A SEMANA AGORA

Prefeitura sedia 78º Reunião Ordinária do CONAPREV em Campo Grande – CGNotícias

fevereiro 27, 2024 | by asemanaagora.com.br

Em comemoração aos 63 anos do IMPCG (Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande), a Prefeitura de Campo Grande sedia a 78º Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (CONAPREV). A abertura oficial ocorreu nesta terça-feira (27), com a presença de autoridades como a prefeita Adriane Lopes, a diretora-presidente do IMPCG, Camilla Nascimento de Oliveira e o secretário do Regime Próprio e Complementar, Paulo Roberto dos Santos Pinto, que representou o Ministério da Previdência Social. A reunião com representantes de diversos órgãos dos três Poderes acontece nesta terça e quarta-feira (28).

A diretora-presidente do IMPCG, Camilla Nascimento de Oliveira, destacou que enquanto gestora de previdência, sentia-se honrada em receber o CONAPREV na Capital em celebração aos 63 anos do IMPCG, criado em 17 de fevereiro de 1961. “A presença de todos vocês engrandece, pois todo o sistema é formado pela participação de todos que trabalham pela mesma causa. Fazer parte do CONAPREV e representar o Centro-Oeste não é só um nome. É ter a certeza de que a luta pela seguridade dos servidores está garantida”, disse ela que também exemplificou sobre o conceito da previdência que garantirá o futuro dos servidores municipais.

“Participar dois dias desse evento é muito mais que a nossa obrigação e mostra que a previdência não tem apenas um conceito de benefícios previdenciários, não tem apenas um conceito de compensação, de gestão, ou qualquer outro tema que a gente sempre discute nos nossos encontros, é a responsabilidade do futuro dos nossos servidores. E quando eu falo futuro, eu estou dizendo na grandeza que essa palavra representa. Não está apenas na ponta da nossa caneta, não está apenas nas nossas mentes, está em nossos corações”, discursou Camilla na abertura do evento.

Representando o Tribunal de Contas do Estado, a conselheira Patrícia Sarmento, disse que como segurada de um regime próprio esse tipo de encontro é fundamental. “Gestão previdenciária não se faz sozinho e nós do Tribunal de Contas temos a felicidade de ver aqui todos os membros do Conselho e do Instituto participando dessa reunião para que a gente possa, em parceria, realizar diálogos e discutir sobre os rumos do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS)”, destacou.

A prefeita Adriane Lopes enfatizou que recepcionar o CONAPREV aos 63 anos do IMPCG impacta positivamente nas discussões sobre políticas públicas de previdência social. “O assunto é essencial, pois impactará a vida de milhares de pessoas em todo o País. A construção dessa política pública é valorosa e a Prefeitura de Campo Grande realiza esse trabalho por meio do Instituto de Previdência, com uma equipe técnica que traz avanços a cada dia. Sabemos das dificuldades, enfrentamos desafios diários, mas também sabemos que todo problema tem uma solução e um encaminhamento”, destacou a prefeita, que colocou a equipe da Prefeitura a disposição do CONAPREV.

O que é o CONAPREV?

O Conselho Nacional de Previdência Social (CONAPREV) é um órgão colegiado de caráter consultivo e deliberativo, vinculado ao Ministério da Economia, responsável por formular e propor diretrizes para as políticas públicas de previdência social no Brasil.

O CONAPREV é composto por representantes do governo, trabalhadores, empregadores e a sociedade civil, visando promover o diálogo e a construção de consensos em torno das questões previdenciárias e sociais do país.

O CONAPREV é composto por 43 RPPS de todo o Brasil, abrangendo a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, todos os Estados e o Distrito Federal e 12 capitais, além de duas Associações Nacionais dos RPPS (Abipem e Aneprem), que representam os demais RPPS municipais, e do Ministério do Trabalho e Previdência, por meio da Subsecretaria dos RPPS, à qual incumbe a sua presidência.

As reuniões são sediadas em diferentes unidades da Federação, sendo que Campo Grande foi escolhida para sediar a 78ª reunião, sob organização do IMPCG.

 

RELATED POSTS

View all

view all