A SEMANA AGORA

Colônia de Férias garante alegria e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes de unidades da SAS – CGNotícias

janeiro 12, 2024 | by asemanaagora.com.br

As Férias chegaram! Janeiro é certamente um dos meses mais esperados pelas crianças e, para aproveitar as férias escolares e sair da rotina, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), oferece atividades de Colônia de Férias para as crianças e adolescentes que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) das unidades da Rede e Assistência Social.

As atividades são promovidas pelas unidades de Cras e Centros de Convivência, promovendo experiências lúdicas, culturais e desportivas como formas de interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. O objetivo é proporcionar um momento de qualidade, fortalecer os vínculos, levar o bem-estar e lazer para os usuários de forma saudável, a colônia de férias oferece atividades recreativas, dinâmicas, gincanas, atividades culturais, passeios e esportes.

A coordenadora da unidade, Stefany Santana de Assis, ressaltou que possui hoje 80 crianças e adolescentes inscritos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e segundo ela, a colônia de férias foi pensada para proporcionar lazer e entretenimento às crianças que estão em situação de vulnerabilidade. “O nosso objetivo é permitir que todos tenham acesso ao lazer e possam se divertir, interagir através de atividades que estimulam a participação e contribuem para a socialização. Sem dúvidas esse período é especial para eles, muitos não têm a oportunidade de viajar ou apreciar férias com a família”, disse a coordenadora.

As unidades contam com equipe de técnicos, recreadores e professores de educação física capacitados para atender as demandas de cada Cras e Centros de Convivência, contribuindo para ressignificar as vivências e favorecer a prevenção de situações de risco social.

No Cras Moreninhas, cerca de 75 crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos participam do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. Para o Coordenador Hemerson Motta, a colônia de férias oferece uma combinação perfeita de atividades recreativas e educativas, permitindo que os participantes se divirtam enquanto desenvolvem habilidades importantes para a vida.

“As férias escolares são esperadas pelos estudantes o ano todo, é um período de descanso e lazer e a Colônia nos permite transformar esse momento em oportunidade de aprendizado e desenvolvimento de habilidades para todas as idades. Nosso foco é proporcionar bem-estar e autonomia para nossos usuários, além de lazer e diversão”, ressaltou.

No Cras Los Angeles, as atividades estão acontecendo regularmente no período matutino com as brincadeiras e jogos ao ar livre que estão fazendo a alegria da criançada. O coordenador da unidade, Wilton Celeste Candelorio, enalteceu o trabalho realizado por toda equipe e falou sobre o incentivo dos pais na participação dos filhos no SCFV.

“Nossa equipe está empenhada em oferecer o melhor para nossas crianças e nesse período de férias a participação tem sido significativa, estamos visitando as famílias e conscientizando sobre a importância de participar do serviço de convivência, e os pais têm nos ajudado bastante. Estamos acompanhando o desenvolvimento em todos os aspectos, tanto na parte física quanto na parte comportamental”, enfatizou o coordenador.

O educador do Cras Los Angeles, Muller Silva de Souza, destacou as atividades preferidas pelas crianças. “Nós preparamos diversas atividades educativas, culturais e desportivas e sem dúvidas as brincadeiras e os jogos como: estafetas, tiro ao alvo, jogo da velha humano e o torneio de futsal são os mais amados por eles”, finalizou.

 

RELATED POSTS

View all

view all