A SEMANA AGORA

Escola de Formação da GCM de Sorocaba inicia curso de aperfeiçoamento sobre novas atribuições do Código de Trânsito Brasileiro – Noticias

janeiro 30, 2024 | by asemanaagora.com.br

Por: Évelyn Azevedo

A Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização (Efae) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, pertencente à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), iniciou, nesta segunda-feira (29), o curso de aperfeiçoamento das novas atribuições trazidas pela Lei nº 14599/23, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para a atuação de agentes de trânsito e GCMs de Sorocaba e outras cidades. A iniciativa tem a participação de 50 profissionais e prossegue até sexta-feira (2).

As aulas são realizadas com o objetivo de capacitar os agentes que atuam nas ruas, somando uma carga horária de 40h. “Foram incluídas novas atribuições aos profissionais da área, com isso, percebemos a necessidade de um aperfeiçoamento perante as recentes mudanças. Agora os agentes municipais podem fiscalizar infrações relativas ao veículo e ao condutor, como, por exemplo, falta de habilitação ou mesmo dirigir o veículo em mau estado de conservação e segurança”, informou o secretário da Sesu, Alexandre Caixeiro.

Estão participando equipes das GCMs de Sorocaba, Mairinque, Ipatinga, Capela do Alto, Ibiúna, Piedade, Salto de Pirapora, São Roque, Tatuí e Votorantim, além de agentes de trânsito de Sorocaba, Boituva, Itu, São Roque e Votorantim.

O treinamento está sendo conduzido pelos instrutores CE Gilmar Ezequiel e GCM Marco Tabatini. A Efae adota um modelo moderno de ensino em Polícia Administrativa de Aproximação e Proteção Comunitária, com corpo docente composto por instrutores próprios e convidados, cada qual com excelência de conhecimento e notório saber na disciplina que ministra. A unidade opera na Rua Gustavo Ângelo Alvarenga, 634, no Jardim Ana Maria, em um espaço que foi totalmente revitalizado, no ano passado, e conta agora com instalações modernas e adequadas para o treinamento de guardas civis municipais de Sorocaba e região. Assim, o curso que está sendo oferecido neste momento promove nova qualificação e preparo aos profissionais atuantes na Guarda Municipal deste e também de outros municípios.

 

RELATED POSTS

View all

view all