A SEMANA AGORA

Guarda Civil Metropolitana desenvolve programa que gera indicadores concretos e em tempo real – CGNotícias

March 5, 2024 | by asemanaagora.com.br

Com foco na modernização e desenvolvimento dos serviços, a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), desenvolveu o Sistema de Controle Operacional e Porte (SICOP), que traz indicadores concretos e em tempo real de serviços internos e atendimento à população na segurança pública.

Em desenvolvimento há um ano, o Sicop permite integrar o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp/CAD) já utilizado na Capital desde 2022, à realidade regional.

Campo Grande foi a primeira Capital do Centro-Oeste a aderir ao sistema, que além de reduzir o tempo de resposta nas ocorrências, melhora o planejamento operacional. Pelo pioneirismo, a cidade se tornou multiplicadora do uso e funcionamento do software, que utiliza dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

“Nós aprimoramos o Programa, de acordo com a nossa necessidade e dinâmica e com isso nós conseguimos digitalizar os processos da GCM, como controle de viaturas, gerenciamento de equipes, além de registro de boletim de ocorrência, mapeamento das regiões e outros, tudo em tempo real, otimizando o fluxo de informação, garantindo agilidade, veracidade, transparência e economia de recursos públicos”, explica Anderson Gonzaga, titular da Sesdes.

Exemplo para o interior do Estado, o Sicop foi aderido em outros muncípios como Dourados, Bonito e Corumbá. A Guarda Civil Metropolitana também recebeu convite da Guarda de Foz do Iguaçu, para auxílio da implementação do Sistema na cidade.

A prefeita Adriane Lopes ressaltou que a gestão tem buscado modernizar os serviços oferecidos a população e também os internos. “A nossa intenção é modernização do trabalho feito pela gestão. Com a tecnologia, a gente abrange muito mais, traz economia e gera indicadores e estatísticas muito importantes para que nosso trabalho seja cada vez mais assertivo”, pontua.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATED POSTS

View all

view all