A SEMANA AGORA

Jovens talentos cariocas do game design receberão incentivo para desenvolvimento de projetos autorais pela JUVRio e por fábrica de startup – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

janeiro 18, 2024 | by asemanaagora.com.br

Os jovens receberam as informações sobre o incentivo que terão para desenvolver seus projetos – Laryssa Lomenha/Prefeitura do Rio

Quarenta projetos criados por jovens de 15 a 29 anos nos Espaços e Casas da Juventude da cidade do Rio serão beneficiados por uma parceria entre a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) e a Usina de Startup, empresa dedicada a transformar ideias inovadoras em empreendimentos de sucesso. Cerca de 200 alunos de cursos voltados às áreas de design de games e tecnologia oferecidos pelo município conheceram, na tarde desta quarta-feira (17/1), os programas de incubação e aceleração de games e e-sports.

– Essa formação não custa nem um real para a Prefeitura. O time da Usina de Startup, acreditando na juventude do Rio, tem feito uma série de capacitações com foco em transformar ideias incríveis em negócios lucrativos. Essa é mais uma chance de mudar a vida de jovens que sonham em ir mais longe – disse o secretário de Juventude Carioca, Salvino Oliveira.

Durante a tarde no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), no Maracanã, os jovens apresentaram suas ideias e projetos que já começaram a desenvolver dentro dos Espaços e Casas da Juventude, no campo dos jogos eletrônicos. As inscrições para os projetos dos alunos da JUVRio estarão abertas de 25 de janeiro a 13 de março, por meio das redes sociais da JUVRio.

– Quem vai capacitar vocês nessa jornada de empreendedorismo é uma empresa que tem uma trajetória longa e criou uma parceria muito sólida com essa secretaria. Somos especialistas em mentoria, consultoria técnica, educação empreendedora, marketing e publicidade, plano de negócios, prototipagem e entrada no mercado de trabalho. Além disso, temos mais 720 startups desenvolvidas a partir de nós. Todo esse esforço é porque a gente acredita na capacidade de realização dos jovens e de seus sonhos – destacou o CEO e fundador da Usina de Startup, Leonardo Neto.

Michel Ferreira, de 20 anos, aluno do curso de Design de Games do Espaço da Juventude de Madureira, já tem uma ideia de jogo de aventura com os alunos Júlio César Guimarães e Luana Felipe.  Ele está empolgado com a possibilidade de fazer parte dos projetos de incubação e aceleração da Usina de Startup:

– O nosso projeto foi desenvolvido dentro de um mês, no curso de Jogos Digitais da JUVRio. Passamos por todas as fases do jogo, desde as linhas originais, de forma bem manual. Nos inspiramos em grandes ícones dos videogames, como Mario, Sonic e referências da fauna brasileira. Também inserimos as ODS da ONU no projeto, como a proteção ao meio ambiente e a inclusão de pessoas cadeirantes nos jogos, para dar mais representatividade. Com a chegada da Usina, temos maior expectativa de prosseguir com a nossa ideia.

 

Categoria:

  • 18 de janeiro de 2024
  • Marcações: incentivo jovem JUVRio projeto startup talento

    RELATED POSTS

    View all

    view all