A SEMANA AGORA

Prefeitura de Sorocaba entrega pavimentação asfáltica em rua no Jardim do Paço – Noticias

janeiro 13, 2024 | by asemanaagora.com.br

Fotos: Eduardo Santinon – Secom

Por: Évelyn Azevedo

Via é rota alternativa para escoar trânsito na Avenida Três de Março, que está com 49% das obras de pavimentação e duplicação concluídas

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), entregou, nesta sexta-feira (12), os trabalhos de pavimentação asfáltica da Rua Prof.ª Célia Cangro Marques Mendes, localizada no Jardim do Paço, Zona Leste da cidade.

O trânsito no local está liberado, cuja via é considerada rota alternativa para o escoamento do trânsito da Avenida Três de Março, ligando essa via ao Jardim do Paço e à região industrial da cidade, evitando lentidão no tráfego na Avenida Eng.º Carlos Reinaldo Mendes, sobretudo em horários de pico.

A obra, iniciada em abril de 2023 e que faz parte do programa municipal “Sorocaba Tem Pressa”, é decorrente de parceira com a iniciativa privada, via medida mitigadora com a empresa Magnum Construtora. A empresa DHM Terraplanagem e Pavimentação foi quem executou os serviços, sob a supervisão da Serpo.

“Ao todo, houve a pavimentação de uma área de 4.800 metros quadrados, sendo que as obras também contemplaram sarjetas, guias, bocas de lobo e iluminação com tecnologia em LED. Com essa nova via de acesso, haverá igualmente valorização dos imóveis e condomínios ao redor”, ressaltou o prefeito Rodrigo Manga, que esteve no local.

Além do chefe do Executivo, também estiveram presentes os secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serpo) e Carlos Eduardo Paschoini (Secretaria de Mobilidade – Semob); o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto; o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Tiago Suckow; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; representando a Câmara Municipal, o líder de Governo, vereador João Donizeti, e o diretor técnico da Magnum Construtora, José Messias Camargo Júnior.

Avenida Três de Março
Na ocasião, a equipe da Prefeitura ainda vistoriou as obras de pavimentação e duplicação da Avenida Três de Março, que está com 49% das obras concluídas. Ela está entre as medidas adotadas para conferir fluidez ao trânsito, voltadas a facilitar o acesso à região do Alto da Boa Vista.

As melhorias contemplam um trecho de seis quilômetros, entre a Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes até a Rua Quirino de Mello, em Aparecidinha. O empreendimento, iniciado em maio do ano passado, é financiado pela Corporação Andina de Fomento (CAF), executada pela construtora Casamax e com prazo de entrega de 18 meses.

“As obras seguem em ritmo acelerado, superando nossas expectativas. Temos uma equipe concluindo o trecho de duplicação nas proximidades do Parque Natural Chico Mendes, outra executando obras de drenagem e terraplenagem, e uma terceira preparando o calçamento e a ciclovia. Além disso, parte da iluminação da via está funcionando com a tecnologia em LED”, informou a superintendente do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), Jéssica Pedrosa.

As intervenções incluem construção de ciclovia, rede de iluminação com tecnologia de LED e sinalização viária. O gerenciamento da obra está sob a responsabilidade do CADI, ligado à Secretaria de Administração (Sead). A iniciativa integra o programa “Sorocaba tem Pressa”, lançado em 2021 pela atual Administração Municipal, para conferir agilidade às obras de mobilidade urbana já em andamento e iniciar novos projetos.

RELATED POSTS

View all

view all