A SEMANA AGORA

26ª Chegada das Bandeiras reúne 250 pessoas em São José

fevereiro 4, 2024 | by asemanaagora.com.br

Avelino Israel


Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Cerca de 250 pessoas acompanharam, no último domingo (28), a realização da 26ª Chegada das Bandeiras, no Museu do Folclore de São José dos Campos, no Parque da Cidade. O encontro contou com a presença de 11 Folias de Reis de São José, Caçapava e Jacareí.

Apesar do tempo instável e da chuva durante parte do evento, o público pode acompanhar toda a manifestação das folias e a benção das bandeiras, realizada durante a missa celebrada pelo padre Robert José Ribeiro, da Paróquia São Sebastião, da Vila Industrial.

Também no domingo, o Museu do Folclore encerrou o ciclo de Natal, iniciado no dia 3 de dezembro, e fez o fechamento do presépio, aberto na mesma data.

Bandeiras das folias são colocadas lado a lado para serem benzidas

Desenhos

Neste ano, uma manifestação também foi acompanhada por um grupo de desenhistas denominado Urbans Sketchers São José dos Campos (ou desenhistas urbanos, tradução numa livre do inglês) ou USk SJC, que retratou diferentes aspectos das Folias de Reis.

O grupo foi formado em 2020 pela argentina Margarita Gallo e faz parte de um movimento internacional de desenhistas independentes, que utiliza diferentes técnicas para desenhar momentos e lugares, sendo fiéis às cenas que estão sendo retratadas, seja em ambientes externos ou internos.

“A experiência foi muito rica e divertida, pois tivemos a oportunidade de conhecer um evento cultural bem colorido e musical. Tentamos retratar pessoas em movimento, o que não é fácil. Esperamos voltar no próximo ano para captar outras imagens da festa”, frisou Margarita.

Margarita divide a administração do grupo com outros três desenhistas, Cibele Gomes, Anacleto José Mendes e Murilo S. Romeiro. Também estiveram presentes os desenhistas AlexSia Barbosa e Claudia Meire e os desenhistas Matheus Milagres e Domingos Massa. O grupo é aberto a novos participantes.

Grupo de desenhistas mostra os trabalhos que foram feitos

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

 

Museu do Folclore de SJC

Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade (Santana).

(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354

Museu do Folclore

 

 


MAIS NOTÍCIAS

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

RELATED POSTS

View all

view all