Blog Noticias

Bares tradicionais do Rio recebem placa de Patrimônio Cultural Carioca – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A placa do Bar Varnhagen- Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

A Adega D´Ouro, em Vicente de Carvalho, e o Bar Varnhagen, na Tijuca, agora fazem parte do Circuito de Patrimônio Cultural Carioca, honraria concedida pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH). Os dois botequins se juntam a outros 32 estabelecimentos tradicionais da cidade. A placa que marca o título recebidos pelos bares foi entregue neste sábado (03/02) pelo prefeito Eduardo Paes.

O botequim Adega D’Ouro, um ícone do subúrbio carioca, fica próximo à estação de metrô Vicente de Carvalho. A família de Seu Monteiro, fundador da casa há 55 anos, preserva a culinária lusitana resgatada da região do Rio Douro. O clássico bacalhau é o carro-chefe da casa, servido em vários estilos: bolinho, postas, com batatas cozidas e salada, ou até mesmo pré-cozidos, para viagem, atraindo cariocas de todas as partes da cidade.

 

A placa da Adega D´Ouro – Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

 

Na Tijuca, o Bar Varnhagen ainda segue o tempero da Dona Maria Natalina (1935-2013), responsável pelos quitutes que hoje são servidos por sua filha Cidália. O espaço tradicional é também conhecido como o Bar dos Passarinhos, pois clientes que frequentavam uma antiga feira de aves nas redondezas deixavam as gaiolas das aves penduradas, enquanto consumiam no botequim.

A casa foi berço do Movimento Artístico Cultural dos anos 1960 e 1970, que reunia nomes como Ivan Lins, Gonzaguinha, Aldir Blanc, César Costa Filho, Sílvio da Silva Júnior, Cláudio Cartier, Márcio Proença e Paulo Emílio, entre outros. O grupo tinha a presença eventual de Cartola, Milton Nascimento, Guinga, Nélson Cavaquinho, Jamelão, Donga, Jackson do Pandeiro, João do Vale, Emílio Santiago, Ney Matogrosso, João Bosco e Clementina de Jesus.

– O IRPH tem como atribuição proteger, conservar e valorizar o patrimônio cultural da Cidade. O projeto circuitos tem como objetivo divulgar e informar a população em geral sobre o rico acervo de bens culturais existentes na Cidade do Rio de Janeiro. A Adega d’Ouro e o Bar Varnhagen estão inseridos no Circuito dos Botequins, que visa divulgar estes típicos e tradicionais estabelecimentos da boêmia e da cultura carioca – avalia Laura Di Blasi, presidente do IRPH.

A Prefeitura seleciona locais de destaque para temas como Botequins, Diversidade Religiosa, Rádio e Bossa Nova, entre outros. Uma placa informativa é afixada no local e, por meio delas, os visitantes podem saber um pouco da história e da relevância de cada patrimônio. Ao todo, são 22 circuitos, com mais de 270 placas instaladas.

Categoria:

  • 4 de fevereiro de 2024
  • Marcações: Adega D´Ouro Bar Varnhagen Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro Tijuca Vicente de Carvalho

    One Reply to “Bares tradicionais do Rio recebem placa de Patrimônio Cultural Carioca – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

    1. Hello there! Do you know if they make any plugins to assist with SEO?

      I’m trying to get my website to rank for some targeted
      keywords but I’m not seeing very good gains. If you know of
      any please share. Thanks! You can read similar text here:
      Eco blankets

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *