A SEMANA AGORA

Governo mobiliza Coxim para etapa estadual da conferência de ciência, tecnologia e inovação

February 24, 2024 | by asemanaagora.com.br

A Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) realiza na próxima segunda-feira (26), às 13h30, no campus do IFMS de Coxim, a primeira etapa da V Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em Mato Grosso do Sul, em preparação à 5ª Conferência Nacional. O tema deste ano é ‘Para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido’.

O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna, faz a abertura da Conferência em Coxim, que em terá como temática o ‘desenvolvendo ciência e tecnologia em prol da sociedade’. Os palestrantes do evento serão Angela Kwiatkowski e Rafael Françozo, ambos do IFMS e os debatedores serão Odair Diemer, do IFMS e Silvana Zanchet, da UFMS.

“O governo federal vai elaborar o plano decenal de CT&I e propôs a realização das conferências estaduais, regionais e nacional de CT&I para ouvir a comunidade científica, empresas e sociedade para estimular sugestões para o referido plano. No dia 18 de março, faremos o encerramento no auditório de EAD da UFMS, aqui em Campo Grande”, informou Ricardo Senna.

O secretário-executivo lembra que em 11 de dezembro de 2023 foi dado o start da conferência estadual, com a apresentação da política pública estadual de CT&I e as diretrizes e os quatro eixos da Conferência: recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; ciência, Tecnologia e Inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social. Ainda no final do ano passado, foi realizado encontro com os ecossistemas de inovação do Mato Grosso do Sul, no Sebrae em Campo Grande.

“Nossa equipe enviou um Google Forms para a comunidade científica e empresarial sul-mato-grossense, com o objetivo de coletar sugestões para o Plano Decenal. Até agora, aproximadamente 140 formulários nos foram reenviados com respostas. Esse resultado será sistematizado, editado e enviado como contribuição do Mato Grosso do Sul para a Conferência Regional, que deverá acontecer em Goiânia”, finalizou Ricardo Senna.

Além da etapa em Coxim, também serão percorridos os municípios de Ponta Porã, no dia 4 de março, com o tema “Inovação Tecnológica no Campo”, no campus do IFMS; em Corumbá, no dia 8 de março, com a temática “Biodiversidade”, na Embrapa Pantanal) e em Três Lagoas, no dia 11 de março, com o tema “Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas: os desafios do interior do Brasil”, no ISI Biomassa.

Marcelo Armôa, Comunicação Semadesc

RELATED POSTS

View all

view all