A SEMANA AGORA

Eventos nacionais, ampliação de oficinas e Auxílio Atleta estão previstos no Calendário Esportivo 2024 – CGNotícias

março 1, 2024 | by asemanaagora.com.br

Com participação de representantes do segmento esportivo, a Prefeitura de Campo Grande promoveu na noite de ontem, no Rádio Clube Cidade, o lançamento oficial do Calendário Esportivo 2024. Durante o evento foi apresentado o planejamento das atividades esportivas e de lazer para o ano, buscando promover a integração da comunidade e o desenvolvimento do esporte na Capital.

A solenidade contou com uma interação dinâmica por meio de QR CODE onde os presentes puderam acessar o calendário completo mês a mês. Quem quiser conferir, pode CLICAR AQUI . Na ocasião foram anunciadas as parcerias com as Associações de Bairros e Federações Esportivas, com o objetivo de utilização compartilhada de espaços desportivos, sendo formalizadas por meio da assinatura de termos durante o evento.

“Sem dúvida um dos projetos de maior aceitação popular com certeza é o Movimenta CG, um programa de oportunidades para as comunidades das sete regiões de Campo Grande, como também para os profissionais de educação física, para os técnicos e para os gerenciadores de diversas modalidades esportivas em nossa cidade. Todo esse conjunto de ações, além de abrir oportunidades de emprego, gera saúde e bem-estar. Quantos relatos ouvimos diariamente de pessoas que estavam com problemas graves de saúde, com depressão e que por meio da prática esportiva tiveram esses malefícios reduzidos e até mesmo, eliminados”, ponderou a prefeita Adriane Lopes.

Desde o início deste ano, a Funesp já estabeleceu parceria para grandes eventos esportivos para 2024, como a Copa Brasil e Campeonato Estadual, junto a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul; parceria com a Federação de Brasileira de Motociclismo, para outra etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross. Outras parcerias foram anunciadas: Estadual sub 17- Seletiva Brasileiro 2025, Copa Centro-Oeste Vôlei de Praia (F/M), XIII Copa pantanal FM XIII, Copa Pantanal FM-Fase Metropolitana liga MS – Região VI Centro, junto a Federação de Voleibol de Mato Grosso do Sul; além do Campeonato Estadual de Judô e por equipe veteranos e de katas.

Campo Grande terá ainda, por meio de parceria com a Fundação de Esporte, eventos de realização nacional, como a parceria com a Federação Nacional de Kickboxing para o 3º Brasileiro Centro Oeste Kickboxing; Federação de Boxe – 24ª Edição da Copa Primeira Hora de Boxe; Federação de Handebol Brasileiro de Seleções – Cadete Feminino e Masculino – Brasileiro de Clube Masculino; Federação de Futsal – 10ª Taça Brasil – sub 17 – Divisão Especial; Copa do Brasil – Operário CG x Operário Paraná.

Além de torneios e competições nacionais, Campo Grande conta com ações esportivas tradicionais do calendário municipal como os Jogos dos Servidores, Aulão do Movimenta CG, Corrida do Facho, Jogos Urbanos Indígenas, Jogos Escolares, Jogos dos Idosos, entre outros.

Agentes sociais contratados pelo Processo Seletivo Simplificado realizaram a assinatura do termo de posse, sendo posteriormente agraciados com camisetas do Programa Movimenta Campo Grande. O evento também trouxe o balanço do trabalho desenvolvido pelo Movimenta Campo Grande em 2023, que contou com mais de 14 mil inscritos em oficinas e mais de 10 mil participantes dos eventos esportivos. Para o ano atual, a Funesp pretende priorizar a qualidade dos atendimentos. Em 2023, foram mais de 600 oficinas espalhadas por todas as regiões de Campo Grande, além dos distritos de Anhanduí e Rochedinho.

“São mais de 1.200 horas de atividade física semanais gratuitas para a população de Campo Grande. Além disso, são mais de 100 locais de atendimento atualmente. Quando o projeto começou, no ano de 2017, eram apenas 10 locais de atendimento e somente nos parques. Em 2023, esse número ultrapassou 100 locais de atendimento, nas sete regiões da cidades e seus distritos. Há uma rotatividade, então esse número é muito maior que as outras. É o maior projeto de atividade física proporcional do país, nenhuma cidade do país proporciona tanta atividade física e esportiva de forma gratuita como acontece em Campo Grande hoje. Tudo isso contribui para que Campo Grande se torne a Capital mais saudável do país”, justificou o diretor-presidente da Funesp, Maicon Mommad.

Auxílio Atleta

Atletas que receberam benefícios do Auxílio Atleta e se destacaram em competições esportivas nacionais também marcaram presença na solenidade do lançamento do Calendário Esportivo 2024, destacando a importância do suporte oferecido pela Prefeitura de Campo Grande.

Os irmãos Taira, campeões de karatê, foram beneficiados com Auxílio Atleta em 2023. Eles apontam que somente com o auxílio do beneficio, foi possível participar dos campeonatos municipais e voltarem com títulos para casa. “Sou faixa preta de karatê, treino desde os quatro anos de idade. Hoje. faço parte da seleção do estado, já fiz parte da seleção brasileira também. Já competi aí em campeonatos mundiais, Pan-Americano, Sul-Americano, então já conquistei várias medalhas internacionais também. Para a final do Campeonato Brasileiro só consegui participar por conta do Auxílio Atleta”, relatou Jhonatan Taira, de 27 anos.

O atleta completou dizendo que os atletas treinam o ano inteiro com dedicação, mas sem a certeza se irão conseguir chegar até o campeonato por questões financeiras. “Então, esse incentivo com o programa reconhece o nosso esforço e dá um gás a mais pra gente. Com isso a gente tem aquela certeza que vai conseguir competir e representar o nosso estado. Fico muito feliz mesmo com essa iniciativa da Prefeitura, confiando em nosso trabalho, em nosso potencial, e incentivando o esporte.”

Já o irmão mais novo de Jhonatan, o também atleta Vinicius Taira, de 17 anos, foi campeão brasileiro de karatê em 2023. “Só foi possível conquistar esse título graças ao Auxílio Atleta da Funesp, que deu suporte com as passagens, alimentação e hospedagem. Foi um sonho realizado vencer em primeiro lugar e representar Campo Grande lá em São Bernardo dos Campos, na categoria Júnior. Hoje vim participar do lançamento do calendário 2024 e deixo meu recado para todo o atleta amador: é possível realizar sonhos de campeão com esse incentivo do poder público”, finalizou.

Durante o evento, foi apresentada a portaria do Auxílio Atleta, parte do Fundo Municipal de Esporte e Lazer (FAE), instituído pela Lei Municipal n. 6.754, de 20 de dezembro de 2021. Esse fundo, que tem total disponível no valor de R$ 300 mil, tem como objetivo apoiar a participação de atletas do município em competições, oferecendo incentivo financeiro para custos com transporte, hospedagem, alimentação e inscrições.

O Conselho Municipal de Esporte e Lazer (CMEL) estabeleceu um investimento de 5 mil reais por atleta, para apoio nas competições em 2024. O lançamento da portaria do Auxílio Atleta 2024, com orientações para seu requerimento, está previsto para a primeira quinzena de março.

MovimentaCG

O programa Movimenta Campo Grande, que busca ampliar o acesso ao esporte e lazer à população, oferece uma variedade de atividades físicas e esportivas. Desde academia ao ar livre, aulas temáticas, até esportes como basquete, capoeira, futevôlei, natação, yoga, entre outros.

Além disso, o programa inclui diversos projetos, como Lazer e Cidadania, Jovem Talento Esportivo, Escola Pública de Futebol, Oficina Pública de Ballet e o Brincalhão. Com foco no desenvolvimento humano e sustentável da população, o Movimenta Campo Grande busca incentivar um estilo de vida ativo.

A solenidade aconteceu no salão de festas do Rádio Clube e atraiu diretores, técnicos, professores, autoridades, presidentes de associações e federações esportivas, onde também foram apresentadas as ações programadas pela a Fundação Municipal de Esportes (Funesp).

Confira o calendário 2024: https://www.campogrande.ms.gov.br/funesp/galerias/lancamento-calendario-esportivo-funesp-2024/

RELATED POSTS

View all

view all