A SEMANA AGORA

Planetário do MIC encanta visitantes

March 5, 2024 | by asemanaagora.com.br

Lucas Brito


Secretaria de Educação e Cidadania

O Museu Interativo de Ciências (MIC) possui diversas atrações que proporcionam novas descobertas em um ambiente lúdico, mas uma em especial vem se destacando entre os visitantes. 

O planetário, ponto alto do Museu, leva cada pessoa a uma incrível viagem, cercada de curiosidades e saberes sobre os fenômenos astronômicos.

Seguindo a proposta “Ciência é Show”, a experiência aborda o céu noturno da cidade e traz informações sobre a lua, constelações e os planetas do nosso sistema solar.

São 43 poltronas para acomodar o público a cada sessão, imagens em alta definição, com resolução em 4K, garantindo mais qualidade, visibilidade e imersão.

Aos 8 anos, João Pedro adora tudo que é relacionado às Ciências, principalmente o espaço e os planetas. “Essa é a primeira vez que venho aqui e estou aprendendo muito! Já quero voltar”, disse.

“O interesse partiu totalmente dele e nós procuramos incentivar. Pensei que teríamos que ir até São Paulo para que ele tivesse atividades como estas, então ficamos felizes ao descobrir este museu aqui em São José dos Campos”, conta a mãe de João, Fernanda Silva Ribeiro Machado. 

João Pedro ao lado dos pais em visita ao MIC | Foto: PMSJC

A experiência no planetário faz parte do roteiro de todas as sessões do MIC, que acontecem às 8h, 10h, 13h e 15h, de terça a sexta-feira.

Aos sábados, o Museu também fica aberto para visitações das 9h às 13h, e o planetário funciona em quatro horários: 9h, 10h, 11h e meio-dia, porém com distribuição de senhas a partir das 8h50. 

Sobre o Museu

Tendo por objetivo despertar o interesse pelo estudo da ciência e promover em seus visitantes uma melhor compreensão da natureza e do uso da Ciência e da Tecnologia em prol da humanidade, a Casa do Saber Marechal Aviador Casimiro Montenegro Filho, conhecida popularmente como MIC, segue o formato do Projeto Catavento, de São Paulo e conta com instalações modernas, interativos e divertidas para ampliar os conhecimentos sobre Ciências e descobertas da humanidade.

No local, há atividades e exposições sobre ciência e cultura, órbita com força central, tamanho relativo dos planetas, sol, canhão de fumaça, bolha cilíndrica, bolhas esculturais, trem da inércia, super looping, força centrífuga, basquete giratório, harpa de tubos e máquina eletrostática de Wimshurst. No total, são mais de 50 atrações disponíveis para os visitantes.

O investimento em Ciências na Rede Municipal de Ensino é um dos compromissos com a qualidade da Educação pública de uma Cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável, que também é Cidade Educadora.

Vem pro MIC!

• Endereço: Rua Felício Savastano, Vila Industrial (ao lado do Hospital de Retaguarda)
• Horário de Funcionamento: Terça a Sexta-feira com sessões às 8h, 10h, 13h e 15h / Sábados, das 9h às 13h
• Agendamento prévio pelo site da Prefeitura
• Entrada gratuita e cada sessão com 2h de duração
• Mais informações: 3922-0004


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania

RELATED POSTS

View all

view all