Promover ações e atividades que incentivam o hábito de ler entre as crianças que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos faz parte do projeto de trabalho elaborado pelos profissionais das unidades. No entanto, uma parceria entre o Cras Ivo de Souza localizada em Anhanduí e a biblioteca da subprefeitura do Distrito, distante 54 quilômetros da Capital, vai além e está levando a leitura para as famílias das crianças.
Por meio do Projeto Era uma vez, elaborado pela servidora da biblioteca, Camila Silva de Souza Detumim, as 15 crianças que frequentam o Cras tiveram a experiência de escolher um livro para compartilhar com os familiares. A ideia consiste em que cada criança leve para casa uma sacola com um livro, lápis de cor e uma folha onde poderão desenhar e escrever um relato sobre a mensagem que compreenderam sobre a obra.
Ao final da semana, as crianças devolvem a sacola para que outros colegas também desfrutem da experiência. No retorno, elas relatam aos colegas sobre a experiência da leitura que realizaram e acabam participando de um debate sobre a mensagem do livro.
“Observamos que as crianças estão com algumas dificuldades de dicção e oratória, principalmente devido ao período da pandemias, eles ficaram muito isolados, com acesso bem limitado à internet e esse projeto está sendo maravilhoso porque está estimulando esse hábito de forma prazerosa”, pontuou a coordenadora do Cras, Noêmia Leone.
Mais oportunidades
O projeto agradou tanto as crianças, que o objetivo é expandir a parceria para que as crianças levem um livro por semana para a casa e dividam a leitura e a experiência com a família. Segundo Noêmia, a ideia é também organizar peças de teatro com os temas das obras, contribuindo com a desenvoltura dos alunos, que enfrentam muitas barreiras devido à timidez.
Usuário frequente da biblioteca do Distrito, Michael Ramon, 13, passou a semana lendo o livro “A aventura das cores”, que aborda a importância da união familiar. “Gosto muito de ler e leio para os meus outros irmãos, que também vão à biblioteca. Está ajudando muito na minha leitura”, revelou.
Outro visitante assíduo da biblioteca é Gabriel Ferreira, 12. Fã de histórias em quadrinho, ele não pede uma aventura da Turma da Mônica. Por meio do projeto ele levou para casa o livro “O pastorzinho mentiroso”, que despertou na turma um debate sobre a importância da verdade.
Já Kauany Nogueira, 12, acredita que o hábito de ler complementa o conteúdo ensinado na escola. “É muito bom porque a gente aprende mais”, afirmou.
Criadora do projeto, Camila Detumim ressaltou que a maior conquista foi ter envolvido os pais nas atividades. “Desenvolvemos o projeto com esse interesse e estamos felizes com o resultado, foi muito satisfatório, todos fizeram as atividades e falaram sobre suas experiências, mas o que realmente valeu a pena foi saber que muitos pais ajudaram na leitura em casa”, frisou.
Além do projeto “Era uma vez”, ela também promove, em parceria com a coordenação do Cras, passeios na biblioteca, que ainda conta com espaço para jogos educativos. “Percebemos que na comunidade existia essa necessidade de despertar o interesse pelo universo da leitura e com esse resultado positivo queremos ampliar a iniciativa para oportunizar a experiência a toda comunidade”, concluiu.
A pharmacy that truly values its patrons.
good rx lisinopril 40
Their medication synchronization service is fantastic.
They offer great recommendations on vitamins.
how to get generic clomid online
They provide peace of mind with their secure international deliveries.
Cautions.
can i purchase cipro no prescription
An excellent choice for all pharmaceutical needs.
Helpful, friendly, and always patient.
gabapentin burning pain
Their international health advisories are invaluable.
Their international team is incredibly knowledgeable.
how can i get generic clomid price
Their medication therapy management is top-notch.