A SEMANA AGORA

Agência Minas Gerais | Governo de Minas lança guia de investimentos em minerais estratégicos em maior evento mundial de mineração

March 4, 2024 | by asemanaagora.com.br

O Governo de Minas, por meio da Invest Minas – agência vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) -, lança, nesta sexta-feira (1/3), um guia para atrair investimentos em minerais estratégicos. Clique aqui para baixar o guia “Minas Gerais – Brazil: a strategic materials hub for the world”.

A publicação será apresentada ao mercado na convenção anual do Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC), maior evento de mineração do mundo, que será realizado entre os dias 3 e 6/3, em Toronto,  no Canadá. O objetivo é mostrar a potenciais investidores e líderes das maiores empresas do setor no mundo as oportunidades de negócios que Minas Gerais possui na extração de matérias-primas para fabricação de produtos e equipamentos essenciais para a transição energética global.

Com o título “Minas Gerais – Brasil – Um centro de materiais estratégicos para o mundo”, o guia, em inglês, destaca o potencial que Minas tem na extração de lítio, silício, grafite, manganês e as das chamadas terras raras, usados para a fabricação de placas de geração de energia solar, turbinas eólicas, baterias de celulares e carros elétricos, cabos e fios e outros componentes eletrônicos. O fosfato e o potássio também são outros elementos presentes no estado e que são importantes para a fabricação de fertilizantes com baixa pegada de carbono. O material também traça um perfil do setor de mineração e das iniciativas governamentais para a descarbonização da economia.

“A demanda por esses minerais está cada vez mais alta no mercado mundial com a maior preocupação com a descarbonização da economia global e deve se manter alta durante muitos anos. Temos capacidade técnica, capital humano e apoio governamental, liderado pelo governador Romeu Zema. O guia apresenta aos players mundiais do setor as vantagens de se investir em Minas Gerais. Nosso estado tem plenas condições de ser um dos protagonistas globais nos esforços para a transformação energética no mundo”, afirma o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio.

Encontros e debates

O Brasil terá um espaço dedicado ao país no evento, sob a coordenação da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (Adimb). Na segunda-feira (4/3), o CEO da Invest Minas, João Paulo Braga, será um dos palestrantes no painel “Por que investir no setor minerário no Brasil?”, que ocorrerá no estande brasileiro.

Braga e a equipe técnica da Agência ainda terão um encontro com representantes da Toronto Stock Exchange (TSX), a maior bolsa de valores do Canadá, além de conversas com potenciais investidores e executivos globais de empresas que já estão em Minas e querem expandir suas operações.

“O guia que a equipe da Invest Minas produziu sintetiza nosso potencial minerário, políticas públicas e serviços que podemos oferecer aos potenciais investidores, reforça o alinhamento de Minas Gerais com a tendência global de descarbonização, como a matriz energética 99% originada de fontes renováveis e a liderança em florestas plantadas e no uso de carvão vegetal. Essas são informações importantes para quem busca tornar suas operações mais sustentáveis. E quem ganha com isso são os mineiros, com a geração de mais empregos e riquezas para as famílias e os municípios”, ressalta João Paulo Braga.

Sobre o PDAC

Realizada há 92 anos, a Convenção de 2024 da Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC) é a principal vitrine mundial de exploração mineral e mineração. Serão mais de 1.100 expositores de todas as partes do mundo reunidos em Toronto, considerada atualmente a capital mundial de investimento em mineração. O Canadá também abriga mais da metade das sedes mundiais de empresas de mineração e exploração.

RELATED POSTS

View all

view all