias transmitidas por munícipes”, afirma o secretário de Gabinete Central (SGC), João Alberto Corrêa Maia.

O “HumanizAção” é realizado de forma integrada por equipes da Secretaria do Gabinete Central (SGC), Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Secretaria de Mobilidade (Semob) e Urbes – Trânsito e Transportes.

Ações diárias

Ao longo desta segunda-feira (8), as equipes do programa municipal realizaram 61 abordagens especializadas a pessoas em situação de rua, sendo que 27 delas aceitaram receber acolhimento no SOS.

As equipes percorreram os seguintes locais: Avenida Itavuvu, Avenida São Paulo, Avenida Elias Maluf, Rua Francisco Cabrera, Avenida Gen. Carneiro, Rua Mantiqueira, Rua Deodoro Reis, Rua Antônio José Castronovo, Rua São Francisco de Assis, Rua Dr. Fernando Santos, Praça José Vicente Vannuchi, Rua Buenos Aires, Rua Humberto de Campos, Praça Cel. Fernando Prestes, Avenida Dr. Armando Pannunzio, Praça Nove de Julho, Praça Mãe Preta, Mosteiro de São Bento, Praça Frei Baraúna, Avenida Cel. Nogueira Padilha, Rua Vilarino Pires Nogueira, Praça Oxford, Avenida Moreira Cesar, Rua Dr. Álvaro Soares, Rua Sete de Setembro, Rua Lituânia e imediações da Rodoviária.

A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp: (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).

RELATED POSTS

View all

view all