A SEMANA AGORA

IFSP atualiza normativas da pós-graduação Lato Sensu – IFSP

March 6, 2024 | by asemanaagora.com.br

Ação visa proporcionar maior flexibilidade aos estudantes de pós-graduação

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRP) do IFSP implementou três novas Instruções Normativas para a  pós-graduação lato sensu e stricto sensu, que visam aprimorar a organização acadêmica e proporcionar maior flexibilidade aos nossos estudantes de pós-graduação. Os documentos foram construídos com a participação dos coordenadores de cursos e coordenadorias de registros acadêmicos dos campi durante o segundo semestre de 2023.

A PRP acredita que as novas normas contribuirão significativamente para a melhoria do ambiente acadêmico, promovendo maior equidade, flexibilidade e respeito à diversidade. 

Visando garantir a liberdade religiosa de sua comunidade acadêmica, foi implementada a Instrução Normativa n.º 02/2024, que estabelece orientações tanto para atendimento aos candidatos em guarda religiosa, inscritos nos processos seletivos dos cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu do IFSP, quanto para aplicação de provas e frequência às aulas. A norma permitirá que os alunos possam ausentar-se de atividades acadêmicas em datas e horários específicos relacionados a suas práticas religiosas, garantindo o exercício de sua liberdade de culto.

Reconhecendo as demandas e os desafios dos estudantes de pós-graduação, foi publicada a Instrução Normativa n.º 03/2024, a qual estabelece orientações sobre o abono de faltas e o regime de exercícios domiciliares em cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu do IFSP.  Essa norma permite que os alunos solicitem o abono de faltas em situações específicas, como doenças, eventos familiares, ou outras circunstâncias excepcionais. O abono de faltas proporcionará aos estudantes maior autonomia na gestão de sua carga acadêmica, assegurando que imprevistos não prejudiquem seu desempenho.

Já a Instrução Normativa n.º 04/2024, estabelece orientações sobre o extraordinário aproveitamento de estudos em cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu do IFSP, permitindo que alunos que possuam experiência profissional relevante ou formações já concluídas relacionadas ao curso de pós-graduação possam pleitear o reconhecimento desses estudos, contribuindo para uma formação mais adaptada às necessidades individuais de cada discente.

A PRP acredita que as novas normas contribuirão significativamente para a melhoria do ambiente acadêmico, promovendo maior equidade, flexibilidade e respeito à diversidade. 

Documentos

Instrução Normativa n.º 02/2024 
Instrução Normativa n.º 03/2024 
Instrução Normativa n.º 04/2024

RELATED POSTS

View all

view all