A SEMANA AGORA

Agência Minas Gerais | Forças de Segurança promovem blitz educativa de Carnaval na Praça da Savassi 

fevereiro 7, 2024 | by asemanaagora.com.br

Nos últimos dois anos em que houve Carnaval, os registros de acidentes de trânsito com e sem vítimas caíram. Em Minas Gerais, foram registrados 4.956 casos em 2020, e 4.733 em 2023. Para que esses números continuem diminuindo, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) coordenou uma ação integrada com as forças de segurança e órgãos de trânsito nesta quarta-feira (7/2). Quem passou pela Praça da Savassi, em Belo Horizonte, foi surpreendido por uma blitz educativa para conscientização e prevenção de acidentes de trânsito durante o feriado.

O objetivo principal da ação foi criar um espaço de diálogo e reflexão sobre os deveres e as responsabilidades que os motoristas devem ter especialmente nos dias de folia, como explicou a coordenadora de Trânsito da Sejusp, Christiane Aguiar. “Nosso intuito é diminuir os ilícitos de trânsito durante as festividades. Queremos levar informações, instruções e alertar toda a sociedade sobre os perigos do trânsito. Percebemos que as pessoas que passaram pela praça hoje estiveram abertas para absorver todo o recado que passamos e, tenho certeza, de que vão repassar para seus conhecidos. Nossas ações são sempre para educar e prevenir, então o objetivo foi alcançado”, explicou.

Para chamar ainda mais atenção de quem passava pela praça, o bloco de percussão Querubloco e a Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar fizeram apresentações musicais durante todo o evento. Além disso, três ambientes foram criados para simular perigos de trânsito, como a condução sob efeito de bebidas alcóolicas e drogas, falta do cinto de segurança e alta velocidade. O Corpo de Bombeiros também demonstrou como é feito um resgate de vítimas de acidentes e atraiu muitos olhares reflexivos.

A gerente de vendas Naiara Almeida, de 29 anos, passou pelas simulações e contou que foi profundamente impactada. “Sabemos dos riscos da direção perigosa, mas quando temos um contato mais próximo, vemos exemplos como esses, com certeza ficamos mais pensativos. Muito importante essa conscientização, ainda mais no período do Carnaval”, disse. 

Durante o Carnaval, os órgãos de segurança e de trânsito continuarão trabalhando para minimizar acidentes e assegurar o bem-estar de todos os foliões com ações preventivas e repressivas em todos os municípios de Minas Gerais. Na blitz desta quarta-feira, estiveram presentes, em parceria com a Sejusp, a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais, Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, BHTrans, Sest/Senat, Centro de Ensino Técnico de Trânsito e Observatório Nacional de Segurança Viária, além da Polícia Penal e da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo.

RELATED POSTS

View all

view all