A SEMANA AGORA

Comlurb remove 193 toneladas de resíduos após três fins de semana do pré-carnaval 2024 – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

fevereiro 6, 2024 | by asemanaagora.com.br

Garis lavam rua após passagem de bloco de carnaval – Divulgação / Comlurb

A Comlurb removeu 193 toneladas de resíduos dos blocos de rua após os três fins de semana do pré-carnaval 2024. Os blocos que geraram mais resíduos até agora foram: Simpatia É Quase Amor, em Ipanema, com 8,7 toneladas; Bloco da Gold, no Centro, com 7,1 toneladas; Spanta Neném, em Ipanema, com 7,1 toneladas; Amigos da Barra, com 7,1 toneladas; Carmelitas, em Santa Teresa, com 6,8 toneladas; Chá de Alice, no Centro, com 6,6 toneladas; Chora Me Liga, no Centro, com 6,1 toneladas; Bloco Me Esquece, no Jardim Botânico, com 6,1 toneladas; Carrossel de Emoções, no Centro, com 5,5 toneladas; Banda da Barra, com 5,5 toneladas; e Bloco da Lexa, no Centro, com 4,6 toneladas. Este ano, a Companhia ganhou um importante aliado, o folião, que tem colaborado com as equipes de limpeza e utilizado corretamente e com frequência os contêineres disponibilizados para fazer o descarte correto dos resíduos.

Durante o carnaval de rua, a Comlurb conta com um efetivo de 2.450 garis nos dias com o maior número de blocos. A Companhia estará presente em todos eles, garantindo a limpeza dos espaços públicos para permitir que os foliões se divirtam com tranquilidade. A Comlurb trabalha com um protocolo operacional para os desfiles, de acordo com a expectativa de frequentadores de cada bloco. Os superblocos contam com a presença de cerca de 300 garis e a colocação de 600 contêineres para que os frequentadores possam fazer o destino correto de seus resíduos. Para blocos especiais, serão cerca de 40 garis e instalados 250 contêineres. Para os demais blocos menores de toda a cidade, serão de 10 a 30 garis e de 10 a 50 contêineres.

A Companhia está disponibilizando até mil contêineres de 240 litros e até 700 caixas metálicas de 1.200 litros por dia, nas áreas de concentração das agremiações. Em relação a veículos, estão em operação até 57 caminhões compactadores, 16 basculantes, oito varredeiras de grande porte e 18 pipas d’água e 19 vans lava jato para limpeza das vias com água de reuso por dia. Entre os equipamentos, são utilizados diariamente até 90 sopradores, 40 pulverizadores costais e 18 varredeiras de médio porte.

O trabalho das equipes operacionais da Comlurb ocorre nas vias principais em que os blocos desfilam e em todo o entorno, incluindo vias de acesso e ruas adjacentes, com os serviços de varrição, esvaziamento de papeleiras e contêineres e remoção de resíduos. A manutenção é feita antes, durante e após a passagem de cada bloco, incluindo a limpeza modo arrastão.

Equipes do Lixo Zero ficarão nas ruas durante todo o período de pré-carnaval e carnaval. Quem for flagrado pela fiscalização urinando em via pública será autuado no artigo 103 A, da Lei de Limpeza Urbana, e receberá multa no valor atual de R$ 773,65. Já quem for pego jogando pequenos resíduos nas ruas, como latas de bebidas, copos e garrafas descartáveis, guimbas de cigarro e pequenas embalagens de lanches, será multado em R$ 282,38, de acordo com o Art. 82.

Categoria:

  • 5 de fevereiro de 2024
  • Marcações: Carnaval 2024 Comlurb Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro

    RELATED POSTS

    View all

    view all