A SEMANA AGORA

Prefeitura apresenta a exposição Rio Carnaval, com imagens do primeiro Carnaval realizado presencialmente pós-covid-19 – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

February 21, 2024 | by asemanaagora.com.br

A exposição Rio Carnaval entra em cartaz no Museu de Arte do Rio – Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Com curadoria do cenógrafo, arquiteto e artista Gringo Cardia e do historiador e escritor Luiz Antônio Simas, a Prefeitura do Rio inaugurou, nesta terça-feira (20/2), a exposição Rio Carnaval, no Museu de Arte do Rio (MAR). A mostra, que faz parte da agenda de eventos da cidade para o G20, ocupa dois ambientes do museu – o térreo e o quinto andar -, abrigando cabine de projeção, oitenta telas, sendo quarenta medindo 1,50m x 2,00m e outras quarenta medindo 0,70cm por 1,00m, além de outras duas de grandes proporções. Essa criteriosa seleção foi feita a partir de um vasto material, com mais de 800 fotos e muitas horas de imagens em vídeo.

– Essa exposição consegue retratar muito dessa arte, das manifestações culturais que representam o Carnaval brasileiro, obviamente a partir do Carnaval carioca. São cenas lindas, pessoas incríveis saídas da Marquês de Sapucaí ou no momento do desfile. É imperdível, vai ficar aqui no MAR um tempo e rodar o Brasil e o mundo – afirmou o prefeito Eduardo Paes, lembrando que a exposição faz parte do calendário de eventos do G20, a maior e mais importante oportunidade geopolítica que o país já teve, até mais do que Jogos Olímpicos e Copa do Mundo.

Os fotógrafos Fábio Ghivelder, João Farkas, Igor Souto e Leonardo Ramadinha assinam as fotos lado a lado com o artista plástico Vik Muniz. A ideia surgiu a partir de um Livro Arte bilíngue (português-inglês) idealizado pela secretária municipal de Turismo, Daniela Maia.

– A ideia surgiu no fim de 2021. Não tivemos Carnaval naquele ano, então eu comecei a projetar o de 2022. Vi os livros e as imagens que tínhamos do Carnaval. E a maioria delas eram de conotação mais jornalística e menos de arte. E a arte do Carnaval precisa ser eternizada, as pessoas precisam ver a beleza que é o Carnaval e a beleza do olhar dos fotógrafos para as fantasias, a cultura e para a maior festa popular do mundo – disse Daniela Maia.

Assim, o Carnaval ganha sua primeira grande exposição, em uma viagem fotográfica e em vídeo com imagens clicadas durante o desfile das escolas de samba do Grupo Especial de 2022, na Marquês de Sapucaí. Foi o primeiro Carnaval realizado presencialmente pós-covid-19, em uma data alternativa, abril de 2022, o que potencializou a sua carga emocional.

– Essa exposição tem um valor muito simbólico para a cidade do Rio. Chamamos fotógrafos com um olhar diferenciado para mostrar a cultura e essa energia maravilhosa do nosso povo. Em especial, o Carnaval de 2022 foi o do retorno depois da covid. As escolas vieram com muita força e trouxeram o que é a essência do Carnaval. Queremos mostrar a vibração do povo carioca, que traduz a história do Brasil e do Rio de Janeiro. E mostra porque o nosso povo encanta tanto o mundo – declarou Gringo Cardia.

O time de fotógrafos clicou nos bastidores da avenida, em espaço transformado em estúdio fotográfico montado na dispersão dos desfiles. São fotos dos integrantes das escolas no calor da emoção da Marquês de Sapucaí. Adrenalina, alegria, esperança, garra – tudo batendo dentro de um coração pulsante dos passistas, porta-bandeiras e baianas escolhidas a dedo pela curadoria do livro.

– Estávamos saindo da pandemia e havia uma reconstrução do Carnaval. Essas imagens são fundamentais porque elas registram os componentes assim que o desfile acaba. Então, temos um mosaico muito interessante sobre o que é o desfile das escolas de samba e como está inserido no Carnaval da cidade. Fui convidado para participar e entrei com a elaboração textual pensando o Carnaval e a importância das escolas de samba. Essa exposição mostra que o Carnaval é o grande construtor de sentido coletivo de vida na nossa cidade – disse Luiz Antônio Simas.

A publicação reverencia os profissionais que não aparecem na mídia, como ferreiros, bordadeiras, iluminadores, aderecistas e costureiras, pois é possível identificar a maestria de seus dotes nos mínimos detalhes contidos nas fotos. O resultado é um registro eterno do melhor do Carnaval carioca, fugindo de fotos jornalísticas ou da cobertura tradicional e trazendo a lágrima, o sorriso, o suor e magia que fazem o maior espetáculo da terra.

– Eu assisto os desfiles na Sapucaí há mais de 20 anos, é uma das coisas que mais gosto de fazer na minha vida. E ter tido a oportunidade de ter contato direto com todas as pessoas que saíam da Apoteose era uma coisa que eu já tinha pensado. Recebi o convite para fazer o livro que resultou nessa exposição. Foi uma experiência formidável, um Carnaval diferente para mim. Vi o que o Carnaval significava para cada pessoa que passava por aquele trajeto – declarou Vik Muniz.

Após a exposição no MAR, a mostra deve seguir para outros locais. Ela está em processo de validação de apresentação em algumas embaixadas brasileiras pelo mundo, por meio do Instituto Guimarães Rosa, braço cultural do Itamaraty. Tudo visando atrair mais turistas para a Cidade Maravilhosa.

Museu de Arte do Rio

O MAR é um museu da Prefeitura do Rio e a sua concepção é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Roberto Marinho. Em janeiro de 2021, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI).

– O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um espaço de fortalecimento do acesso à cultura, ao ensino e à pluralidade intimamente relacionado com o território ao qual está inserido. Além de contribuir para a formação nas artes e na educação, tendo no Rio de Janeiro, com sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho – comentou o diretor e chefe da representação da OEI no Brasil, Leonardo Barchini.

 

Serviço:

Exposição Rio Carnaval
Visitação regular: de 21 de fevereiro a 19 de maio – térreo e 5º andar
Museu de Arte do Rio: Praça Mauá, número 5, Centro
Funcionamento: de terça a domingo, das 11h às 18h (entrada até às 17h)
A exposição Rio Carnaval tem entrada gratuita
Mais informações em www.museudeartedorio.org.br

Categoria:

  • 20 de fevereiro de 2024
  • Marcações: Carnaval Exposição Fotografias Museu de Arte do Rio Prefeitura do Rio Rio Carnaval

    RELATED POSTS

    View all

    view all