A SEMANA AGORA

Gincana da Melhor Maturidade agita Casas do Idoso

março 8, 2024 | by asemanaagora.com.br

Ariane Caldas


Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A 4ª edição da Gincana da Melhor Maturidade, promovida pela Prefeitura de São José dos Campos, movimentou nesta quinta-feira (7), as quatro Casas do Idoso. 

A abertura das atividades estava prevista para acontecer no Parque Vicentina Aranha, porém devido ao mau tempo no início da manhã, foi transferida para a Casa do Idoso Centro. Isso não impediu que cerca de 300 idosos das quatro unidades dessem um show de alegria e disposição.

No auditório ninguém ficou parado. A programação foi movida por muita música, apresentações de dança e aula de ritmos durante toda a manhã.

Aos 69 anos, Maria de Lourdes Miranda, faz aula de dança do ventre e dança cigana na Casa do Idoso Sul e hoje teve a oportunidade de se apresentar para os colegas. “Eu pratico dança há dois anos e é muito bom, ocupo meu tempo dançando. Para mim, isso é saúde”, afirmou.

Maria de Lourdes (vestida de vermelho) e o grupo de dança do ventre

A competição conta com pontuação lúdica para cada atividade, o objetivo é despertar o espírito de trabalho em grupo entre as equipes. Luiz Antônio de Melo, de 80 anos, frequenta a Casa do Idoso Centro e aprovou a iniciativa de reunir as quatro unidades. “Praticar atividade física é muito bom e a convivência com outros idosos também é muito positiva. Hoje é uma grande confraternização”, disse.

E não para por aí, ao longo do mês, cada Casa rá realizar um dia de atividades entre os idosos com foco na campanha “EnvelheSer – em cada olhar uma história: Valorize e Respeite” e no resgate de memórias.

A gincana tem como objetivo promover a integração, proporcionar atividades lúdicas e sadias, despertar o lado artístico, gerar conhecimento, desenvolver a imaginação, exercitar a socialização e a motivação. Confira a galeria de fotos. 

Programação

12/03, às 9h – Casa do Idoso Leste
14/03, às 14h – Casa do Idoso Sul
20/03, às 9h30 – Casa do Idoso Centro
21/03, às 9h30 – Casa do Idoso Norte
27/03, das 8h às 12h – Encerramento no Parque Vicentina Aranha

Casa do Idoso

São José mantém quatro Casas do Idoso em todas as regiões da cidade que são referência no estado de São Paulo.

As Casas do Idoso são espaços de uso coletivo destinados ao desenvolvimento de atividades socioculturais e educativas, propiciando aos idosos a oportunidade de ter uma vida comunitária.

Além de atrações especiais como os bailes nas noites de sexta e os saraus culturais nas tardes de sábado, são mais de 40 atividades disponíveis que promovem o envelhecimento ativo e saudável.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

RELATED POSTS

View all

view all