A SEMANA AGORA

Secretaria da Mulher vai participar da lavagem da pista da Sapucaí – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

fevereiro 3, 2024 | by asemanaagora.com.br

A Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher irá participar da tradicional cerimônia de lavagem da pista da Marquês de Sapucaí, neste sábado (3/2), reta final dos ensaios técnicos. O desfile terá a presença de mais de 200 mulheres, que frequentam os equipamentos da Secretaria da Mulher, e irão desfilar pela avenida carregando as faixas “Carnaval + Seguro para as mulheres”, “Respeita as minas” e “Depois do não, é assédio”. Antes do desfile, as mulheres irão se reunir no Circo Crescer e Viver para participar da capacitação do Stand Up, plataforma da L’Oréal Paris de treinamento contra o assédio nas ruas. Também irão realizar uma oficina de customização de camisas e abadás.

A ação faz parte da campanha Carnaval + Seguro para as mulheres, que tem como objetivo conscientizar a população sobre o combate ao assédio. Para a secretária da Mulher, Joyce Trindade, a campanha reafirma o compromisso em garantir a segurança das mulheres.

– O carnaval é a maior festa da nossa cultura e precisa ser também uma época em que todas as mulheres se sintam seguras. Estaremos na Sapucaí reforçando a nossa missão de assegurar que as mulheres tenham sua dignidade garantida e conscientizando a população sobre o combate à violência. Sempre é tempo de enfatizar que depois do não, é assédio. Queremos promover um carnaval com respeito e acolhimento para todas – afirma Joyce.

A iniciativa Rio + Seguro para as mulheres teve início no Réveillon de 2022, e, pelo segundo ano consecutivo, acontece em um dos maiores eventos culturais do Brasil, reforçando o compromisso da Secretaria da Mulher com a vida e a segurança das mulheres.

Sobre Stand Up

Stand Up é o programa de treinamento desenvolvido por L’Oréal Paris junto com a ONG Right To Be, que já impactou mais de 1,5 milhão de pessoas no mundo. A metodologia de intervenção se provou eficaz quando aplicada em universidades americanas, diminuindo em 17% os casos de violência sexual no local. O programa oferece um método baseado em 5 Ds – distrair, delegar, documentar, direcionar e dialogar – que auxiliam homens e mulheres a intervir com segurança diante dessa situação. No Brasil, a ONG Cruzando Histórias é responsável pelos treinamentos.

Saiba mais em:
https://www.cruzandohistorias.org/combata-o-assedio
https://www.loreal-paris.com.br/stand-up

Serviço
Lavagem da Sapucaí
Data: 3/2
Horário: 18h
Local: Sambódromo

 

 

Marcações: lavagem mulher Sambódromo Sapucaí

RELATED POSTS

View all

view all