A SEMANA AGORA

Museu Vivo tem retomada com Banda de Santana e Eunice Coppi

fevereiro 3, 2024 | by asemanaagora.com.br

Avelino Israel


Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Em clima de Carnaval, o Museu do Folclore de São José dos Campos retomará as atividades do Museu Vivo neste domingo (4). Os convidados são a Banda de Santana e a artista popular Eunice Coppi. A vivência é gratuita e ocorre no lado externo do museu, das 14h às 17h. Nos dias 18 e 25, têm novos fazedores convidados.  

A Banda de Santana compartilhará toda a sua experiência de 75 anos de existência, oferecendo ao público um vasto repertório de marchinhas carnavalescas. Vai ser difícil ficar parado e dançar será uma opção natural. A participação da banda tem a colaboração da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Para completar o clima, a artista popular Eunice Coppi oferecerá uma rica vivência de como fazer máscaras de Carnaval utilizando papel e goma, por meio da técnica de empapelamento. Eunice já participou de outras edições do Museu Vivo mostrando toda sua sabedoria no artesanato.

A artista Eunice Coppi confeccionará máscaras de Carnaval

Perfil

A Banda de Santana foi criada em 1949 pelo músico e funileiro João Pereira Leite e há 24 anos regida pelo maestro Onofre Rita Santos. Em 2014, a banda foi declarada como patrimônio cultural imaterial joseense pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural).

As criações de Eunice estabelecem uma conexão com suas raízes negras e as memórias de infância na cidade mineira de Sabará, onde nasceu. Muitas das suas inspirações vêm do Bloco de Carnaval Mundo Velho, que viu passar inúmeras vezes pelas ruas da cidade natal.  

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e está instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Museu do Folclore de SJC

Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade (Santana).

(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354

Museu do Folclore


MAIS NOTÍCIAS

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

RELATED POSTS

View all

view all