A SEMANA AGORA

Chegada das Bandeiras será retratada por desenhistas

janeiro 27, 2024 | by asemanaagora.com.br

Avelino Israel


Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A manifestação popular da Chegada das Bandeiras, realizada todo fim de janeiro no Museu do Folclore de São José dos Campos, sempre é acompanhada por um público bem diverso. São devotos de Santos Reis, amantes da cultura popular e tantas outras pessoas com diferentes objetivos.

Este ano, um grupo diferente fará parte deste público, atento a todos os movimentos e registrando, em desenhos, cada detalhe, principalmente das Folias de Reis. Seus integrantes fazem parte do Urbans Sketchers de São José (ou desenhistas urbanos, numa tradução livre do inglês).

Denominado USk SJC, o grupo foi criado em 2020 pela argentina Margarita Gallo, artista autodidata e ex-professora de inglês, que mora em São José desde 2019. “O grupo foi formado em plena pandemia e em maio de 2023 começamos a nos encontrar presencialmente, para desenhar pontos da cidade e da região”, explica a artista.

Mesmo objetivo

Em novembro o grupo desenhou A Encantada em novembro

Hoje, o grupo já tem 9 desenhistas (de técnicas livres) e integra a comunidade internacional Urban Sketchers, que conta com quase 500 grupos no mundo todo. “O grupo não tem fins lucrativos e está aberto a novos integrantes que tenham o mesmo objetivo”, ressalta Margarita.

O grupo joseense já realizou 12 encontros desde sua criação. O último aconteceu no Parque Santos Dumont, onde os desenhistas retrataram A Encantada – Casa de Santos Dumont, réplica da casa que foi construída pelo inventor em Teresópolis (RJ), inaugurada pela Prefeitura, em novembro do ano passado.

Margarita já conhece o Museu do Folclore desde 2020, quando fez um desenho da fachada do prédio. Ela lembra que a sugestão de desenhar a Chegada das Bandeiras foi aprovada por todos no grupo. “É uma atividade cultural bem interessante que não conhecíamos”, destaca Margarita.

Desenho da fachada do museu feito por Margarita

Folias participantes

A Chegada das Bandeiras está em sua 26ª edição e, neste ano, contará com a participação de 13 Folias de Reis de São José e outras cidades da região. A manifestação acontecerá neste domingo (28), das 9h às 17h, com uma missa as 15h, celebrada pelo padre Robert José Ribeiro, da Paróquia São Sebastião, da Vila Industrial.

São José dos Campos: Cia de Reis Esplendor do Oriente (Jd. Satélite), Folia de Reis Estrela de Belém (Jd. Telespark), Cia dos Três Reis Estrela do Oriente (Jd. Oriente), Folia de Reis do Mestre Zé Mira (Putim), Folia de Reis Bom Jesus do Buquirinha (Buquirinha), Folia de Reis São José (Vila Rubi), Folia de Reis de Santana (Santana), Cia Irmandade Santos Reis (Novo Horizonte) e Folia de Reis São Vicente de Paulo (Vila São Geraldo).

Caçapava: Folia de Francisco (Chácara Germano). Jacareí: Folia de Reis Filhos do Oriente. Paraibuna: Folia de Reis Alferes Bento. Taubaté: Folia de Reis Estrela da Mantiqueira (Esplanada Santa Terezinha). 

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

RELATED POSTS

View all

view all