A SEMANA AGORA

Prefeitura alerta quais as vacinas que todas as pessoas devem tomar em cada fase da vida

janeiro 21, 2024 | by asemanaagora.com.br

É importante que os pais saibam quais as vacinas que todas as crianças devem tomar a fim de garantir a imunização na idade adequada e, assim, evitar doenças graves. O alerta é principalmente para os pais que pretendem matricular os filhos em creches ou berçários e, como a criança passará a ficar em ambientes mais aglomerados, a vacinação é uma forma de protegê-la de doenças imunopreveníveis, a exemplo da catapora, sarampo, meningite, entre outras.  

Para a primeira infância, desde o nascimento a menores de cinco anos são administradas as seguintes vacinas: BCG, Hepatite B, Hepatite A, Pentavalente, DTP, VIP, VOP, Meningocócica C, Pneumocócica 10, Rotavírus, Tríplice viral, Febre Amarela, Covid-19 e a Varicela. Ao chegar na fase da adolescência e não menos importante, são indicadas as seguintes doses: dT, Hepatite B, Tríplice Viral, HPV e Meningocócica conjugada ACWY. Já para os adultos são indicados: dT, Hepatite B e Tríplice viral e a Pneumocócica 23 para idosos acamados, restritos ao leito.  

“Assim como o cuidado com a alimentação, de manter hábitos saudáveis, é importante que toda população esteja vacinada e protegida contra diversas doenças que podem ser evitadas, uma vez que as vacinas estimulam o sistema imunológico, o que garante a proteção contra doenças graves e salvam vidas”, alertou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização.  

Nesta segunda-feira (22), os usuários poderão receber as doses dos imunizantes em três pontos extras localizados no Shopping Sul, no bairro dos Bancários, no Home Center Ferreira Costa, às margens da BR-230, e no Shopping Tambiá, no Centro. As ações preventivas e de promoção à saúde acontecem também nas unidades de saúde da família (USFs), das 7h às 11h e das 12h às 16h, e no Centro de Imunização e nas policlínicas municipais, das 8h às 16h.  

Nova recomendação – A vacina que protege contra Covid-19 passou a ser incorporada ao calendário vacinal de rotina da criança, conforme o Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. O objetivo principal da vacinação é reduzir casos graves e óbitos pela Covid-19. Por isso, é fundamental alcançar elevadas e homogêneas coberturas vacinais para todos os grupos com indicação.  

Todos os imunizantes disponíveis das campanhas ativas (Covid-19 ou Influenza) podem ser administrados simultaneamente com qualquer outro que faz parte do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais.  

Documentação – Para ter acesso à vacina contra Covid-19, o usuário deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacina, que comprove outras doses do imunizante, além do Cartão SUS. Já para receber a vacina contra Influenza e demais vacinas do calendário de rotina, é importante levar o cartão de vacina, Cartão SUS e um documento oficial do usuário.  

Locais de vacinação nesta segunda-feira (22): 

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)

*exceção: Alto do Céu II, Roger III, Cruz das Armas IV, Anayde Beiriz e Jardim Planalto  

Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)  

Home Center Ferreira Costa

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

8h às 16h (sábado)  

Shopping Sul

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

10h às 16h (sábado)  

Shopping Tambiá

Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira)

9h às 16h (sábado)  

Vacinação Domiciliar

Agendamento: (83) 98645-7727 – (Apenas WhatsApp)

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)  

RELATED POSTS

View all

view all